Pessoal,
Eu sei que há pouco tempo houve acontecimentos, mas como infelizmente não pude ir, gostava de saber cá em Portugal, quando vai haver novas iniciativas? (Queria fazer um refresh auditivo ao estado de arte dos equipamentos que chegam a Portugal! :))
Habitualmente...
Outubro - Hifishow, Lisboa
Novembro - Still Vinyl, Lisboa
Março - Audioshow, Lisboa
P.S. Não tenho confirmação de nenhum deles.
Mozarteano
28-07-2010, 17:34
Pessoal,
Eu sei que há pouco tempo houve acontecimentos, mas como infelizmente não pude ir, gostava de saber cá em Portugal, quando vai haver novas iniciativas? (Queria fazer um refresh auditivo ao estado de arte dos equipamentos que chegam a Portugal! :))
Caro cabb,
Dos três eventos já citados, um deles é sempre certo pelo menos até março último, e espero que mais outras 19 edições se sigam, apesar da tão falada crise a todos os níveis, e dizia eu, referia-me naturalmente ao Audioshow claro, já vai na 19ª edição, e que continua a ser a grande referência nacional.
O Audioshow no antigamente era sempre ou quase sempre em Setembro e ou Outubro, desde o seu primeiro lá algures numa escola para Benfica, passando pela FIL-Junqueira / Lartécnica, era o único evento de temática audiófila e de electrónica de consumo, marcava desta forma a rentrée do ano audiófilo, e que saudades, mas sigamos, e desde o último Audioshow com um formato mais ''urbano'' e se a memória não me falha, em Outubro de 2005 no ISCTE, após o culminar de anos sucessivos e famosos AudioShows no hotel Alfa em Sete Rios, dizia eu e posterirmente nos dois anos seguintes ao ISCTE e até 2007, volta temporáriamente ao ex-Alfa ''agora'' Corinthia Hotel, a calendarização deste passou a ser sempre em Março, á semelhança das duas edições anteriores, bem como a mudança de ares para a linha de cascais, enfim até parece que eu sou o manda chuva destes eventos, ou quem os organiza, nem de perto nem de longe.
Com o aparecimento de novos projectos como o HiFi Show de Lisboa em 2006 no Villa Rica em Maio julgo eu, entre outros lá para o Norte mais coisa menos coisa, mas não é relevante para o caso, e dividindo o mal pelas aldeias, passamos a ter em Portugal os ''três'' eventos já referidos, com a usual e tradicional oferta já demasiado excessiva e tendo como reposta em alguns casos com a usual e tradicional pouca procura e pouca afluência de público, sendo sempre ou quase sempre as mesmas caras que os visitam, muitas dessas caras já vão sendo um completo e massacrante tédio, outras é sempre um prazer revê-las, é como tudo.
Não sei se o sol, se a praia, se a chuva, se o frio, ou se o desinteresse pelo audio por parte dos visitantes, ou se por culpa da dita crise ou do cultivo em demasia desta, os públicos vão sendo cada vez menos, e os que são são sempre uns pequenos nichos, uns mais elitistas do que outros, ou com pretensões a isso, e os novos públicos optam pelas novas tecnologias, pelo 3D, pelos formatos do barulho, etc, preferindo ouvir música descartável em equipamentos igualmente descartáveis, consequência das mudanças e necessidades das sociedades e dos mercados.
As estatísticas revelam dados curiosos, e ao contrário do que se vai vendo por aí, continua uma grande maioria a viver à grande e a fazer vida de rico preferindo torrar o dinheiro em Gadgets e afins, mas também há o inverso, ou seja, a descapitalização quase total de muitos e verdadeiros amantes destas andanças do audio(música) é infelizmente um crescendo nas suas vidas, enfim... azar de uns, sorte de outros.
Algum desinteresse resultante de uma excessiva oferta, ou se por outros motivos que não me compete ajuízar, não sou sociólogo para poder explicar detalhadamente, ou se ainda outros eventos em paralelo mais atractivos, como o Salão Erótico de Lisboa e afins, ou outros, afastam os públicos das saudosas romarias que no antigamente se assistia em direcção ao altar audiófilo Lisboeta, enfim, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
Quanto á calendarização dos outros dois, não sei, mas como já foi dito aqui anteriormente, usualmente Outubro, e Novembro serão os mêses que servem de palco para mais eventos, não tendo certezas se a sua realização será certa e anual, enfim...
Haja saúde e alguns tostôes para devaneios, nem que sejam para os tais Gadgets, que já vão sendo também uma fortuna e estão agora muito na moda.Talvez esta atracção pelos ditos tenha desviado um pouco o interesse por parte de novos públicos em relação ao audio tradicional ( a HiFi )...
Com o evoluir das sociedades e de ''outras coisas'', vão aparecendo novos projectos, cada um com a sua especificidade, como é o caso dos outros dois eventos como já se disse. A par destes vão sendo feitas pequenas amostras de fim de semana em hotéis de luxo dentro e fora de Lisboa e pelo país fora, com muito, e ou com muito pouco sucesso, e sempre ou quase para os mesmos, enfim, não há fome que não dê em fartura, etc.
Todos eles vão mostrando já de uma forma bastante repetitiva o ''melhor'' do que se vai produzindo pelo mundo fora em termos de audio e video doméstico, e mais recentemente também à mistura se vão exibindo e a dar a conhecer aos novos públicos umas coisas chamadas Gadgets para quem gosta e como eu já o dissera.
Todavia é sempre uma forma de se estar actualizado neste mundo de ''constante mudança'', muitas vezes não será bem o caso do audio, pelo menos no que diz respeito ao conteudo, quanto á forma...
Portanto amigo cabb, tem muito por onde escolher, é só estar atento dentro da medida do possivel óbviamente, e esperar pelos mêses férteis em acontecimentos de temática audiófila. Aproveito ainda a sugestão e na sequência do AudioShow, poderá sempre consultar a página que se segue, julgo que esta está a sofrer algumas alterações em termos gráficos:
http://www.audio.online.pt/
Poderá também consultar os foruns nacionais, por aqui e por ali vão-se dando notícias do que se vai fazendo por cá em matéria de audio, mas isso já não será novidade para si, deduzo.
Saudações Musicais