PDA

View Full Version : Cabos DIY by Sonuz: A revolução chegou para ficar !

Páginas : [1] 2

RS
09-07-2007, 12:04
Pois é ... confesso que esta história dos cabos DYI de muito baixa capacidade me deixou sempre com muita curiosidade em os experimentar.

Depois de convencer o Sonuz (a quem agradeço uma vez mais :Yes:) a fazer para mim uns ICs e cabos de coluna, finalmente pude testar os ICs no meu sistema. Falta testar os cabos de coluna, mas este fim de semana não houve oportunidade. Quer dizer, houve alguma, mas preferi ouvir música em vez de fazer mais testes ;D.

Vou-me suportar nos comentários que fiz por PM para o Sonuz para descrever os testes que fiz e as conclusões a que cheguei. Poderão parecer comentários desconexos (pois são apenas os meus comentários retirados de um diálogo), mas como estou preguiçoso :-[, porque foram os meus comentários no momento e como penso que dá para ter uma ideia, irá ser assim.

O sistema:
- Colunas Monitor Audio RS8
- Cabos de coluna: Nordost Flatline MkII
- Advance Acoustic 205 (pré) + 405 (power)
- Leitor de CDs Cambridge Audio 640Cv2

Material para teste:
- 2 x ICs DIY

1º TESTE - Substituição do IC Wireworld Atlantis III pelo IC DIY, para a ligação entre pré e power

5ª feira, 5 de Julho (à noite)

Ontem quando cheguei a casa já lá estava o embrulho. :Yes:

Abri ... inspeccionei ... e pensei ... este fds já tenho com que me entreter :MrGreen:

Mas estava a jantar e percebi logo que não conseguiria ir-me deitar sem experimentar qualquer coisita :eheheh: :eheheh:

Resolvi começar e comparar substituindo um dos ICs, o que ligava o pré ao power (Wireworld Atalantis III, nome pomposo este :eheheh:).

Eu pensava que ia encontar pequenas nuances :duh: :duh: :duh:

Chiça que só fazendo esta alteração a diferença é ESPECTACULAR. A gama média, tão limpa, os instrumentos com um detalhe e resolução lindo, a separação, as vozes, o palco, a focagem ... os baixos, meu deus, os baixos ... :drool2: :drool2:

Fiquei completamente siderado ! Dasse que ainda nem estou em mim :o ::)

Como é que aquela meia leca de cabo toca assim ?!?! :duh:

Bom, isto para dizer, que estes cabos daqui já não saem.

:MrGreen: :MrGreen: :MrGreen:

Epah tu devias ter visto ... a minha mulher só me perguntava o que é que estava a fazer, cd após cd. Dizia que eu parecia um puto com um brinquedo novo :MrGreen: e de facto foi simplesmente arrasador.
Eu esperava, sou sincero, diferenças. Agora não esperava era aquela revolução. É como se a música começasse a fazer "realmente" sentido. Enfim, é difícil descrever por palavras.

Hoje à hora do almoço adivinha lá onde vou ? Pois claro, a casa. continuar as audições. Quero lá saber do almoço. Logo janto. Já dá para perceber o impacto que foi, não dá ?!?! :MrGreen: :MrGreen: :MrGreen:

2º TESTE - Substituição do IC Nordost Blue Heaven pelo IC DIY, para a ligação entre leitor de CDs e pré

Sexta-feira, 6 de Julho (hora do almoço)

Olha, à hora do almoço comparei substituindo o Nordost Blue Heaven que tinha a ligar o leitor ao pré.

Bem ... o que me apetece dizer é ... censurado! (mas era um enorme palavrão !)

Ainda mais limpeza e transparência nos médios. Grande vassourada. Agudos mais recortados ! (os nordost arredondavam bastante). Baixos mais precisos e extensos que se ouvem e sentem (os nordost também os arredondam um pouco e fazem perder algum ataque / dinâmica). O bombo, a tarola, os timbalões, epah que som mais real ! Música que se ouve e sente.

Sei lá ... estive a ouvir algumas músicas que eu gosto imenso e só posso dizer que era a primeira vez que as estava a ouvir. Até hoje, não sei o que é que andei a ouvir :duh:

Epah ... estou completamente abananado !

:MrGreen: :MrGreen: :MrGreen:

Ahhh ... agressividade para já não sei o que é. Estive a ouvir durante quase 3 horas e ouvia ainda mais 30. Se fosse agressivo nem aguentava 10 minutos.

Sim, agora percebo. Agora percebo muita coisa, mas aquilo que melhor começei a perceber é a música que ouço :MrGreen:

FANTÁSTICO ! É INDESCRITÍVEL ! :o

3º TESTE - Substituição dos shunts dos bornes originais dos terminais LF HF das colunas por vulgar cabo coaxial unifilar de antena

Sexta-feira, 6 de Julho (à noite)

(estes comentários são escritos agora)

Antes de mais, o porquê desta substituição ? Por dois motivos: o 1º, porque quando experimentasse os cabos de coluna DIY de baixa capacidade era minha intenção fazer esta alteração, 2º porque assim me permitirá fazer uma comparação directa entre esse cabo DIY e o residente (Nordost) e 3º porque o cabo residente é também solid core.

Após a alteração dos shunts, o que posso dizer mais ?!?! Nova melhoria, especialmente no recorte e detalhe dos agudos e focagem (e que focagem !) dos instrumentos no palco sonoro ! Cada CD que ponho a tocar descubro coisas completamente novas para mim, escondidas que estavam na "distorção" que os anteriores cabos introduziam. É impressionante o que todas estas alterações fizeram ao nível de eliminar a distorção (talvez haja quem lhe chame coloração, mas depois daquilo que ouvi, acho que o termo correcto é mesmo distorção).

O espanto é que muitos CDs que eu pensava que tinham uma gravação menos boa, já percebi que o problema não é a gravação, mas era a reprodução. Hoje em dia soam muitissimo bem. E o sistema na sua globalidade, para o preço, é mesmo muito bom. Um som que me satisfaz, hoje, muito, mas muito mesmo.

Comparando o som que tinha antes destas alterações, posso dizer que estava num nível 5 (de 0 a 10). Com a substituição do 1º IC passei para o nível 7 (sim o wireworld é mau de mais, mas isso também eu já suspeitava, pois já estava prevista a sua substituição). Com a substituição do Nordost passei para o nível 8 (a melhoria já não foi tão significativa, mas perfeitamente e facilmente perceptível). Com a substituição do shunts passei para o 8,5.

Agora falta ver se os cabos de coluna me fazem chegar ao nível 9. Fica um nível de sobra pois nunca se sabe se poderá existir algo melhor :eheheh:

Ahh ... e devo avisar que são feios que se fartam :MrGreen:

E ... querem saber qual o preço destes ICs DYI ? Meia dúzia de euros, literalmente, chega e sobra ! Mas se quiserem comparar com os ICs que tem actualmente, não perdem nada ! Não se fiem naquilo que eu disse. Experimentem mesmo. E talvez ganhem muito. Ah ... e ninguém ganha nada com isso, a não serem voçês.

Daqui a pouco, as fotos ....

Cumps

RS
09-07-2007, 12:22
As fotos ...

Cumps

RS
09-07-2007, 12:36
...

sonuz
09-07-2007, 12:57
Ora cá temos mais um "cliente" satisfeito :MrGreen:

Estas coisas só mesmo experimentando, se correrem bem, muito bem... senão o investimento também não é nada de maior.
A "receita" não é de todo universal, mas por vezes até dá alguns resultados, tendo em conta os materiais e os custos.

Mellowship
09-07-2007, 13:00
Hum... Mto interessante! :) qual é a arquitectura dos IC's?

movie_fan
09-07-2007, 13:18
Grande candidato a pedaço de post do dia:

Quero lá saber do almoço. Logo janto.

:eheheh:

M Figueiredo
09-07-2007, 13:45
Caro sonuz,

Poderemos ter uma descrição detalhada do ponto de vista material utilizado+técnica de construção destes cabos?

Acho que muito boa gente vai virar "DIYista".

Eu tenho feito cabos IC com recurso à tecnica do VenHaus, mas gostaria de fazer uns com esta arquitectura. Afinal, o "sal" destas coisas, para mim, está também e muito nas diferenças que vamos conseguindo introduzir no nosso som.

Já que não há dinheiro para andar sempre a comprar equipamentos diferentes... :eheheh:

Obrigado desde já.

Manuel

Pato
09-07-2007, 13:48
(...)Ainda mais limpeza e transparência nos médios. Grande vassourada. Agudos mais recortados ! (os nordost arredondavam bastante). Baixos mais precisos e extensos que se ouvem e sentem (os nordost também os arredondam um pouco e fazem perder algum ataque / dinâmica). O bombo, a tarola, os timbalões, epah que som mais real ! Música que se ouve e sente.(...)

Nada do que relatas é-me estranho... agora, os ICs Nordost arredondam o agudo? :huum:

Atenção, não estou a dizer que não é assim ou assado, estamos a "discutir" experiências, mas a minha experiência diz-me que um agudo mais extenso é menos intrusivo.

E não sou propriamente fã de ICs Nordost, tenho cabo de coluna Nordost mas fica por aí. Aliás, os IC DNM que lá tenho em casa tem exactamente essa particularidade, tornam o agudo mais extenso e limpo que o os Belden, e por acréscimo menos intrusivo. Para alguns, com menos recorte! :luz:

RS
09-07-2007, 14:01
Caro Pato,

Sim, na minha experiência os Nordost arredondam um pouco os agudos. Arredondar, para mim, significa perder um pouco de nitidez e recorte. Os agudos com os Nordost ficam mais prolongados no tempo, mas menos nítidos, menos precisos. As diferenças entre os diversos pratos de uma bateria são menos visíveis com os Nordost, se me faço entender. Espero que sim. Esta linguagem baralha-me :MrGreen: Mas aquilo que ouço, já não.

Cumps

Pato
09-07-2007, 14:03
Poderiamos deduzir portanto que estarias a comprimir a gama dinâmica... :MrGreen:

RS
09-07-2007, 14:17
Pois ... :MrGreen:

Mas penso que deu para perceber, não foi ? :eheheh: :eheheh: :eheheh:

Cumps

RS
09-07-2007, 14:34
Grande candidato a pedaço de post do dia:

Quero lá saber do almoço. Logo janto.

Olá movie :Yes:

É verdade, foi-se o almoço :-[ mas depois jantei bem :MrGreen:

Cumps

pjorgenunes
09-07-2007, 14:34
Ora cá temos mais um "cliente" satisfeito :MrGreen:

Estas coisas só mesmo experimentando, se correrem bem, muito bem... senão o investimento também não é nada de maior.
A "receita" não é de todo universal, mas por vezes até dá alguns resultados, tendo em conta os materiais e os custos.

Sonuz: Qual a possibilidade de mais um cliente??? ;)

slasmes
09-07-2007, 14:36
Sonuz
Na fotografia parece que usas mais doque um fio para cada canal, torcidos ? Será ? ou é da foto?.
Um abraço
Messias Novais

RS
09-07-2007, 14:39
É 1 fio apenas. O efeito "torcido" que vês são as cores dos cabos após o flash da máquina.

Cumps

Mellowship
09-07-2007, 14:52
Let me see if I got this straight: cabo com 3 fios, um +por canal e um -partilhado???

slasmes
09-07-2007, 14:53
É 1 fio apenas. O efeito "torcido" que vês são as cores dos cabos após o flash da máquina.

Cumps
Então são iguais aos meus. E a cablagem interna da colunas vais trocar?

slasmes
09-07-2007, 14:54
Let me see if I got this straight: cabo com 3 fios, um +por canal e um -partilhado???
Sim o da massa.

RS
09-07-2007, 14:57

Cumps

Caro slasmes,

Eu bem que gostaria ... mas eu mexer nessas coisas :lalala:

Só arranjando quem sabe. Eu não me atrevo :nao:

Cump

slasmes
09-07-2007, 15:02

Cumps

Caro slasmes,

Eu bem que gostaria ... mas eu mexer nessas coisas :lalala:

Só arranjando quem sabe. Eu não me atrevo :nao:

Cump
Eu tirei das minhas proac os Nordost (50 Contos 40Cm de cabo !!!!!!) e substitui por DNM, ai é que se nota a diferença.

Mellowship
09-07-2007, 15:09
Realmente começa a ser cada vez mais uma opção válida o uso de DIY! Eu estou contente com os que eu faço. A carteira agradece :Yes: (se bem que os materiais para fazer cabos com bom isolamento e visual não andam la muito baratos...)

O próximo vai ser de coluna, inspirado em cat5, mas com uns refinamentos...

Entretanto se alguém quiser testar o meu IC, também disponibilizo.

http://www.forumhifi.com/galeria/displayimage.php?album=127&pos=4

M Figueiredo
09-07-2007, 16:14
slasmes

"Eu tirei das minhas proac os Nordost (50 Contos 40Cm de cabo !!!!!!) e substitui por DNM, ai é que se nota a diferença."

Por favor podes dizer que cabo é este DNM? É alguma boa surpresa tipo CAT 5?

slasmes
09-07-2007, 16:30
slasmes

"Eu tirei das minhas proac os Nordost (50 Contos 40Cm de cabo !!!!!!) e substitui por DNM, ai é que se nota a diferença."

Por favor podes dizer que cabo é este DNM? É alguma boa surpresa tipo CAT 5?
Estou a falar da cablagem interna. Os DNM são aqueles cabos de coluna tipo Mission que têm os condutores unifilares e afastados. Sim é uma boa supresa e só é completa se usares os Cat. 5 nos interconects, Mission ,Dnm nos cabos de coluna e substituires a cablagem interna das colunas.

sonuz
09-07-2007, 19:09
Estou a falar da cablagem interna. Os DNM são aqueles cabos de coluna tipo Mission que têm os condutores unifilares e afastados. Sim é uma boa supresa e só é completa se usares os Cat. 5 nos interconects, Mission ,Dnm nos cabos de coluna e substituires a cablagem interna das colunas.

portanto, a linha completa de cabos DIY de baixa capacidade... (strikes again!) :eheheh:

RuiRocha
09-07-2007, 19:37

portanto, a linha completa de cabos DIY de baixa capacidade... (strikes again!) :eheheh:

Fernando estamos a ganhar força

:MrGreen:

Pato
09-07-2007, 21:48

Pois... a comprimir o som aos pobres coitados... :devil:

sonuz
09-07-2007, 22:23

Ainda gostava de perceber essa da compressão... mas pronto, gostos são gostos. :huum:
Em todo o caso a "compressão" sempre dá alguma esperança, coisa que por vezes parecia ter sido perdida com os "sem compressão"... 8)

Pato, deixa as pessoas experimentarem e concluírem por si próprias. Já estás a "meter veneno" com essa cena da compressão.... já me fazes lembrar a mim mesmo... :MrGreen:

slasmes
10-07-2007, 07:12

O som do Tube que te agradou tambem usa destes, tambem é comprimido, Pobre Tubedude....

sonuz
10-07-2007, 07:40

O som do Tube que te agradou tambem usa destes, tambem é comprimido, Pobre Tubedude....

Novais, tiraste-me as palavras das pontas dos dedos... e eu nem queria ir tão longe, mas já que insistes... 8)
Eu acho que o termo "compressão" deve ser sido mais no sentido de "binário"... :eheheh:

Pato
10-07-2007, 07:48
Vocês não têm sentido de humor nenhum... :puke:

slasmes
10-07-2007, 07:54

:eheheh: Desculpa .

sonuz
10-07-2007, 07:56

Desculpa Pato. Falta minha. Podes marcar o livre. :MrGreen:

vinilsuporter
10-07-2007, 08:48
eu penso que seria mais apropriado para além da marcação da falta a amostragem do cartão amarelo.

RS
10-07-2007, 09:26
Mas ... e quem mais já experimentou ? E quem está a pensar em experimentar ?

Este é que era o objectivo deste tópico: divulgar para que experimentem.

Ninguém garante que é uma receita universal. Mas só saberão se experimentarem.

Cumps

Pato
10-07-2007, 10:02

Desculpa Pato. Falta minha. Podes marcar o livre. :MrGreen:

Agora estou aborrecido... :-X

Claro que devem experimentar, inclusive gelar um CD! :-*

Tube_Dude
10-07-2007, 10:13
Este é que era o objectivo deste tópico: divulgar para que experimentem.

Meu caro RS

Eu como criador desses cabos acho que tenho uma palavra a dizer e não apenas em relação a ti.

Porquê todo esse "militantismo" a tentar "impôr" aos outros que experimentem esses cabos?

Eles já foram amplamente divulgados , alguns tiveram curiosidade e experimentaram-nos, outros estiveram-se "borrifando" para eles ( o que está no seu direito ).

Intervim apenas, porque acho que "cruzadas" contra ou a favor de algo , acabam por ser contraproducentes.

Detesto passar por uma loja e o dono insistir para eu entrar para experimentar uma camisa ou outra coisa qualquer....

Não gosto de ser "forçado"... 8)

Jorge

MikeF
10-07-2007, 10:30
Caro Jorge:

foi por isso que não "impuseste" o teu trade mark ( by TD) aos cabos?

Abraço
Miguel

Tube_Dude
10-07-2007, 10:37
Caro Jorge:

foi por isso que não "impuseste" o teu trade mark ( by TD) aos cabos?

Abraço
Miguel

Asbsolutamente, meu caro Mike

Se quisesse trade mark , não os tinha partilhado... ;)

Abraço

Jorge

PS: Espero brevemente ter-te por cá com o Paulo... 8)

MikeF
10-07-2007, 10:38
Pois, já ouvi falar no Domingo...

RS
10-07-2007, 11:10
Caro Tube Dude,

A única coisa que posso afirmar é que não me revejo minimamente naquilo que escreveste.

Mas os espaços virtuais têm destas coisas.

No problem :)

Cumps

Tube_Dude
10-07-2007, 11:24
Caro Tube Dude,

A única coisa que posso afirmar é que não me revejo minimamente naquilo que escreveste.

Valha-nos que te revês naquilo que criei... :-*

Jorge

Tube_Dude
10-07-2007, 11:27

Meu caro Rui

Conta-se espingardas para alguma batalha? ::)

Abraço

Jorge

sonuz
10-07-2007, 11:45
A propósito de militantismo... Tube, eu nunca abri nenhum tópico a dizer façam "assim ou façam assado". Apenas me limitei em dar a conhecer e a incentivar as pessoas a experimentar algumas alternativas DIY transmitidas ao longo dos tempos por ti. Pelos vistos ainda há quem não tenha apreciado esta tua descoberta e de certeza que sempre existirão pessoas que, por variadíssimas razões, nunca tiveram contacto com esta situação dos IC DIY.

Agora diz lá que até não é bom entrar numa loja, por insistência do dono, e sair de lá já com a camisa nova vestida... 8) então se for a "camisa amarela" ... (isto já parece da música cantada pela Carmen Miranda :eheheh: )

Tube_Dude
10-07-2007, 11:55
A propósito de militantismo...

Por muito menos militantismo e nesse caso sim justificado , tenho visto o nosso amigo MikeF ser permanentement atacado...

Toda a gente sabe que eu sou um homem de convicções fortes , mas vai sempre haver quem goste de valvulas , outros de transistores, outros de cabos de baixa capacidade , outros de alta ...mas por vezes essas opções extremam-se demasiado por estas bandas e foi para isso que alertei.

Como dizem os Franceses:

"A chaqun son pied"

Jorge

Mellowship
10-07-2007, 13:22
Eu gosto é de música! :)

Mas se uma dada conjugação resultar melhor que outra, se alta ou baixa capacidade estiverem bem integradas para um resultado final agradável, tanto melhor!

E às vezes são as soluções mais "maradas" aquelas que funcionam melhor e mais nos surpreendem!

Rapdog
10-07-2007, 19:11
Olá pessoal

Concordo em absoluto com a descrição do RS, das melhorias do som ao usar os cabos DIY (concebidos pelo Tube Dude, e fabricados pelo Sonuz). Experimentei exactamente a mesma sensação.
Achei mais notórias as alterações, ao usá-lo do Pré para o Power (curiosamente o mesmo MAA405).

RS sugiro-te que experimentes esta receita DIY para os cabos de coluna.
http://www.audioholics.com/reviews/cables/diy-speaker-cable-faceoff

Fiz os CAT 5 -V2. (4 cabos de Rede entrançados) Com uma ligeira alteração. Em vez de utilizar um (ou 2, se não bicablares) cabos , para o + e outro para o -. dividi os pares torcidos e utilizei os coloridos para o (-) e os brancos para o (+). (pelo que li... reduz a indutância, em relação ao original).

...e acho que ligam muito bem com os IC DIY.
Se tiveres paciência para os fazer, garanto-te que valem o esforço (já encostei os QED :eheheh:)

sonuz
10-07-2007, 21:20
Rapdog, tens que actualizar a tua assinatura... :eheheh:

JoaoPaulo
11-07-2007, 10:37
Sim o da massa.

:huum:

em termos práticos, como é que é possivel ligar a "massa" de forma a que fiquem ambas as fichas com a "massa" comum...??

sonuz
11-07-2007, 10:41
em termos práticos, como é que é possivel ligar a "massa" de forma a que fiquem ambas as fichas com a "massa" comum...??

Em vez de haver 2 fios para ligar a massa (normalmente única) só se utiliza 1.
Escolhes a ligação de massa de uma das fichas, a outra deixas estar sem massa.

Mellowship
11-07-2007, 11:10

Qual é a vantagem?

RS
11-07-2007, 12:04
Caro Rapdog,

Efectivamente as maiores alterações foram entre pré e power. Além do detalhe e resolução, separação dos instrumentos, palco sonoro, aquilo que mais me impressionou foi o ataque / dinâmica do conjunto. A música deixa-se só de ouvir e passa-se a sentir. Arrepia, às vezes.

Quanto aos cabos de coluna, tenho ainda de testar os meus DIY, mas de concepção diferente. A ver vamos quando o conseguirei fazer. É que sou sincero. Agora prefiro ouvir música do que estar a fazer testes. :eheheh: Mas terei que os fazer (sonuz, eu sei que estou atrasado, mas desculpa lá :Yes:)

Cumprimentos,

sonuz
11-07-2007, 12:28
Qual é a vantagem?

Experimenta das duas formas e decide qual a melhor.

slasmes
11-07-2007, 12:45

Qual é a vantagem?
Se o ideal no audio era não haver cabos, se o mal menor é a existência de cabos, sempre são menos 50 Cm de cabo.

Rapdog
11-07-2007, 14:03
RS
Ao trocar os cabos de coluna, as melhorias foram outro tanto em relação aos IC.

Descrição: Contraste :o, uma textura incrivel, a extensão dos nos agudos aumentou bem como a definição, a gama média ganhou um espaço (mais) próprio. Os graves perderam alguma ressonãncia (a meu ver excessiva) e ficaram mais rápidos e secos, os pianos e as cordas melhoraram substancialmente.
Atenção, isto é em termos relativos.
Confesso qua não ouvi muitos cabos de coluna, mas estes foram os melhores ;D

Só uma consideração mais (ou menos) técnica:
A secção de cada condutor do cabo é a óptima (24awg, segundo http://www.tnt-audio.com/clinica/ffrc_e.html)

Vou averiguar outros projectos onde possa baixar a Indutância e a capacitância...
Cumps

M Figueiredo
11-07-2007, 16:23
Caro sonuz,

Poderemos ter uma descrição detalhada do ponto de vista material utilizado+técnica de construção destes cabos?

Acho que muito boa gente vai virar "DIYista".

Eu tenho feito cabos IC com recurso à tecnica do VenHaus, mas gostaria de fazer uns com esta arquitectura. Afinal, o "sal" destas coisas, para mim, está também e muito nas diferenças que vamos conseguindo introduzir no nosso som.

Já que não há dinheiro para andar sempre a comprar equipamentos diferentes... :eheheh:

Obrigado desde já.

Manuel

Caros sonuz e Tube_Dude,

Podem, por favor, esclarecer esta minha pergunta?

É que ando com uns materiais lá por casa à espera de utilização, mas precisava de saber como os utilizar: Gostaria muito de esperimentar esses famosos cabos IC by Tube-Dude. Já agora, para refazer a linha toda, se for possível juntem também os de coluna internos e externos.

Agradecido desde já.

Manuel Figueiredo

Tube_Dude
11-07-2007, 16:38
Gostaria muito de esperimentar esses famosos cabos IC by Tube-Dude. Já agora, para refazer a linha toda, se for possível juntem também os de coluna internos e externos.

Meu caro MFigueiredo

Sabendo que o importante é manter a baixa capacidade ,usa 3 fios paralelos mas não encostados e colocados no mesmo plano (tipo fita).

O do centro é para a massa , os exteriores um para o "vivo" do canal direito e outro para o esquerdo.

O facto de haver uma só massa parece-me evidente , pois nos cabos convencionais ao haver uma massa comum na fonte e outra no amp , o facto de ambos esses pontos serem ligadas por dois fios diferentes apenas vai criar um loop de massa , tanto maior quanto mais afastados eles estiverem.

Quanto a cabo de colunas ( e interior delas )o principio é o mesmo , cabos de baixa capacidade monofilares de qualquer marca ou construidos por ti.

Eu uso os Cyrus apenas porque apresentam estas caracteristicas e já estão construídos,não dão trabalho a fazer, mas qualquer outra marca desde que tenha a mesma topologia serve.

O importante é a topologia , que neste caso deverá preservar a baixa capacidade.

Admira-me tantas dúvidas sobre um assunto que já foi discutido aqui e noutros lugares à exaustão.

Abraço 8)

Jorge

M Figueiredo
11-07-2007, 16:55
Obrigado Caro Jorge.

De facto eu tinha um pouco de receio de fazer estas perguntas porque tinha a convicção de que haveria muito já escrito sobre o assunto, mas como apanhei o comboio já um pouco tarde, não tive oportunidade de ler as ideias que então foram apresentadas.

Isto do DIY só me "mordeu" há pouco tempo e a participação nestes foruns ainda é mais recente.

Estou perdoado?

Um abraço e obrigado pelo esclarecimento.

P.S. Vou algumas vezes a Aveiro. Se estiveres pelos ajustes, qualquer dia gostaria que nos encontrassemos.

Tube_Dude
11-07-2007, 17:02
Estou perdoado?

P.S. Vou algumas vezes a Aveiro. Se estiveres pelos ajustes, qualquer dia gostaria que nos encontrassemos.

Vai e não tornes a pecar!... (joke) :)

Terei imenso prazer em que cá venhas.

É muito melhor trocar impressões de viva voz ... então se fôr à mesa... 8)

Jorge

PS. Vou-te mandar o tel. em MP.

Pato
12-07-2007, 00:02
Pai e Filho... nunca se esqueçam... se forem a casa do TD, escondido dentro de armário está um mighty NAD S300. Aquela caixa do Marantz é só para disfarçar... :devil:

JoaoPaulo
12-07-2007, 00:17
No caso destes IC´s "DIY by TubeDude" ;)

devido á ausência de blindagem não vão aumentar as interferências captadas pelo cabo... :huum:

ou essas interferências não são audiveis ? ou são um trade-off aceitável neste caso, atendendo ás vantagens ?

Cumps, JP

Mellowship
12-07-2007, 00:39
Hum... isso da blindagem só é mesmo preciso se houver muita interferência à volta...

Em todo caso, fiquei curioso com estes cabos e vou começar, mal tenha tempo, a fazer uma versão com algumas alterações... Por exemplo, em vez de usar massa num único canal, partilhar a mesma com os dois mas no mesmo cabo...

De qualquer maneira, ja tenho alguns cabos feitos com filosofias parecidas, e o som é muito convincente! Vou tentar fazer esta tipologia com o mesmo tipo de acabamento.

Tube_Dude
12-07-2007, 08:59
No caso destes IC´s "DIY by TubeDude" ;)

devido á ausência de blindagem não vão aumentar as interferências captadas pelo cabo... :huum:

ou essas interferências não são audiveis ? ou são um trade-off aceitável neste caso, atendendo ás vantagens ?

Meu caro João Paulo

Não esqueças que as impedâncias jogo são muito baixas , geralmente pouco mais de 100 Ohms e o sinal na casa de 1 volt ou mais , portanto muito pouco susceptiveis a interferências.

No entanto não convém utilizar estes cabos com prés a valvulas , principalmente os que não utilizam na saída "cathode follower".

Resumindo , entre CD e integrado e pre e power o uso destes cabos não produz qualquer ruído ou interferência.

No entanto e por razões óbvias , convem nao passar muito de 1 metro de comprimento.

Abraço

Jorge

Mellowship
12-07-2007, 10:37
(...)

No entanto e por razões óbvias , convem nao passar muito de 1 metro de comprimento.

(...)

:Yes: é isso! o máximo que eu fiz com cabos IC de baixa capacidade foi 70 cm, mas os meus standards para este tipo de cabo andam à volta dos 50cm e 63 cm.

Já os cabos de coluna podem ir até aos 2m, no máximo 2,50m.

E é um dos "segredos" destes cabos - como têm que ser curtos obrigatoriamente, estão logo automaticamente a cumprir um requisito fundamental na transmissão de sinal: menos cabo possível!

vinilsuporter
12-07-2007, 11:02
por essa razão (comprimento) é que eu sou obrigado a usar uns cyrus solid core porque preciso de 4 metros para cada lado que cumprem bem a sua função.

um dia ainda vou experimentar uns DIY de 4 metros para ver se há mesmo diferença substancial no som, tudo indica que sim, mas não há nada como provar...

Mellowship
12-07-2007, 11:08
Para essas distâncias, não há nada como ter dois monoblocos perto das colunas, ligados ao pré com balanceados. E ligados às colunas com cat5 diy. :eheheh: que a vida está cara!

Tube_Dude
12-07-2007, 11:26
Para essas distâncias, não há nada como ter dois monoblocos perto das colunas, ligados ao pré com balanceados. E ligados às colunas com cat5 diy. :eheheh: que a vida está cara!

Nessa solução já não te acompanho.

O sinal entre o pré e power mesmo balanceado é débil (~1volt corrente de poucos mA) e ainda vai ser amplificado pelos powers, logo será mais fácilmente influenciado por qualquer interferência .

Já o sinal entre amp e colunas tem uma voltagem de vários Volts, correntes de vários Amps e o amp de potência tem uma impedância de saída muito mais baixa que um pré, portanto digamos que é um sinal bastante "robusto".

Já reparaste que as árvores quando são plantadas (por serem débeis) são atadas a uma estaca para o vento não as derrubar , mas quando crescem já não precisam e só um furacão as deita abaixo... ou um incêndio... :(

Jorge

RS
12-07-2007, 14:40
Editado.

M Figueiredo
12-07-2007, 22:18
Pai e Filho... nunca se esqueçam... se forem a casa do TD, escondido dentro de armário está um mighty NAD S300. Aquela caixa do Marantz é só para disfarçar... :devil:

Hummmmmmmmmm. Ainda bem que avisas. :Yes:

Depois não querem que a gente tenha uma ideia errada das performances das marcas por si... :eheheh: :eheheh: :eheheh:

Vamos de pé atrás....

Tube_Dude
12-07-2007, 23:33

Hummmmmmmmmm. Ainda bem que avisas. :Yes:

Depois não querem que a gente tenha uma ideia errada das performances das marcas por si... :eheheh: :eheheh: :eheheh:

Vamos de pé atrás....

Não vou perdoar ao Pato.

Tinhamos combinado que esse era um segredo bem guardado.

Vou pintar o Nad de preto para disfarçar... 8)

Jorge

RS
17-07-2007, 14:42
Já experimentei hoje, à hora do almoço claro :eheheh: , os cabos de coluna DIY.

Mas primeiro fiz uma alteração aos mesmos, por dois motivos:
(i) facilidade de instalação, e
(ii) estética.

O que fiz foi colocar em toda a extensão dos cabos uma fita de cartão tipo caixa de equipamentos / electrodomésticos, com 1cm de largura e depois apliquei fita tesa castanha em todo o comprimento. Ficou nice. Parecem os Van den Hull Magnum ! :eheheh:

Quanto ao som ? Uma melhoria e uma preocupação. A melhoria foi o controlo dos graves, muito mais tensos, com snap, mais recortados e controlados. :Yes:
Não notei grandes diferenças na gama média e nos agudos.
A preocupação: alguma agressividade (estridência) em alguns CDs, mas nada de por aí além, apenas visível com o volume muito alto.

De onde é que ela virá ?

Para tirar a limpo esta agressividade experimentei o meu leitor de DVDs (Denon 2910), mas com o Nordost Blue Heaven. Resultado: sem agressividade, ao mesmo volume. Bem sei que os ICs são diferentes, mas neste momento tudo indica que o problema será da fonte.

Comparando, o CA Azur 640Cv2 é um pouco "cru", pouco musical, mas tem um detalhe muito razoável, que a volumes altos se transforma em agressividade. Já o Denon é mais musical e muito menos detalhado. Ou seja, nenhum deles será aquilo que quero como fonte de CDs.

O meu irmão mais novo acompanhou estes testes e foi da mesma opinião do que eu.

Talvez aquilo que procure como fonte de CDs seja um Primare CD31 ou Lyngdorf CD1 ?!?! Será ? :huum:

Para já os cabos de coluna ficam, pois o resultado regra geral é muito bom, sendo a excepção alguns (poucos) CDs em que se nota alguma agressividade a volumes muito altos.

Fotos proximamente.

Cumps

RS
31-07-2007, 09:39
3º TESTE - Substituição dos shunts dos bornes originais dos terminais LF HF das colunas por vulgar cabo coaxial unifilar de antena

Pois, esta alteração não faz a justiça necessária :nao:

Ontem fiz outra alteração: descarnei o cabo de coluna por forma que que pudesse passar simultaneamente pelos bornes LF e HF, cortei um bocado do seu isolamento que voltei a enfiar no cabo entre os dois borne e assim ficou um cabo solidário desde o amplificador até aos dois conjuntos de bornes.

É que vale mesmo a pena fazer a montagem assim. :Yes:

Só (ou)visto :MrGreen:

Cumps

Mellowship
05-08-2007, 15:50
Só para dizer que já fiz o cabo IC dentro da filosofia aqui retratada, com algumas alterações de fundo em termos de pormenores de construção (isolamento, fichas, acabamentos, etc...) e que o resultado foi magnífico. :Yes: Uma tipologia muito boa!!! Só ouvido!

M Figueiredo
10-08-2007, 13:34
Boas.

Também já fiz uns cabos e com uma "tecnica" diferente na separação dos fios:

Usei plástico autocolante (como o usado para protecção dos livros dos miudos) em forma de fita, com separação entre fios de cerca de 15 mm. Com duas voltas da tela plástica, ficou com uma solidez que me dá bastante confiança.

O resultado sónico, foi como já está largamente descrito até aqui. MUITO BOM.

Estou muito seriamente a pensar fazer uma recablagem total ao interior das colunas. Alguém que já tenha feito o mesmo pode descrever-nos como fez e qual o resultado obtido?

"Agardecido"
MF

M Figueiredo
10-08-2007, 13:40
Só mais um pormenor.

Para se endireitar bem os fios, eu costumo usar este processo: Prendo bem as duas extremidades do fio, estico-o e faço-o passar sobre um pouco de tecido velho, para não danificar o isolamento, fazendo um pequeno ângulo. Para um lado e para o outro, ao fim de algumas passagens, o fio fica direitinho como saído da máquina. Depois é só endireitar as extremidades.

Claro que isto não melhora o resultado sonico, mas dá um trabalho mais bonito. Eheheh.
MF

SergioRZ
10-08-2007, 19:07
A preocupação: alguma agressividade (estridência) em alguns CDs, mas nada de por aí além, apenas visível com o volume muito alto.

De onde é que ela virá ?

Para tirar a limpo esta agressividade experimentei o meu leitor de DVDs (Denon 2910), mas com o Nordost Blue Heaven. Resultado: sem agressividade, ao mesmo volume. Bem sei que os ICs são diferentes, mas neste momento tudo indica que o problema será da fonte.

Comparando, o CA Azur 640Cv2 é um pouco "cru", pouco musical, mas tem um detalhe muito razoável, que a volumes altos se transforma em agressividade. Já o Denon é mais musical e muito menos detalhado. Ou seja, nenhum deles será aquilo que quero como fonte de CDs.

O meu irmão mais novo acompanhou estes testes e foi da mesma opinião do que eu.

Talvez aquilo que procure como fonte de CDs seja um Primare CD31 ou Lyngdorf CD1 ?!?! Será ? :huum:

Para já os cabos de coluna ficam, pois o resultado regra geral é muito bom, sendo a excepção alguns (poucos) CDs em que se nota alguma agressividade a volumes muito altos.

Fotos proximamente.

Cumps

RS, até hoje uma das combinações mais equilibradas entre detalhe e suavidade que ouvi numa fonte foi no meu Linn Ikemi, esse foi aliás o factor mais determinante (entre outros claro) que me fez comprar este leitor. Se é isso que procuras, recomendo! Não conheço o Primare, dizem que é excelente, já o Lyngdorf conheço de ouvir am casa do suspeito do costume e noutros (poucos) locais e gosto imenso, tem uma apresentação extremamente musical e "carnuda", com bom detalhe, considero que é um leitor muito completo. No entanto, no particular do equilíbio das gamas altas, com muito detalhe mas sem nunca ferir, considero que o Linn é uma máquina de excepção, sendo que nos outros campos não é mau em nada (embora seja superado, ligeiramente, pelo Lyngdorf na minha opinião, nesses campos).

Se quiseres vir aqui a casa ouvir o Linn, be my guest :Yes:

SergioRZ
10-08-2007, 19:21
Meu caro MFigueiredo

Sabendo que o importante é manter a baixa capacidade ,usa 3 fios paralelos mas não encostados e colocados no mesmo plano (tipo fita).

O do centro é para a massa , os exteriores um para o "vivo" do canal direito e outro para o esquerdo.

O facto de haver uma só massa parece-me evidente , pois nos cabos convencionais ao haver uma massa comum na fonte e outra no amp , o facto de ambos esses pontos serem ligadas por dois fios diferentes apenas vai criar um loop de massa , tanto maior quanto mais afastados eles estiverem.

Não existem cabos IC RCA à venda com esta configuração de apenas 1 dos cabos ter condutor de massa?

Tube_Dude
10-08-2007, 19:51
Não existem cabos IC RCA à venda com esta configuração de apenas 1 dos cabos ter condutor de massa?

Não! 8)

Jorge

SergioRZ
10-08-2007, 20:00
É das tais coisas que não percebo... se é melhor, porque não fazem??? :huum:

Ou, como em muitas outras situações, poderá ser uma daquelas configurações que, apesar de apresentar melhores resultados sónicos, pode por outro lado causar outro tipo de problemas?

É que, olhando a questão objectivamente,... que motivo levaria um fabricante a não o fazer? Custos? Naaaa... Ignorância? Naaa....

É algo que me escapa completamente :???

Entretanto, muito se fala destas coisas, cabos monofilares de baixa capacidade, IC's especiais com massa comum, etc etc etc e um monte de outros tweaks oriundos do mundo DIY... e eu deixo a pergunta:

Quando ouvimos aqueles sistemas de som, várias vezes ao longo de anos, em shows, daqueles que custam 100 mil, 200 mil euros, ou mais, e com um som fenomenal, muito melhor do que alguma vez a maior parte de nós vai ter... e que usam tecnologias "banais", cabos de coluna e IC's sem nada destes tweaks (multifilares, enrolados uns nos outros, etc etc)... Que conclusão podemos tirar?

Tube_Dude
10-08-2007, 20:09
Quando ouvimos aqueles sistemas de som, várias vezes ao longo de anos, em shows, daqueles que custam 100 mil, 200 mil euros, ou mais, e com um som fenomenal, muito melhor do que alguma vez a maior parte de nós vai ter...

Só podes estar a falar por ti. 8)

Não é o que eu acho dos sistemas que tenho ouvido ao longo dos anos , nos Shows...

Jorge

SergioRZ
10-08-2007, 20:25
Pois ... seguramente não estou a falar só por mim :Yes: Quantos queres? :eheheh:

Mas já sabia que ias responder isso, Tube. Na boa, todos temos direito às nossas opiniões ;)

Enfim, como sempre, eu sou pelo esclarecimento dos assuntos... e parece-me que se tiram conclusões demasiado precipitadas...

Atenção que isto não tem nada a ver com os cabos descritos aqui neste tópico, nem outros como os de coluna (neste momento uso os Mission com excelentes resultados).

Tube_Dude
10-08-2007, 22:00
Enfim, como sempre, eu sou pelo esclarecimento dos assuntos... e parece-me que se tiram conclusões demasiado precipitadas...

Pois , meu caro...

Não vou alimentar mais polémica sobre o assunto , pois já sei que vais rematar com:

- cabos comerciais 1- cabos Diy 0.

Eu uso estes cabos há anos e não pretendo forçar ninguém a usá-los.

Aliás até convém que ninguém os use. 8)

Há tantos bons cabos comerciais por aí...

Jorge

SergioRZ
10-08-2007, 22:11
Caro Tube, não interpretes o que eu digo dessa forma... não é um ataque à concepção e utilização deste tipo de soluções (muitas delas eu próprio aprecio e algumas utilizo), e muito menos um ataque à tua vasta experiência, conhecimentos e bom gosto, sobre os quais não tenho a mais pequena dúvida e aprecio imenso o facto de partilhares certas coisas (não todas naturalmente) com os outros, em que eu me incluo, só tenho pena que não aconteça com maior frequência, mas compreendo pois certamente a tua vida não é só isto :Yes:

Mas, com o andar das coisas, invariavelmente o tom geral da conversa cai para "os sacanas das marcas que nos enganam"... e para o "isto é que é bom, e eu andava nas trevas até descobrir isto". Ora, é este tipo de absolutismos que não me agrada, e não me parece nem justo, nem, até ver, plenamente justificável do ponto de vista prático ou teórico.

Eu ainda acredito (e digo ainda porque nunca se sabe o futuro) que existe no mercado TUDO o que é necessário para se ter um som de qualidade muitíssimo boa, muito melhor do que seria até necessário face aos reais objectivos e propósito da reprodução de discos gravados num ambiente doméstico... para se ter isso, dependemos de algumas coisas... em primeiro lugar o dinheiro... em segundo lugar o tempo e paciência para contruir um bom sistema... e em terceiro (talvez o principal), termos bem esclarecido na cabecinha o que queremos e procuramos.

Bom, existe um quarto factor, que ajuda bastante a abreviar caminho... é ter os conhecimentos que tu tens (e outros), que permitem com uma fracção do $$$, eventualente com menos tempo, e porque quem faz isso e sabe fazer, normalmente sabe o que quer... obter o mesmo ou muito semelhante resultado mais depressa e com menos despesa, até eventualmente com mais satisfação (a parte do hobbie que está presente) ;)

Havendo $$$, tempo, e cabeça... não há nenhum motivo para que um sistema "comercial" não seja pelo menos tão bom como o melhor sistema DIY do mundo. Pode ser diferente, sim... certamente... mas não pior, porque a partir de certo nível já não existe mau som, especialmente quando sabemos que os critérios que definem "bom e mau som" são tão movediços, ou muitas vezes completamente fantasiosos e sem qualquer sentido lógico ou racional.

Tube_Dude
10-08-2007, 22:19
Mas, com o andar das coisas, invariavelmente o tom geral da conversa cai para "os sacanas das marcas que nos enganam"... e para o "isto é que é bom, e eu andava nas trevas até descobrir isto". Ora, é este tipo de absolutismos que não me agrada, e não me parece nem justo, nem, até ver, plenamente justificável do ponto de vista prático ou teórico.

Ora , já aqui estamos plenamente de acordo.

Tudo que é absolutismo , por vezes a roçar o fundamentalismo , é sinal de obscurantismo.

Só as mentes ignorantes acham que sabem tudo. 8)

Mas faz-me a justiça de achar que eu não comungo dessa visão redutora , de que tudo que é comercial é mau.

Jorge

SergioRZ
10-08-2007, 22:23
Faço :Yes: Acredito que estás a trilhar um caminho correcto, encaras isto de uma forma equilibrada, e pelo que contam, com tão bons resultados!

:)

RS
27-08-2007, 16:07

Sérgio, será com todo o prazer, dada a curiosidade que tenho em ouvir o teu sistema. Combinámos depois por PM, talvez para a próxima semana, pode ser ? :Yes:

É que acabei de regressar de férias e isto demora um pouco a estabilizar :eheheh:

Obrigado.

RS
27-08-2007, 18:00
É das tais coisas que não percebo... se é melhor, porque não fazem??? :huum:

Ou, como em muitas outras situações, poderá ser uma daquelas configurações que, apesar de apresentar melhores resultados sónicos, pode por outro lado causar outro tipo de problemas?

É que, olhando a questão objectivamente,... que motivo levaria um fabricante a não o fazer? Custos? Naaaa... Ignorância? Naaa....

É algo que me escapa completamente :???

São reflexões pertinentes, na minha opinião.

Primeiro, eu acho que estas solução não são "as melhores". São apenas mais do agrado de uns do que de outros, e nenhum mal vem ao mundo por causa disso. Resultam se calhar melhor nuns sistemas do que noutros e também nenhum mal vem ao mundo por causa disso.

Segundo, se esta solução fosse adoptada comercialmente, qual o fabricante que poderia justificar pedir centenas (ou milhares) de euros por uns cabos (ICs ou de coluna) deste tipo ? Nenhum certamente, dado que fazer uns cabos destes é quase de borla. O que invalida estas soluções do ponto de vista "comercial". O que é pena, dado que poderiam ter um aspecto um bocadito mais atraente.

Entretanto, muito se fala destas coisas, cabos monofilares de baixa capacidade, IC's especiais com massa comum, etc etc etc e um monte de outros tweaks oriundos do mundo DIY... e eu deixo a pergunta:

Quando ouvimos aqueles sistemas de som, várias vezes ao longo de anos, em shows, daqueles que custam 100 mil, 200 mil euros, ou mais, e com um som fenomenal, muito melhor do que alguma vez a maior parte de nós vai ter... e que usam tecnologias "banais", cabos de coluna e IC's sem nada destes tweaks (multifilares, enrolados uns nos outros, etc etc)... Que conclusão podemos tirar?

A conclusão que "eu" posso tirar é que gostaria de ouvir esses mesmos sistemas com outros cabos, não tendo necessáriamente de ser estes DIY :eheheh:

Cumps

Mellowship
28-08-2007, 11:42
Pois não se fabrica mesmo nada parecido porque era mesmo injustificável vender à bitola do preço de cabo dito audiófilo, uns cabos que custam apenas uma pequena fracção.

O que eu comprovo é que, nos meus dois sistemas, os cabos que eu fiz (IC's) estão para ficar, e quando mudo para os excelentes cabos que eu tinha antes, noto dificuldades em me reabituar ao som.

Qualquer um dos meus cabos, quanto a mim, aos meus gostos pessoais, têm melhores características do que os que eu tinha.

Relativamente ao cabo de coluna cat5, ainda está em testes, mas até agora não me agradou. Falta experimentar no sistema principal, pode ser que se dê melhor com as válvulas.

SergioRZ
28-08-2007, 11:45

Sérgio, será com todo o prazer, dada a curiosidade que tenho em ouvir o teu sistema. Combinámos depois por PM, talvez para a próxima semana, pode ser ? :Yes:

É que acabei de regressar de férias e isto demora um pouco a estabilizar :eheheh:

Obrigado.

Quando quiseres, apita :Yes:

RS
28-08-2007, 11:58
Quando quiseres, apita :Yes:

Ok. :Yes:

RS
28-08-2007, 12:02
Pois não se fabrica mesmo nada parecido porque era mesmo injustificável vender à bitola do preço de cabo dito audiófilo, uns cabos que custam apenas uma pequena fracção.

O que eu comprovo é que, nos meus dois sistemas, os cabos que eu fiz (IC's) estão para ficar, e quando mudo para os excelentes cabos que eu tinha antes, noto dificuldades em me reabituar ao som.

Qualquer um dos meus cabos, quanto a mim, aos meus gostos pessoais, têm melhores características do que os que eu tinha.

Relativamente ao cabo de coluna cat5, ainda está em testes, mas até agora não me agradou. Falta experimentar no sistema principal, pode ser que se dê melhor com as válvulas.

É isso mesmo .... eu já voltei a colocar os anteriores ICs (e mesmo os cabos de coluna) e também já não me consigo habituar ao som dos antigos cabos (comerciais).

Quanto aos de coluna, que cabos são esses de cat5 ?

Cumps

pjorgenunes
28-08-2007, 12:59
São cabos feitos a partir de cabo de rede UTP Cat 5. tenho 100m de cabo em casa para testar e tempo nem vê-lo... :duh:

Creio haver por aí muitos foristas que já fizeram / utilizam e que te poderão dar algumas dicas sobre projectos.

RS
28-08-2007, 14:06
Boas pjorgenunes,

Já sei do que estamos a falar. Neste momento não faz parte dos meus planos testar cabos de coluna desse tipo.

Cumps

RS
31-08-2007, 10:17
A saga continua.

Em paralelo com outras alterações de pormenor, algumas de pormaior, neste momento estão em "testes" uns ICs DIY de baixa capacidade, à semelhança dos outros, mas ICs balanceados (com fichas XLR).

Para já e apesar de ainda não ter encerrado este capítulo, os cabos XLR com esta arquitectura mantêm as mesmas características "sonoras" dos RCAs, permitindo-me assim beneficiar da ligação balanceada entre pré e power que no meu caso traz benefícios que para mim são claros em termos de qualidade de som.

Falta-me ainda testar se a distância entre os condutores (que na primeira implementação ficou algo exagerada) tem impacto ou não no som. Seguem os testes. Mas mesmo como está, o resultado é excelente.

Ainda em capítulo de cabos, estão já prontos para testar os cabos de coluna utilizando cabo coaxial de antena, mas com a alteração (as célebres resistências) referida noutro fórum que não devo (porque acho que posso) referir por aqui. Esta será a última (espero) eventual alteração ao meu sistema, que já está quase pronto. Desta evolução, por respeito que não por concordância, darei conta no outro espaço.

Das outras alterações que referi (apenas ao sistema, dado que na sala nem sequer uma almofada mudei) darei conta em outro tópico, quando as terminar. A saga está já perto do fim e o que posso dizer por agora é que como o meu sistema já está a tocar já me satisfaz completamente. Mas ainda há espaço para progressão. Entre aquilo que ouvi na loja quando comprei os meus equipamentos e o que consegui extrair dos mesmos em minha casa, a diferença é ... da noite para o dia ! Por isso o meu elevado grau de satisfação neste momento, tendo em conta o investimento (reduzido) efectuado no sistema todo.

Cumps

pjorgenunes
31-08-2007, 10:52
RS,

Creio que podes sem qualquer problema partilhar aqui os conhecimentos obtidos noutras andanças mesmo que se trate de outro forum.

Este parece-me ser claramente o objectivo destes forums e internet em geral em que não se cobra propriedade intelectual e na maioria dos casos as pessoas andam mais por "carolice" que por algum interesse obscuro.

Se achares conveniente poderás solicitar "permissão" a quem debitou a informação que possuis mas partilha lá isso que estamos sempre interessados em ocupar o tempo nestas coisas.

Temos é que andar (para a frente, para o lado, para trás não interessa) porque parar é morrer :MrGreen:

É assim que se ganha experiência diria eu :eheheh:

PS - às vezes tb se rebentam umas coisas... pode ser que seja só um fusivel :eheheh: :-P

Siga o tópico (de preferência com esses cabos de coluna apresentados...) :lalala:

RS
31-08-2007, 12:17
Boas Paulo :Yes:

Eu não estou por aqui para abrir guerras com ninguém. Nem tão pouco, como acho que já deixei claro, entrar em cruzadas ou o que quiserem chamar, seja sobre o que for.

Gosto de ir à luta de uma boa "discussão" civilizada, mas fico-me por aí.

Já tive inclusivé um post preparado no outro fórum sobre a questão que referes, mas antes de carregar no botão pensei "Porque raio me vou meter nesta caldeirada ?!?!?!" ... e não me meti.

Enfim ... são pormenores ... de qualquer das formas já me referi a esses cabos aqui e voltarei a fazê-lo, se bem que como já disse reservo (por respeito que não por concordância) para o outro uma análise eventualmente mais detalhada. Mas que não deixarei de a referir aqui também. É que me desculpem, mas eu falar do que quero onde quero, acho que ainda é um direito que me assiste. Se alguém ficar aborrecido (que eu espero que não), é pena, pois como dizia o outro não havia necessidade.

Cumps

Pato
31-08-2007, 12:40
Para cortar o que pode ser um início, fica aqui a nossa posição e agradecemos que a respeitem e não voltem ao tema (tema esse que é a "propriedade intelectual" e não cabos sejam lá de que tipo forem, entenda-se):

- Os foruns regem-se por regras. Cada um tem a sua. A Administração do ForumHiFi, porque quer ser respeitada, não permite que se discutam regras ou utilizadores de outros espaços congéneres, como descrito nos Principios de Utilização do ForumHiFi (http://forumhifi.com/board/index.php?topic=5748.0).

Agradecemos a vossa compreensão.

Abraço

pjorgenunes
31-08-2007, 12:56
Assim será! Peço desculpa pela intervenção anterior embora não fosse minha intenção discutir quaisquer regras.

And now for medium size intermission... :eheheh:
.
.
.
.

Sigam os tópicos. :Yes:

RS
31-08-2007, 14:10
Compreendido perfeitamente. As minhas desculpas igualmente.

Quanto testar esses cabos darei conta.

Cumps

EDIT: Se a administração entender retirar dos meu posts as partes em incumprimento, pode fazê-lo sem qualquer problema da minha parte.

pjorgenunes
31-08-2007, 14:14
Eu idem, se calhar até é melhor. :Yes:

Pato
31-08-2007, 14:23
Para cortar o que pode ser um início(...)

:-*

Obrigado pela vossa compreensão.

Pato
31-08-2007, 17:07
Limpinho. :-*

Relativamente aos cabos com resistências, com pilhas, com condensadores, falem à vontade... sempre foi, sempre será! o:)

http://forumhifi.com/board/index.php/topic,5070.0.html

Nafty
31-08-2007, 18:13
Estimado Senhor pato:
Pois era exactamente o que eu dizia; Um cabos a pilhas para variar um pouco.
Só sou herónico a meias, na medida que eu não provei por não ter tempo e ter outras prioridades.
A verdade é que fiquei curioso. Um dia exprimentarei, não vá ser que o som seja um bombazo.
Cordealmente.
Nafty

Nafty
01-09-2007, 16:20
Estimados Senhores:
Esta é a minha secção favorita (DIY).
Como já dice anteriormente, este hobby só tem interesse se as pessoas fazem, constróiem, discutem entre si. Logo, e não menos importante, o encontro, a amizade. também não menos importante estão os comissios, os bebissios.
Não percebo porquê tanta coisa com a questão dos direitos de autoria e tanta história e mania com o pessoal DIY.
Pessoal, FAÇÃO!!!!!! Fação caixas, caixinhas ou caixões. Amplificadores Conversores, cabos , fixas ou qualquer coisa que os pareça. FAÇAM.
Eu pessoalmente, publicarei os esquemas do meu ultimo amplificador e não tenho nenhum problema que alguém o queira construir.
Quero compartir e cruzar as minhas ideias. Não tenho nenhum problema porque o amplificador que fiz, já não voltarei a fazer. Pelo menos que fique em arquivo e que alguém o melhore se for capaz.
FAÇÃO porque assim rompem um tigre de papel que é o medo.
FAÇÃO porque chove, porque faz sol, porque é o dia dos meus anos, porque é segunda feira ou porque tenho dor de cabeça.
Sigo dizendo que este hobby de DIY se deveria unir e encontrar mais assim como promover eventos. Sim, é verdade que muitos estão receosos com os seus segredinhos e mesquinheses. Eu francamente já passei essa fase.
Penso ajudar a todos os que queirão fazer coisas sem nehum tipo de vantagem económica ou outra. Que o conhecimento fluia e que as gentes se encontrem.
Estou farto de tanto ocultismo e segredismo.
O QUE ESTÃO Á ESPERA DE METER AS MÃOS NA MASSA?
FAÇÃO.
Cordealmente.
Nafty

Mellowship
01-09-2007, 17:24

É isso mesmo .... eu já voltei a colocar os anteriores ICs (e mesmo os cabos de coluna) e também já não me consigo habituar ao som dos antigos cabos (comerciais).

Quanto aos de coluna, que cabos são esses de cat5 ?

Cumps

Os cabos de coluna Cat5 usam o vulgar cabo de rede, 2 m de cabo para cada contacto. Nada mais simples.

Nafty
02-09-2007, 15:07
Senhore@s:
Parece que isto de fazer e incitar a fazer é quase subsersivo.
Pois que assim seija. Já sendo subsersivo, vamos a sê-lo na totalidade, porque estas coisas ou se fazem na totalidade ou melhor não fazê-las.
Ainda mais lenha com a promessa que haverá muita mais:
www.codrive.com
www.welbornelabs.com
www.web-span.com/alk
www.marchandelec.com
www.speakercity.com
www.classicaudiorepro.com
www.adireaudio.com
www.echobusters.com
www.reference3a.com
www.beigebag.com
www.hifido.co.jp
www.soniccraft.com
www.meniscusaudio.com
www.upscaleaudio.com
www.warrengregoire.com
www.perpetualtechnologies.com
www.saelig.com
www.speakerbits.com
www.ht-audio.com
www.vidsonix.com
www.libinist.com
www.swanspeaker.com
www.usheraudio.com
www.fountek.net
www.audiomatica.com
www.nelsonaudio.cn
www.northcreekmusic.com
www.mcminone.com
www.pnfaudio.com
Bom, isto como apiritivo.
Não quero que os falte nada.
Há mais.
Cordealmente.
Nafty

Pato
02-09-2007, 17:18
Limpo.

Re-reforço o meu pedido e o do Movie: cabos com pilhas, resistências, condensadores, resina epoxica, saliva, molho à espanhola, whatever, falem como se não houvesse amanhã.

Sobre opções, medidas, estratégias de gestão e respectivo posicionamento no mercado de foruns congéneres e/ou a conduta dos seus users, POR FAVOR não.

Abraço

Luís

Tube_Dude
03-09-2007, 12:56
Ainda em capítulo de cabos, estão já prontos para testar os cabos de coluna utilizando cabo coaxial de antena, mas com a alteração (as célebres resistências) referida noutro fórum que não devo (porque acho que posso) referir por aqui.

Meu caro RS

Então que cabos são esses com resistências, agora deixaste-me intrigado.

E mais intrigado fiquei por dizeres que não podes falar neles aqui, estaremos perante algum "segredo de Estado".

Acho que para quem como tu usa cabos de baixa capacidade ,os quais eu partilhei com a comunidade , essa espécie de "fazer caixinha" não te fica nada bem. 8)

Abraço

Jorge

Nafty
03-09-2007, 13:19
Estimados Senhore@s
já estamos com as rediculezes de sempre.
Já estou a ver; Um cabo de alto segredo, fechado num cofre forte com uma chave exclusiva só para gente especial (patos) e que muito possivelmente teem que usar productos exclusivos que só se encontrão em tal sitio porque é um folano que os trás do planeta vermelho onde a pressão é de tal............
Sim, por vezes os segredos es as caixas fechadas só pretendem tapar uma coisa;NADA.
Logo veem aqui falar de direitos de autor das rodas redondas.
Nada novo debaixo do sol.
Cordealmente.
Nafty

P.S. he pá, acabo de inventar uma roda nova; a roda quadrada. Tem um salavanco menos que a roda triangular.

Mellowship
03-09-2007, 13:21
Limpo.

Re-reforço o meu pedido e o do Movie: cabos com pilhas, resistências, condensadores, resina epoxica, saliva, molho à espanhola, whatever, falem como se não houvesse amanhã.

Sobre opções, medidas, estratégias de gestão e respectivo posicionamento no mercado de foruns congéneres e/ou a conduta dos seus users, POR FAVOR não.

Abraço

Luís

:eheheh: :eheheh: :eheheh:

Estou para testar os meus cabos com molho de francesinha, à moda do Porto. Ouvi dizer que ficam com um som mais quente.

Pato
03-09-2007, 13:24
(...)P.S. he pá, acabo de inventar uma roda nova; a roda quadrada. Tem um salavanco menos que a roda triangular.

A mais? Ou a minha geometria é inversamente proporcional ao sabor delicioso de uns calamares acompanhados por uma caña gelada?

Tube_Dude
03-09-2007, 13:25
he pá, acabo de inventar uma roda nova; a roda quadrada. Tem um salavanco menos que a roda triangular.

Meu caro Nafty

É com prazer que te releio, depois de um período de férias 8)

E então essa roda tem dado bons resultados? Pode-se falar nela? :-P

Abraço

Jorge

Tube_Dude
03-09-2007, 13:28
Estou para testar os meus cabos com molho de francesinha, à moda do Porto.

Meu caro Mellowship

Por falar em francesinhas, não te vi no "Sixties" . :-P

Abraço

Jorge

RS
03-09-2007, 14:01
Ainda em capítulo de cabos, estão já prontos para testar os cabos de coluna utilizando cabo coaxial de antena, mas com a alteração (as célebres resistências) referida noutro fórum que não devo (porque acho que posso) referir por aqui.

Meu caro RS

Então que cabos são esses com resistências, agora deixaste-me intrigado.

E mais intrigado fiquei por dizeres que não podes falar neles aqui, estaremos perante algum "segredo de Estado".

Acho que para quem como tu usa cabos de baixa capacidade ,os quais eu partilhei com a comunidade , essa espécie de "fazer caixinha" não te fica nada bem. 8)

Abraço

Jorge

Caro Jorge,

Esses cabos com resistências foram apresentados pelo Solid State One no fórum audiomania.

Quanto ao resto nada mais haverá a dizer, excepto falar sobre os mesmos após os testes que prevejo efectuar durante esta semana.

Se necessitares de mais algum esclarecimento, penso que por PM talvez seja mais adequado, dado que de outra forma consistirá numa violação às regras deste fórum.

PS: reli o que escrevi e já parecia o Pato :eheheh:

Cumps

sevencom
03-09-2007, 14:05
Bom, em relação a cabos DIY não vou falar ( eu e o Pato já tivemos uma conversa pé de orelha, e percebo a posição da administração do fórum ).
Mas em relação às tais resistências, posso dizer que experimentei ligados em paralelo com o meu cabo de coluna residente e fiquei muito surpreendido.
Mais controle na gama baixa, mais espaço entre os instrumentos e um palco mais alargado. Uma bela surpresa.
Mas como não há bela sem senão, com os valores das resistências iniciais que testei, notava uma ligeira compressão. Exprimentei vários valores, e fiquei por 260 ohm, 2 w, que foram os valores onde a tal compressão é praticamente imperceptivel.
No meu sistema resultou, mas penso que os resultados serão variados e até nulos ou prejudiciais, conforme os sistemas, assim como os valores das resistencias poderão ser diferentes de sistema para sistema.
Não pesco puto disto, portanto não vou dar explicações técnicas, apenas o que constatei na prática. Talvez o pessoal mais técnico possa dar esse tipo de explicações.
Mas que cá moram no meu sistema, e não vão sair, isso é um facto.

Um abraço

Pato
03-09-2007, 14:16
Seven,

E pôr uma lampada daquelas piquenas? Não é uma resistência também? Assim até dava luz e ficava mais bonito. :MrGreen:

Desculpem lá mas é só para desanuviar. :duh2:

RS
03-09-2007, 14:20
Bom, em relação a cabos DIY não vou falar ( eu e o Pato já tivemos uma conversa pé de orelha, e percebo a posição da administração do fórum ).
Mas em relação às tais resistências, posso dizer que experimentei ligados em paralelo com o meu cabo de coluna residente e fiquei muito surpreendido.
Mais controle na gama baixa, mais espaço entre os instrumentos e um palco mais alargado. Uma bela surpresa.
Mas como não há bela sem senão, com os valores das resistências iniciais que testei, notava uma ligeira compressão. Exprimentei vários valores, e fiquei por 260 ohm, 2 w, que foram os valores onde a tal compressão é praticamente imperceptivel.
No meu sistema resultou, mas penso que os resultados serão variados e até nulos ou prejudiciais, conforme os sistemas, assim como os valores das resistencias poderão ser diferentes de sistema para sistema.
Não pesco puto disto, portanto não vou dar explicações técnicas, apenas o que constatei na prática. Talvez o pessoal mais técnico possa dar esse tipo de explicações.
Mas que cá moram no meu sistema, e não vão sair, isso é um facto.

Um abraço

Caro sevencom,

Já tinha tido oportunidade de ler a tua apreciação a este tipo de cabos, mas já não me recordo do sistema que possuis. Podes por favor indicar, só por curiosidade ?

Obrigado

RS
03-09-2007, 14:23
E pôr uma lampada daquelas piquenas? Não é uma resistência também? Assim até dava luz e ficava mais bonito. :MrGreen:

É o chamado "som Ambilight" :eheheh:

Cumps

sevencom
03-09-2007, 14:27
Pato,

Estamos com piadinhas, é? :devil:
Pois, se quiseres pões não uma, mas muitas lampadas, enrolas á volta da arvore de natal, e voilá, melhor que as lampadas de natal do chineses.
Mas faz a experiência, custa quase zero e sabe-se lá, podes vir a gostar. E vê o lado bom, ainda podes aproveitar os cabos de coluna para assar o chouriço para acompanhar as bejecas. :MrGreen:

RS,

Em relação ao meu sistema é, amp: AA 305DA, Col: Wharfedale Evo 30 ( terminais e cablagem alteradas ), e cabos de col: Solitone.

Um abraço

Pato
03-09-2007, 14:33
FOCK!!!

É isso mesmo!!! :luz: Vou ligar o amp às colunas com uma gambiarra! :ena:

Tube Dude, temos pena mas foste ultrapassado na tua capacidade criativa, nem os 40 anos de experiência te valem perante esta descoberta. 8)

RS
03-09-2007, 14:40
FOCK!!!

Tube Dude, temos pena mas foste ultrapassado na tua capacidade criativa, nem os 40 anos de experiência te valem perante esta descoberta. 8)

Eu no teu lugar tirava mesmo era as colunas e deixava só a gambiarra :devil: biggrin: biggrin:

PS: É mesmo só a brincar. Não contra-ataques ... please ... :eheheh:

Cumps

sevencom
03-09-2007, 14:55
FOCK!!!

Eu no teu lugar tirava mesmo era as colunas e deixava só a gambiarra :devil: biggrin: biggrin:

PS: É mesmo só a brincar. Não contra-ataques ... please ... :eheheh:

Cumps

Boa ideia, penso que o sistema do Pato tem elementos a mais. Aquele Amp não precisa de colunas. Acho que as devia substituir por.....................resistencias. :luz:

Nafty
03-09-2007, 16:06
Senhor Sevencom.
O que voçê tem é uma ressonancia de sala porque as colunas não casão com a sala. Então voçê mata as moscas a tiro de canhão. Uma resistencia de 270 Ohmios 2 W, não sei nem como ainda não arderão. Que potencias usa normalmente? Bom, por agora e até que essas resistencias cheirem a esturro, voçê está a tirar ao lixo uma quantidade de potencia importante.
A resistencia deve estar a fazer de filtro e compensar a resposta da sala.
Voçê busque umas colunas de acordo á sua sala e verá que dimensão, explendor, separação, etc, etc. Quero sublinhar que estes termos não valem para nada e que não definem nada. O que há, é um TIMBRE fiável ou menos fiável ou simplesmente virtual.
Senhor Sevencom, voçê mesmo disse que não sabe.
Eu respeito muitissimo a sua humildade e como tal, le dou uma resposta séria.
O que voçê está a fazer com a resistencia é acrescentar um filtro que compensa deficiencias da sala. Está a tirar um monte de potencia que se decipa pela resistencia enquanto dure.
Senhor Sevencom, compre umas colunas adequadas á sua sala e não umas colunas que le aconcelhe o guro do bairro ou da revista.
Cordealmente.
Nafty

RS
03-09-2007, 16:41
Caro Nafty,

O que é que é filtrado pela referida resistência ?

Obrigado,

sevencom
03-09-2007, 16:41
Mas, Nafty

Esclareça-me uma coisa. Você próprio colocou um link de um cabo DIY com uma resistência de 330 ohm, 2w em paralelo e recomendou que experimentassemos.
Agora fiquei confuso. Afinal o cabo que indicou está mal construído e você não reparou, ou há aqui qualquer coisa que me ultrapassa?
Por favor esclareça-me, que você agora baralhou-me completamente.

Um abraço

Tube_Dude
03-09-2007, 17:28
Talvez o pessoal mais técnico possa dar esse tipo de explicações.

Meu caro sevencom

Deixa ver se percebi bem.

Liga-se uma resistência de 260 Ohms em paralelo com o cabo de coluna, pois em série não seria possivel , e Bingo!... O som melhora? ::)

É isso?

Abraço

Jorge

RS
03-09-2007, 17:50

Meu caro sevencom

Liga-se uma resistência de 260 Ohms em paralelo com o cabo de coluna, pois em série não seria possivel , e Bingo!... O som melhora? ::)

É isso?

Abraço

Jorge

Sim. Supostamente, porque ainda não testei, é isso que deverá acontecer. Não é suposto ser uma verdade universal, mas é suposto acontecer em alguns casos.

Cumps

Tube_Dude
03-09-2007, 18:00
Sim. Supostamente, porque ainda não testei, é isso que deverá acontecer. Não é suposto ser uma verdade universal, mas é suposto acontecer em alguns casos.

Meu caro RS

Mas para que suceda uma melhoria terá que haver uma razão técnica para isso,e o adicionar uma carga de 260 Ohms ao amplificador apenas o vai fazer fornecer mais corrente .

Numa excursão de 35 Volts de pico terá que fornecer mais ~135 mA do que devia em função da carga da coluna sózinha , o que óbviamente vai aumentar a distorção.

Tens alguma razão técnica que defenda a sua inclusão?

Abraço

Jorge

PS: em relação à PM , apenas te posso dizer que estás redondamente enganado , e só posso simpatizar com alguém , que como tu , usa cabos de baixa capacidade... 8)

sevencom
03-09-2007, 18:04

Meu caro sevencom

É isso?

Abraço

Jorge

Caro Jorge

Por favor não goze aqui com o ignorante ( estou a brincar ). :MrGreen:
Como deve imaginar esta não é uma ideia minha, foi uma ideia adaptada de 2 receitas de cabos DIY, e não me vou alongar aqui.
Na verdade a resposta é sim, mudou e já cá passaram 2 pessoas destas andanças e foram unanimes ( em blind test, do qual sou adepto ) que mudou.
E ambas foram da mesma opinião do que eu, é que foi para melhor. Como digo eu não percebo nada disto, mas se os entendidos me disserem que posso ter o sistema em risco, devido a esta experiencia, obviamente que os retiro.
Agora em relação ao que o nafty disse, fiquei, concerteza com a pulga na orelha, porque obviamente que ele é entendido num campo que não domino.
Mas não noto qualquer perda na potencia do amp, mas também não ando com o sistema a rebentar com as paredes ( e com os vizinhos ), nos volumes que oiço não noto a perda de força ou potencia do amp. Com ou sem resistencias, em termos de potencia me parece igual.
Mas que as diferenças são bem audiveis, lá isso são.

Abraço

RS
03-09-2007, 18:19
Caro Jorge,

Não tenho nenhuma razão técnica que defenda a sua inclusão.

PS: Assunto da PM resolvido ao telefone. 1 Abraço.

Orpheus
03-09-2007, 18:31
http://forums.torrentspy.com/images/smilies/spyme.gif

Tube_Dude
03-09-2007, 18:43
Na verdade a resposta é sim, mudou e já cá passaram 2 pessoas destas andanças e foram unanimes ( em blind test, do qual sou adepto ) que mudou.

Caro Sevencom

Uma pergunta, esse cabo foi ouvido com e sem a inclusão da resistência?

Ou é apenas em comparação com outro cabo?

[[ Como digo eu não percebo nada disto, mas se os entendidos me disserem que posso ter o sistema em risco, devido a esta experiencia, obviamente que os retiro.]]

Por aí podes dormir descansado, o sistema não está em risco.

[[ Mas não noto qualquer perda na potencia do amp ]]

Claro que não notas , mas o amp , que é uma fonte de voltagem constante, vai ter de fornecer mais corrente e como tal aumentar a distorção.

Jorge

Mellowship
03-09-2007, 18:43
Estou para testar os meus cabos com molho de francesinha, à moda do Porto.

Meu caro Mellowship

Por falar em francesinhas, não te vi no "Sixties" . :-P

Abraço

Jorge

Por acaso só lá fui uma vez em Agosto. Fiquei-me mais pelo mítico Contrabaixo! (eles lá têm B&W)

Acrescento: e belas cervejas!

Abraço!

Tube_Dude
03-09-2007, 18:50
Por acaso só lá fui uma vez em Agosto. Fiquei-me mais pelo mítico Contrabaixo! (eles lá têm B&W)

Eles têm B&W, J&B, Jameson, Jack Daniels. etc... :-P

Este ano não visitei o meu amigo Chico Jorge, estive lá muito pouco tempo .

Jorge

sevencom
03-09-2007, 19:08
Caro Sevencom

Uma pergunta, esse cabo foi ouvido com e sem a inclusão da resistência?

Ou é apenas em comparação com outro cabo?

Caro Jorge

Estamos a falar sempre do mesmo cabo e equipamento, e foi ouvido com e sem resistencias várias vezes sem informar as pessoas se estava com ou sem resistencias.
E nas várias vezes que se colocou e retirou as resistencias, foi dos poucos blind tests onde as pessoas não erraram nunca como estava a tocar. É como digo, caro Jorge, as mudanças são muito evidentes.

[[ Como digo eu não percebo nada disto, mas se os entendidos me disserem que posso ter o sistema em risco, devido a esta experiencia, obviamente que os retiro.]]

Por aí podes dormir descansado, o sistema não está em risco.

Uff, ainda bem, o que o Nafty escreveu atrás assustou-me.

[[ Mas não noto qualquer perda na potencia do amp ]]

Claro que não notas , mas o amp , que é uma fonte de voltagem constante, vai ter de fornecer mais corrente e como tal aumentar a distorção.

Jorge

Bom, eu não sei explicar, mas esta "distorção" melhorou o resultado final. Serão bruxas? :eheheh:
Que as há, há, digo eu.

Abraço

Neves

Pato
03-09-2007, 21:12
http://forums.torrentspy.com/images/smilies/spyme.gif

Tube_Dude
03-09-2007, 21:35
Bom, eu não sei explicar, mas esta "distorção" melhorou o resultado final. Serão bruxas? :eheheh:

OK! Resumindo.

Afirmas peremptóriamente, embora sem nenhuma justificação ciêntifica, que uma resistência de 260 Ohms em paralelo com as colunas melhora o som.

Só temo , que este valor rápidamente se venha a esgotar no mercado nacional , pois será o upgrade mais barato da história do Audio.

Mas também como eu não estou a pensar testar , por já saber qual o resultado e não acreditar em bruxas ... 8)

Jorge

sevencom
03-09-2007, 21:54
Calma, Jorge. O que afirmo é que eu e mais 2 pessoas que cá estiveram em casa ( e um deles tem um sistema que eu considero já muito bom, portanto dou muita credibilidade à sua opinião ) têm a opinião que este "upgrade" melhora a performance do meu sistema.
Também é verdade que é um sistema humilde, algo banal, mas não toca mal para o que custou, pois também já ouvi umas coisas por aí ( não o teu sistema, que por aqui é tão elogiado ).
E em relação a cepticismo, tenho um colega cujo o pai é um profissional de electrónica, vive de reparação de equipamentos ( está reformada, acho que trabalhava em equipamentos de rádio ) e por aquilo que me vão dizendo a pessoa é mesmo boa naquilo que faz e é muito entendida nesta area.
Quando o filho lhe falou em cabos solid core e interconnects com Cat 5, e cabos XPTO, etc, o homem só disse: Vocês do audio são uma cambada de malucos, os cabos são todos iguais, isso toca com qualquer cabo. :MrGreen:
Se calhar ele tem razão. Porque não metemos fio de candeeiro, e não pensamos mais nisso.

Abraço

Tube_Dude
03-09-2007, 22:09
Calma, Jorge.

Estou calmíssimo! 8)

Apenas , até hoje nunca encontrei nenhum upgrade REAL , que não tenha uma base teórica ciêntifica que o suporte.

Mas de uma coisa estou certo, se as resistências "tiverem" algum papel positivo, então elas passarão a "prova do tempo" , como a passaram os cabos de baixa capacidade e no futuro serão usadas por todos ou quase... ;)

Jorge

Mellowship
03-09-2007, 22:18
Resistências??? Em cabos??? É milagre!!!

sonuz
03-09-2007, 22:21
Viva Tube!

Também temos que ver que nem toda a gente sabe das explicações ciêntificas que estão por trás de determinadas opções técnicas, como tu e outras pessoas tão bem sabem, e o transmitem a outros.
Se perguntares aqui qual é a explicação ciêntifica que está subjacente aos cabos de baixa capacidade e a sua interacção com o amp, vais ver as respostas... até minha... :-X
Em todo caso, e como tu dizes, é um upgrade (ou não) tão barato, que experimentar não custa... e as explicações ficam para quem as souber dar.

Abraço.

Tube_Dude
03-09-2007, 22:23
Resistências??? Em cabos??? É milagre!!!

Acontecem a toda a hora... 8)

Tube_Dude
03-09-2007, 22:28
Em todo caso, e como tu dizes, é um upgrade (ou não) tão barato, que experimentar não custa... e as explicações ficam para quem as souber dar.

Olá Sonus

Claro que experimentar não custa e sempre se aprende algo no processo. 100% de acordo.

Mas então, não há ninguém que saiba dar essas tão aguardadas explicações? signhere:

Abraço

Jorge

sonuz
03-09-2007, 22:40
Mas então, não há ninguém que saiba dar essas tão aguardadas explicações? signhere:
Abraço
Jorge

Tube, estou a ver que não acompanhaste este tópico nestes 2 últimos dias... 8)

Tube_Dude
03-09-2007, 22:45
Tube, estou a ver que não acompanhaste este tópico nestes 2 últimos dias... 8)

Em Vilamoura não tenho Net... 8)

Mas em contrapartida havia muito "Material Audivel" Inglês... :drool:

SergioRZ
03-09-2007, 23:02
Apenas , até hoje nunca encontrei nenhum upgrade REAL , que não tenha uma base teórica ciêntifica que o suporte.

Tube, não me leves a mal ehehehehhe mas a base teórica científica é à vontade do freguês...

Se não existe consenso sobre o que é um upgrade, está demonstrada a base científica :eheheh: :Yes:

Tube_Dude
03-09-2007, 23:07
Se não existe consenso sobre o que é um upgrade, está demonstrada a base científica :eheheh: :Yes:

É o Relativismo em todo o seu esplendor... 8)

Por isso , hoje passei a tarde a andar de moto e mandei o Audio "ás urtigas"... :-P

SergioRZ
03-09-2007, 23:20
Relativismo? Não... puro Método Científico. :)

Não existe ciência sem destino...

Orpheus
03-09-2007, 23:28
http://forums.torrentspy.com/images/smilies/5821542753.gif

Tube_Dude
03-09-2007, 23:35

Neste momento o meu , é a cama... 8)

Orpheus
03-09-2007, 23:36

Neste momento , o meu é a cama... 8)

Palavras Sábias. :luz:

Edmundo Alves
04-09-2007, 01:15
Será útil para a discussão?

http://www.roger-russell.com/wire/wire.htm

Parece ser uma posição calma e desinteressada.

Cumprimentos

Edmundo Alves

slasmes
04-09-2007, 07:09
Calma, Jorge.

Estou calmíssimo! 8)

Mas de uma coisa estou certo, se as resistências "tiverem" algum papel positivo, então elas passarão a "prova do tempo" , como a passaram os cabos de baixa capacidade e no futuro serão usadas por todos ou quase... ;)

Jorge
Jorge a base teórica e ciêntifica que queres não te posso dar, mas com "gaijas" boas quando há resistência normalmente é melhor. :luz: :eheheh:
Um abraço
Messias

Pato
04-09-2007, 08:01
http://www.ptsoundlab.com/cables/enceintes/cablecat5/cablemultipaires.htm

E alguém me pode explicar o porquê e quais os seus efeitos de colocar uma pilha de 9 volts? :huum:

Nafty
04-09-2007, 08:06
Estimados todo@s
Em efeito o que eu dice foi uma estupidez porque assumi de forma erronea que a resistencia se colocava em série e não em paralelo.
Por isso não me saíam as contas e não entendia como é que a resistencia não se transformou em torresmo. Sorry dudes.
Uma resitencia de 260 ohmios em paralelo.
Caramba, tenhos umas quantas de 12W não bobinadas e não inductivas e se faz falta ponho-les umas patas douradas.
Isto seria uma bombaaaaaa. Custaram-me $$$$ x %$$$ + $$$$$.....he páaaa agora sim que vou encher as arcas.

Eu publiquei ha tempo um link de uma montagem de origem francesa de boa fonte sobre ums cabos com bobinas e resistencias. Sim, também tinha uma pilha. como era exoctico me chamou á atenção. Agora, essa resistencia não ia só.
Assim que ou copiamos tudo ou não copiamos nada. A resistencia fazia parte de um filtro. Façam favor de analizar o esquema.
Quanto á pilha é um bias. É uma práctica que se utilisa para cabos longos estarem submetidos a um potencial de forma que não fucionem como antena. Agora, esta práctica nunca se utilizou para esta aplicação porque não tem sentido. Enfim, os esquemas da montagem estão aí e quanto muito seria interessante provar todo esse exoctismo.
Cordealmente.
Nafty

Nafty
04-09-2007, 08:17
Boa, é essa que publica o Senhor Pato.
Não me digão que isso está a bater forte na praça :huum: :huum:
Cordealmente.
Nafty

Pato
04-09-2007, 08:22
Coitado do RS... ser apelidado de "praça"! :eheheh:

RS
04-09-2007, 08:29
... e logo eu que fiquei "incapacitado" para todo o serviço militar ... :eheheh:

Bem, ontem após ter falado com o Tube Dude, já começei o teste aos cabos. Já lá estão instalados e a tocar (neste momento com as ditas cujas das resistências).

Para já nada estourou :MrGreen:

Cumps

Tube_Dude
04-09-2007, 08:30
Quanto á pilha é um bias. É uma práctica que se utilisa para cabos longos estarem submetidos a um potencial de forma que não fucionem como antena. Agora, esta práctica nunca se utilizou para esta aplicação porque não tem sentido.

Precisamente, Nafty

Como vês, Pato, já está respondido .

Nem digo mais nada... 8)

Jorge

Nafty
04-09-2007, 08:33
Estimados todo@s.
Estou completamente fora de jogo.
Vamos a ver, alguém está a construir este cabo?
Qual é o resultado?
Cordealmente.
Nafty

sevencom
04-09-2007, 08:36
Eu publiquei ha tempo um link de uma montagem de origem francesa de boa fonte sobre ums cabos com bobinas e resistencias. Sim, também tinha uma pilha. como era exoctico me chamou á atenção. Agora, essa resistencia não ia só.
Assim que ou copiamos tudo ou não copiamos nada. A resistencia fazia parte de um filtro. Façam favor de analizar o esquema.
Nafty

Nafty,

Uma pergunta, como a maioria dos amplificadores tem uma bobine na saída, tema que se fala aqui http://forumhifi.com/board/index.php/topic,3887.0.html, e no meu amplificador já verifiquei que também tem, no caso deste cabo DIY não será adicionar uma bobine a outro já existente no próprio amplificador?
Desculpe a pergunta, mas estou a tentar perceber porque tenho resultados tão positivos com a simples adição de uma resistência.

PS: Não me trate por senhor, como se costuma dizer aqui o Senhor está no céu.

Abraço

Pato
04-09-2007, 08:38
Señor Nafty,

O RS é que está a testar um cabo coxial para coluna com uma resistência em paralelo.

O Seven testou a aplicação de uma resistência no cabo Solitone dele.

Penso que é isto...

RS
04-09-2007, 08:40
O RS é que está a testar um cabo coxial para coluna com uma resistência em paralelo.

Sim, é isso mesmo.

Cumps

Nafty
04-09-2007, 09:16
Estimado@s todos
Que confusão......
O Senhor RS está a provar uns coaxiais numas colunas com uma resistencia em paralelo. Podem descrever exactamente a montagem? Que tipode coaxial emprega e como liga.

Senhor sevencom, essas bobines não teem nada que ver com as do amplificador. Esqueça-se do que o seu amplificador possa ter dentro.
Se quiser fazer o cabo, deve fazer tal como está integralmente.

Cordealmente
Nafty

RS
04-09-2007, 10:42
Estimado@s todos
Que confusão......
O Senhor RS está a provar uns coaxiais numas colunas com uma resistencia em paralelo. Podem descrever exactamente a montagem? Que tipode coaxial emprega e como liga.

Caro Nafty,

Vejamos: eu já utilizo cabos coaxiais nas minhas colunas à algum tempo. Estes cabos consistem apenas no condutor interior (que é cobre solid core) e o respectivo isolamento que são "retirados" de cabo de antena coaxial normal (elimana-se portanto, as malhas, o aluminio e isolamento exterior). Dois cabos para cada coluna, mantidos paralelos entre si (no meu caso presente, juntinhos um ao outro e unidos por fita cola em cada 20 a 30 cm). Estes cabos deverão ter uma dimensão de preferência menor ou igual a 2 metros. São os denominados cabos solid core de baixa capacidade.

A questão em "jogo" é se a colocação de uma resistência de 300 Ohm (no caso são 2 resistências de 150 Ohm / 2 W (em série entre si)) em paralelo com este cabo é capaz (ou não) de trazer melhorias ao som.

Reparem que eu referi melhorias. Diferenças serão expectáveis, já que mudando um parâmetro tal seria suposto. Resta avaliar se essas diferenças expectáveis serão melhorias. É isso que eu estou a avaliar.

Aproveito igualmente para dizer que na minha opinião um dos pilares da ciência é experimentação. Interessa-me neste momento é eu experimentá-los e eu tirar as minhas conclusões.

Cumps

Nafty
04-09-2007, 11:12
Senhor RS

O facto é que eu tenho um artigo muito interessante e de muito boa fonte que apontão aos cabos de 75 Ohmios como os que melhores resultados teem v/s distorção por interacção. MIeeeerrrrrr------não tenho ADSL disponivel em casa para mandar. Brrrrr a samana que vem. É curioso que nesse artigo em concreto chumbão todos os cabos audiophililililos e passão os coaxiais de 75 Ohmios e um supra 2.1 pela tangente.
Bom, é um caso para estudar.
O artigo é de world electronics e quando eu o li, recordo-me que não tinha argumentos para rebater.
Cordealmente.
Nafty

RS
04-09-2007, 11:20
Caro Nafty,

Deverá ser um artigo interessante sem dúvida. Quando tiver hipótese, por favor coloque-o à nossa disposição.

Quantos à colocação das ditas resistências, que comentários é que faria (sem os ter testado) ?

Reparem igualmente que "chamei" estes cabos à discussão, exactamente para serem discutidos.

Cumps

Pato
04-09-2007, 11:24
Estamos a reparar...

aminharadio
04-09-2007, 11:53
Será útil para a discussão?

http://www.roger-russell.com/wire/wire.htm

Parece ser uma posição calma e desinteressada.

Artigo muito interessante e a ler com atenção.

Logo na introdução pode ler-se uma observação de extrema importância:

"Resistance in the speaker circuit is the key factor that determines loudspeaker performance. The loudspeaker circuit includes the connecting wire between the amplifier terminals and the speaker terminals, the amplifier internal impedance and the impedance of the speaker system.
There's also contact resistance at the connecting terminals of the amplifier and speaker system. ("

Não é fácil optimizar todos estes factores, não existem dois amplificadores iguais e a impedância dos alto-falantes e filtros em função da frequência varia de forma inusitada...
Adicione-se a resistência do cabo, as perdas introduzidas pelas fichas, ligações internas entre os filtros e os alto-falantes, resistência interna do amplificador, etc, etc.

Daí que a ligação entre um amplificador e um par de colunas seja algo que vai muito para além de um simples cabo ou um par de fichas.

Cumps,

António Silva

Tube_Dude
04-09-2007, 12:07
Daí que a ligação entre um amplificador e um par de colunas seja algo que vai muito para além de um simples cabo ou um par de fichas.

Absolutamente , meu caro António.

O interface colunas amplificador é de facto o mais complicado e interactivo de um sistema de Audio.

Nele , o amplificador além de fornecer à coluna a corrente necessária para elas funcionarem sem haver distorção na onda do sinal de saída , tem ao mesmo tempo de absorver a força-contra-electromotriz dos altifalantes.

Ora fazer duas coisas ao mesmo tempo , sem haver intermodulação , não está ao alcance de qualquer um(amp).

É aqui que se distinguem os homens , dos rapazes... 8)

Abraço

Jorge

Nafty
04-09-2007, 14:40
Senhor Dude Jorge
Pois para mim também é um prazer vë-lo de volta á guerra.
Sim, já tinha saudades suas, homem.
Que tal essa vacas? Digo vacaciones.
Caramba, as saudades que tenho eu de uma dessas sardinhadas de verão com pimento assado e batata cozida e logo cortir a bebedeira ao sol:eheheh: :eheheh: :eheheh:

Pois nada RS e o demais pessoal da pesada, eu sou exceptico (muito) porque as contas não me saem. Até que eu considere que esse fenómeno seija um facto, eu sou do club dos excepticos.
Agora se voçes creem no que afirmão e no que fazem, pois, Full Steam Ahead.Muita coisa foi descoberta investigando feitos inexplicaveis. Dito isto, também que dizer que não tenho fé e não acredito em fantasmas. assim que se esse fenómeno é um feito, então isso se tem que estudar muito bem porque a ciencia tem que explicá-lo.
Bom, eu aponto-me para ver e ouvir.
Cordealmente.
Nafty

SergioRZ
04-09-2007, 15:12
A ciência tem de explicar o quê? A subjectividade do ouvinte? :naosei:

Porque é que aquilo que o ouvinte X gosta é científico, e o que o ouvinte Y gosta é bruxaria???? :o

sevencom
04-09-2007, 16:01
Senhor Dude Jorge
Pois para mim também é um prazer vë-lo de volta á guerra.
Sim, já tinha saudades suas, homem.
Que tal essa vacas? Digo vacaciones.
Caramba, as saudades que tenho eu de uma dessas sardinhadas de verão com pimento assado e batata cozida e logo cortir a bebedeira ao sol:eheheh: :eheheh: :eheheh:

Pois nada RS e o demais pessoal da pesada, eu sou exceptico (muito) porque as contas não me saem. Até que eu considere que esse fenómeno seija um facto, eu sou do club dos excepticos.
Agora se voçes creem no que afirmão e no que fazem, pois, Full Steam Ahead.Muita coisa foi descoberta investigando feitos inexplicaveis. Dito isto, também que dizer que não tenho fé e não acredito em fantasmas. assim que se esse fenómeno é um feito, então isso se tem que estudar muito bem porque a ciencia tem que explicá-lo.
Bom, eu aponto-me para ver e ouvir.
Cordealmente.
Nafty

Eu aqui tenho de estar de acordo com o Nafty e o Tube Dude. Todos ou quase todos os fenomenos tem uma base cientifica plausivel ( excepto quando entramos no divino, mas adiante ), mas não podendo explicar cientificamente, mas apenas abordar o tema de um modo empirico, digo que tem resultados no meu sistema que me espantaram. Também digo, que pessoas que não vou identificar, também experimentaram e tiveram resultados diversos, uns muito positivos outros menos, mas com resultados algo inesperados. E por aqui me fico, pois não ando aqui a vender peixe, apenas partilhei a minha experiencia.
Quem quiser experimente, quem não quiser que não o faça. Acho que ficamos todos felizes na mesma. o:)

Cumprimentos

RS
04-09-2007, 16:23
Caro sevencom,

Pois ainda bem que partilhaste a tua experiência. :Yes:

Pelo menos para mim, tal foi muito proveitoso, pois foi também a tua experiência (que já conhecia, mas não com o detalhe que aqui referiste) uma das razões que me levou a testar também este tipo de cabos.

Após os testes em curso (o meu sistema já está a tocar com estes cabos e com as resistências, mas falta ainda testar sem as ditas) darei conta das minhas conclusões.

Cumps

Pato
04-09-2007, 16:27
E para quem usa bi cablagem? :oops:

RS
04-09-2007, 16:35
Deixa de usar :naosei:

Não me digas que já experimentáste com as resistências ? :eheheh:

Cumps

sevencom
04-09-2007, 16:37

A pessoa vai à loja e troca um dos cabos por resistencias. :luz:
Custo zero. :eheheh:

RS
04-09-2007, 16:41
O interface colunas amplificador é de facto o mais complicado e interactivo de um sistema de Audio.

Nele , o amplificador além de fornecer à coluna a corrente necessária para elas funcionarem sem haver distorção na onda do sinal de saída , tem ao mesmo tempo de absorver a força-contra-electromotriz dos altifalantes.

Ora fazer duas coisas ao mesmo tempo , sem haver intermodulação , não está ao alcance de qualquer um(amp).

É aqui que se distinguem os homens , dos rapazes... 8)

Caro Jorge,

Em primeiro lugar, desculpa a pergunta de ignorante, mas o que é essa intermodulação ?

Será que estas resistências terão algum efeito a esse nível (força-contra-electromotriz dos altifalantes) ?

Desculpa se estas perguntas são parvas, mas quando não se sabe ... pergunta-se. Pelo menos eu pergunto :eheheh:

Cumps

Pato
04-09-2007, 16:58
Deixa de usar :naosei:

Não me digas que já experimentáste com as resistências ? :eheheh:

Cumps

Não... mas é uma pergunta pertinente... ou não? :humpf:

A pessoa vai à loja e troca um dos cabos por resistencias. :luz:
Custo zero. :eheheh:

A Nordost não tem resistências... mas quando tiver eu compro. Devem ser mais audiófilas. :devil:

RS
04-09-2007, 17:41
Sim, acho que é uma pergunta pertinente.

Para a qual eu não tenho resposta. :-[

Cumps

sevencom
04-09-2007, 18:39
A Nordost não tem resistências... mas quando tiver eu compro. Devem ser mais audiófilas. :devil:

Se a Nordost tem uns panos audiofilos que dizem que faz maravilhas nos cabos, ter resistencias audiofilas deve ser o proximo passo. :eheheh:
Se existem fusiveis, condensadores, terminais, etc, tudo audiofilo, porque não resistencias audiofilas. :devil:

Tube_Dude
04-09-2007, 18:51
Caro Jorge,

Em primeiro lugar, desculpa a pergunta de ignorante, mas o que é essa intermodulação ?

É uma forma de distorção.

Nunca ouviste falar na distorção de intermodulação?

Acontece quando umas frequências modulam as outras e o resultado resulta num som "empastelado" e sem resolução.

[[ Será que estas resistências terão algum efeito a esse nível (força-contra-electromotriz dos altifalantes) ?]]

Não , porque a impedância de saída de um amp situa-se na fracção do Ohm ,por isso a resistência em paralelo tem um efeito negligivel.

Abraço

Jorge

RS
04-09-2007, 18:58
Obrigado, Jorge :Yes:

Cumps

sonuz
04-09-2007, 19:11
Não , porque a impedância de saída de um amp situa-se na fracção do Ohm ,por isso a resistência em paralelo tem um efeito negligivel.
Abraço
Jorge

Tube, a resistencia tem um efeito neglígivel e (aparentemente) audível (para melhor) segundo alguns aficionados 8) ou será mais um daqueles casos de "o que parece nâo é" :???

Em todo o caso parece-me que esta "novela da resistência" já vai longa... 8)

Abraço.

MikeF
04-09-2007, 20:46

Bom, uma marca super ultra audiophiphila como diria el Señor Nafty, tem isto... se são resistencias, condensadores, água benta ou diabólica... :naosei:

Ricardo Felisberto
04-09-2007, 21:58

Bom, uma marca super ultra audiophiphila como diria el Señor Nafty, tem isto... se são resistencias, condensadores, água benta ou diabólica... :naosei:

Então e tu Miguel, já tiveste oportunidade de experimentar, ou de ouvir noutro sistema?

Tube_Dude
05-09-2007, 03:11
Tube, a resistencia tem um efeito neglígivel e (aparentemente) audível (para melhor) segundo alguns aficionados 8) ou será mais um daqueles casos de "o que parece nâo é" :???

Em todo o caso parece-me que esta "novela da resistência" já vai longa... 8)

Abraço.

Sonus , só acho estranho que se demore tanto tempo para avaliar se uma alteração, melhora ou não a perfomance de um sistema.

Geralmente , quando faço uma alteração que se traduz numa MELHORIA , apercebo-me disso ao primeiro acorde, quase que diria à primeira nota.

Rápidamente , sei se foi um passo para a frente ou para a rectaguarda.

Mas como também não estamos pressionados pelo tempo...Take your time... 8)

Jorge

RS
05-09-2007, 10:11
Sonus , só acho estranho que se demore tanto tempo para avaliar se uma alteração, melhora ou não a perfomance de um sistema.

Geralmente , quando faço uma alteração que se traduz numa MELHORIA , apercebo-me disso ao primeiro acorde, quase que diria à primeira nota.

Rápidamente , sei se foi um passo para a frente ou para a rectaguarda.

Mas como também não estamos pressionados pelo tempo...Take your time... 8)

Jorge

Ahhh ... só agora percebi que devia ser para mim ... :eheheh:

Eu ainda não avaliei nada, pois não me apetece chegar ao cabo e retirar as resistências. Em vez disso, estou á espera de cabo igual (da mesma bobine), dimensões iguais e que "confeccionarei" da mesma forma, mas sem as ditas cujas. Depois poderei tirar conclusões.

Até lá não stressem, não há necessidade. :eheheh:

Cumps

MikeF
05-09-2007, 11:08
Então e tu Miguel, já tiveste oportunidade de experimentar, ou de ouvir noutro sistema?

eu não...

Nafty
06-09-2007, 00:47
Senhor Segio:

A ciência tem de explicar o quê? A subjectividade do ouvinte? :naosei:

Porque é que aquilo que o ouvinte X gosta é científico, e o que o ouvinte Y gosta é bruxaria???? :o

A ciencia (em audio) explica tudo:
Explica o que o ouvinte X gosta e explica o que o ouvinte Y gosta.
Logo, gosto cientifico e gosto de bruxaria, são mitos.
Há:
1) percepção de timbre
2) Timbre mais ou menos fiável.
Como vê não há muita coisa.
Sou do mesmo grupo genético do senhor Tube Dude; Percebo um timbre mais fiavél que outro ao primeiro acorde. É como amor á primeira vista; Ou sim ou não e nada no meio. E se reflexiona, então é porque não.
Cordealmente
Nafty

P.S. Um voluntário e um correio electrónico para que envie os artigos sobre cabos.

RS
06-09-2007, 08:20
Caro Nafty,

Enviei PM com o meu email.

Cumps

Nafty
06-09-2007, 08:26
Senhor Rs.
Em primeiro lugar obrigado.
Enviarei os decomentos esta noite.
Espero que os comprima e que os ponha á disposição da comunidade.
Cordealmente.
Nafty

RS
06-09-2007, 09:04
Caro Nafty,

Certamente.

A não ser que esses documentos valham muito dinheiro e nesse caso vendo-os
... não se preocupe, estou apenas a brincar :eheheh:

Cumps

Nafty
06-09-2007, 09:22
Caro Nafty,

Certamente.

A não ser que esses documentos valham muito dinheiro e nesse caso vendo-os
... não se preocupe, estou apenas a brincar :eheheh:

Cumps

Senhor RS.

Brincalhão......... :eheheh: :Yes:
Cordealmente.
Nafty

pjorgenunes
06-09-2007, 11:35
Aguardo então os documentos, estou disposto a "pagar"... ZERO €€€€ obviamente :MrGreen: :-P :eheheh:

Tube_Dude
06-09-2007, 13:45
Sou do mesmo grupo genético do senhor Tube Dude; Percebo um timbre mais fiavél que outro ao primeiro acorde. É como amor á primeira vista; Ou sim ou não e nada no meio. E se reflexiona, então é porque não.

Caro Nafty

Temos mesmo de nos conhecer pessoalmente,revejo-me completamente no que disseste.

Abraço 8)

Jorge

SergioRZ
06-09-2007, 14:33

Caro Nafty

Temos mesmo de nos conhecer pessoalmente,revejo-me completamente no que disseste.

Abraço 8)

Jorge

Pois também eu, identifico as diferenças sonoras imediatamente... e muita gente o faz.

Isso de identificar o timbre mais fiável pode ser interessante, especialmente quando nunca ouvimos o timbre real a que se refere a comparação :eheheh:

Nafty
06-09-2007, 14:51
Senhor Segio

Isso de identificar o timbre mais fiável pode ser interessante, especialmente quando nunca ouvimos o timbre real a que se refere a comparação

A verdade seija dita que só sabemos se um Timbre se sustem se o identificamos segundo uma referencia em algum sítio na memória.
Defacto não se pode comparar algo con nada, assim como o toucinho com a velocidade.
Bom até aqui chego.
Cordealmente.
Nafty

movie_fan
06-09-2007, 14:54
Defacto não se pode comparar algo con nada, assim como o toucinho com a velocidade.

:eheheh: Mais uma que vai ficar para a história!... :eheheh:

Tube_Dude
06-09-2007, 14:57
Toucinho 1 - Timbre 0

:eheheh: :eheheh: :eheheh:

SergioRZ
06-09-2007, 14:59
Infelizmente é isso que normalmente se faz... compara-se toucinho com velocidade, e ainda se evoca a ciência como justificação ... :o

:Yes: :-* :Yes:

Pato
06-09-2007, 15:00

sevencom
06-09-2007, 15:17
Mas caro Nafty, aqui por estas bandas já houve um porco a andar de bicicleta.
Já é uma aproximação. :eheheh:

NOTA: E mais uma vez lhe peço, não me trate por senhor, um simples tu é perfeito.

Em relação ao timbre mais fiável, penso que é algo subjectivo, pois a referência para efectuar a comparação não é igual para todos.
Ex. qual o melhor carro: O mais rápido, o mais seguro, o mais confortável, etc.
A resposta depende daquilo a que damos importancia e do que conhecemos. Pode até mudar ao longo da nossa vida.
Até os nossos gostos musicais vão mudando.
No audio penso que a situação é similar. Esta é a minha humilde opinião.

MMCB
06-09-2007, 15:47
Mas caro Nafty, aqui por estas bandas já houve um porco a andar de bicicleta.
Já é uma aproximação. :eheheh:

NOTA: E mais uma vez lhe peço, não me trate por senhor, um simples tu é perfeito.

Em relação ao timbre mais fiável, penso que é algo subjectivo, pois a referência para efectuar a comparação não é igual para todos.
Ex. qual o melhor carro: O mais rápido, o mais seguro, o mais confortável, etc.
A resposta depende daquilo a que damos importancia e do que conhecemos. Pode até mudar ao longo da nossa vida.
Até os nossos gostos musicais vão mudando.
No audio penso que a situação é similar. Esta é a minha humilde opinião.

A reprodução de um timbre não é subjectiva, ou é fiel ou não............ não se trata de gostar mais assim ou assado mas de reproduzir a realidade. Se não gostamos da realidade trocamos de disco :huum:

Os nossos gostos musicais mudam, mas os instrumentos têm sempre o mesmo timbre num determinado espaço............ se em ambientes diferentes o mesmo instrumento ou voz tem um timbre diferente .......................essa era a reprodução que deveria entrar nas nossas casas, eu gostava ......................... :huum: apesar de isso não ser fácil de acontecer a variação tende a diminuir (+ fidelidade) :snif:

A fidelidade de um sistema é fundamental casa contrário um dia destes ainda trocamos os instrumentos e confundimos os homens com mulheres (estou a exagerar e é só a cantar) :devil:

pjorgenunes
06-09-2007, 15:48
Na minha opinião existem obviamente gostos pessoais. Eu por exemplo sou incapaz de ouvir musica com o "Bass" exagerado (mesmo que ainda assim coerente) no entanto, caso exista uma referência na memória de cada um temos que um violino, um violoncelo, uma orquestra que ao vivo num local especifico tratado para musica soe idêntico na minha casa para mim é o que está correcto (mesmo que eu pessoalmente goste de algo diferente).

Resumindo (ufa): independentemente dos gostos de cada um existe sempre algo que não digo que seja "correcto" mas é pelo menos a referência.

Pato
06-09-2007, 15:56
Oh Mário, a bem que te pergunte, tu antes de teres os aparelhos modificados, punhas um concerto para piano e ouvias uma guitarra? :huum:

MMCB
06-09-2007, 16:01
Oh Mário, a bem que te pergunte, tu antes de teres os aparelhos modificados, punhas um concerto para piano e ouvias uma guitarra? :huum:

Se reparares eu não tenho só aparelhos modificados..................

Depois disse que gostava que em minha casa a reprodução seja o mais fiel possível............

Conforme o tempo foi passando a reprodução está mais perto do real.............. Nunca tive um sistema tão mau para trocar um instrumento.............. mas pelo andar da conversa temos que exagerar :eheheh:

RS
06-09-2007, 16:08
O piano ... o malfadado piano ... :eheheh:

Esta, por acaso, foi uma questão que me preocupou nos últimos meses. E para conseguir que o meu sistema reproduzisse um piano de uma forma no mínimo convincente (posso estar a ser um pouco modesto, mas penso que já é razoávelmente bom), tive que mudar algumas coisas (não, não foram os cabos ICs e de coluna :MrGreen:) para lá chegar.

Por isso entendo o que o mário quis dizer ... de uma forma exagerada, mas percebo.

Pato, tinhas logo que começar por um dos mais difíceis ... :eheheh:

Cumps

Pato
06-09-2007, 16:13

Se reparares eu não tenho só aparelhos modificados..................

Depois disse que gostava que em minha casa a reprodução seja o mais fiel possível............

Conforme o tempo foi passando a reprodução está mais perto do real.............. Nunca tive um sistema tão mau para trocar um instrumento.............. mas pelo andar da conversa temos que exagerar :eheheh:

UFA!!! É que me assustei mesmo... da maneira como às vezes se descreve o processo de ver a luz, parece mesmo que antes se ouvia o Richard Peiderman a bombar num cavaquinho! :lalala:

sevencom
06-09-2007, 16:15
A reprodução de um timbre não é subjectiva, ou é fiel ou não............ não se trata de gostar mais assim ou assado mas de reproduzir a realidade. Se não gostamos da realidade trocamos de disco :huum:

Desculpa, mas não concordo em absoluto com o que dizes, por uma unica razão.
O timbre é fiel a quê?
E o que é a realidade?
Vamos supor um mesmo instrumento tocado da mesma forma, pelo mesmo interprete em 2 salas diferentes, e pode soar de maneira diferente. O instrumento toca da mesma maneira, mas eu ouço de forma diversa.
Qual deles é a realidade e fiel ( como o bacalhau :eheheh:)?
A subjectividade está no ouvinte, não no instrumento e por isso existem diferentes interpretações da realidade.
Chiça, até pareço o Hegel a falar. :duh:

Abraço

Pato
06-09-2007, 16:20
(...)O timbre é fiel a quê?(...)

À referência que tão oportunamente apontou o dignissimo pjorgenunes.

O único quid pro quo é que a referência está na cabeça de cada um. Porque a referência é assimilida pela experiência individual através dos sentidos.

Estive bem?

Pato
06-09-2007, 16:22
BTW, como é que viemos aqui parar? :huum:

Já agora, acho que o cherne da questão está no envelope dinâmico e não estou a brincar. :P

SergioRZ
06-09-2007, 16:23
Richard Peiderman a bombar num cavaquinho

:eheheh: :eheheh: :eheheh: :eheheh: Lindo :Yes:

sevencom
06-09-2007, 16:23
Pato,
Dizes exactamente o que eu disse.
A referencia é diferente de ouvinte para ouvinte. Sendo assim a referencia universal absoluta ( igual para todos ) não existe, porque a subjectividade estaá no ouvinte.

Pato
06-09-2007, 16:26
Pato,
Dizes exactamente o que eu disse.
A referencia é diferente de ouvinte para ouvinte. Sendo assim a referencia universal absoluta ( igual para todos ) não existe, porque a subjectividade estaá no ouvinte.

Correcto e afirmativo...

Mas por exemplo, acho que todos concordamos com essa verdade Palissiana que a função de um amplificador é transformar um A num A e não num B.

Weird stuff hein... :duh2:

SergioRZ
06-09-2007, 16:29
Isto vai sempre parar ao mesmo ... quando se começa a falar da fidelidade à realidade e coisas desse tipo... ou quando se começa a abusar da pa-ciência para justificar o que de científico tem... zero ;D

É um bocado como "invocar o nome do senhor em vão"... não se faz :eheheh:

sevencom
06-09-2007, 16:42
Correcto e afirmativo...

Mas por exemplo, acho que todos concordamos com essa verdade Palissiana que a função de um amplificador é transformar um A num A e não num B.

Weird stuff hein... :duh2:

Estamos a falar de musica ao vivo ( que é o quase toda a gente quer usar como referencia), e não musica ouvida em sistemas.
Obviamente que para sabermos que o amplificador transforma um A num A tem de receber um A. Poix, aqui a coisa também pia fininho.
Para isso não há nada como ter as resistencias ligada. O A é mesmo um A como deve ser. :eheheh:

RS
06-09-2007, 16:44

Já agora, acho que o cherne da questão está no envelope dinâmico e não estou a brincar. :P

E o que é isso de envelope dinâmico ?

Eu já sei que todos sabem, por isso ninguém perguntou, mas eu não sei :eheheh:

Cumps

pjorgenunes
06-09-2007, 17:17
(...)O timbre é fiel a quê?(...)

À referência que tão oportunamente apontou o dignissimo pjorgenunes.

O único quid pro quo é que a referência está na cabeça de cada um. Porque a referência é assimilida pela experiência individual através dos sentidos.

Estive bem?

Sim, muito... :eheheh:

No entanto e simplificando um pouco porque a cabeça é demasiado complicada para eu me sentir tentado a falar nisso: A minha referência pode ser diferente da tua ou de outra qq pessoa mas será similar para mim em diversas experiências (ou então não :lalala: ... pois a nossa cabeça nem sempre está igual - desculpem não consegui explicar melhor :duh:)

Sr. Tigre
06-09-2007, 18:56
A pesquisa psicoacústica consegue de alguma forma perceber/ descrever/ demonstrar como ouvimos e os mecanismos que isso envolve. Por isso qualquer som reproduzido que nos iluda que é real, mesmo que nunca o tenhamos ouvido como sons sintetizados, se reproduzido como seria numa situação da mais pura mãe natureza e nos convença que é real é porque o sistema é muito interessante!

Por exemplo, é a forma temporal de um som que no ouvido humano que nos permite perceber se o som é originado por um objecto grande (um canhão) ou pequeno (um piriquito), no entanto a resposta temporal da maior parte das colunas é muito longe do que seria desejado, nunca sendo por isso fieis a reproduzir seja o que for, seja um canhão ou um piriquito...

Tube_Dude
06-09-2007, 19:41
Por isso qualquer som reproduzido que nos iluda que é real, mesmo que nunca o tenhamos ouvido como sons sintetizados, se reproduzido como seria numa situação da mais pura mãe natureza e nos convença que é real é porque o sistema é muito interessante!

Absolutamente , meu caro Mr. Tiger

Mas não deixa de ser estranha , tanta dificuldade, em certos círculos , em saber se um som parece real ou não.

Será que não é mais uma questão de auto-confiança ou falta dela?

Abraço

Jorge

vinilsuporter
06-09-2007, 20:26
Pois esta tarde a patroa não estava e por isso desarrumei a sala e dediquei-me a fazer um teste a um cabo DIY com as tais resistências de 150 + 150 made by slasmes com 2 metros de comprido.

como tenho paixão assolapada por vozes femininas estas reinaram na tarde, acompanhadas por uns amendoins e umas minis (espero não tenham alterado os resultados do teste).

a comparação foi feita naturalmente com os meus cyrus solid core de 4 metros.

a conclusão a que cheguei, do pouco que ouvi (3 horas e picos), foi esta:

- um ligeiro "empastelamento" das vozes que perdiam parte da sua definição e se diluiam um pouco confundindo-se com o resto da música, caso evidente da faixa "vendaval" do disco mulher, da tonicha e também na faixa 5 do disco da stacey kent/jane monheit "it might as well be spring". esta faixa era o tema central de uma série estranhissima de tv que passou há muitos anos no 2ª canal chamada the singing detective e fiquei fã das músicas. já na cristina branco faixa 1 do ulisses esse empastelamento pouco ou nada se notava. o camané na faixa 11 "complicadissima teia" não aparecia tão fulgurante a cantar á capella. o pedro barroso aparecia mais "gordo" na voz.

- no casos em que tenho problemas com os graves, eram mais acentuados esses problemas com os cabos agora testados.

- em duas ou 3 músicas fiquei com a sensação de uma elevação da posição do cantor em termos de presença no palco.

confesso que não notei diferença entre usar ou não usar as resistências e certamente viveria feliz com os cabos que o messias construiu.

cumps

jose mario

slasmes
06-09-2007, 20:48
Pois esta tarde a patroa não estava e por isso desarrumei a sala e dediquei-me a fazer um teste a um cabo DIY com as tais resistências de 150 + 150 made by slasmes com 2 metros de comprido.

como tenho paixão assolapada por vozes femininas estas reinaram na tarde, acompanhadas por uns amendoins e umas minis (espero não tenham alterado os resultados do teste).

a comparação foi feita naturalmente com os meus cyrus solid core de 4 metros.

a conclusão a que cheguei, do pouco que ouvi (3 horas e picos), foi esta:

- um ligeiro "empastelamento" das vozes que perdiam parte da sua definição e se diluiam um pouco confundindo-se com o resto da música, caso evidente da faixa "vendaval" do disco mulher, da tonicha e também na faixa 5 do disco da stacey kent/jane monheit "it might as well be spring". esta faixa era o tema central de uma série estranhissima de tv que passou há muitos anos no 2ª canal chamada the singing detective e fiquei fã das músicas. já na cristina branco faixa 1 do ulisses esse empastelamento pouco ou nada se notava. o camané na faixa 11 "complicadissima teia" não aparecia tão fulgurante a cantar á capella. o pedro barroso aparecia mais "gordo" na voz.

- no casos em que tenho problemas com os graves, eram mais acentuados esses problemas com os cabos agora testados.

- em duas ou 3 músicas fiquei com a sensação de uma elevação da posição do cantor em termos de presença no palco.

confesso que não notei diferença entre usar ou não usar as resistências e certamente viveria feliz com os cabos que o messias construiu.

cumps

jose mario

Então, só agora é que dizes e eu com tanto trabalho a soldar as resistências, não havia necessidade.... :eheheh:

Mellowship
06-09-2007, 21:51
Para um tópico que começou com um cabo que é um hino à simplicidade, à qual muitos parecem ser "resistentes", tornou-se bastante complexo!

vinilsuporter
06-09-2007, 22:06
caro mellowship

penso que não coloquei em causa o que fosse, seja ele ou não um hino à simplicidade. apenas o testei e dei a minha opinião, desinteressada, acerca do referido cabo, com base naquilo que os meus ouvidos detectaram quando inserido no meu sistema caseiro. penso que era esse um dos objectivos da thread, ou então percebi mal.

mas como em tudo na vida, a minha opinião é subjectiva e vale o que vale. quanto aos "resistentes" orgulho-me de pertencer a uma familia dos ditos, mas era outro tipo de resistência.

Nafty
06-09-2007, 22:12
Estimados Senhores:
Agora Sim que o Senhor Pato tirou a casa pela janela.
Sim senhor gostei. Claro que se não há uma referencia, não vamos a nenhum sítio.
Eu diria mais: O TIMBRE é fiel á realidade Senhor Sevencom
O timbre é a alma do que se chama som. Melhor, o ADN.
Claro que um determinado timbre pode gustar a uma pessoa e não há outra.
Por exemplo, eu não gosto do TIMBRE da surdina do Senhor Miles Davis. Gosto do saxo do Senhor Ben Webster. De qualquer forma o TIMBRE de um ou o do outro devem ser exactos (quanto possivel) para que seijam fiáveis ou creiveis. Toca bem ou toca mal, "soa bem" ou soa mal", essas sim que são expressões sem referencia. Uma expressão sem referencia significa, N A D A na sua forma mais original.
Em alum sítio da massa craneana, os sons se vão memorizando e curiosamente quando há uma reprodução com um timbre igual, se produz no corpo a pel de galinha ou o "frison" pela coluna acima.
Tudo isto sem reflecçionar. Agora, bem, há muita gente que não tem precepção do TIMBRE. Simplesmente não a têem e isso se vê porque se observarem, há pessoas completamente insenciveis á musica. Que uma chunga chunga ou um toucinho acelerado, é praticamente igual. Não, não estão surdos. Betowen sim que estava surdo mas no entanto, uma pequena amostra de som era suficiente para perceber o TIMBRE. Aqui está o exito da nona sinfonia.
Senhor Sevencon, o termo "Senhor" é para todos e não exclusivo a si.
Sou escropuloso com o respeito pessoal e intolerante com a falta do mesmo.
É uma forma de estar pelos foros. Na vida real é diferente. Aqui ( forum) o clima é frio e a gente não se conhece (eu pelo menos) e assim, com respeito por adeantado e gratuito, pelo menos não nos saltamos as normas do bom convivir.
Cordealmente.
Nafty

Mellowship
06-09-2007, 22:13
caríssimo vinilsuporter

também não é, de forma alguma, meu intuito pôr em causa o que quer que seja. apenas fiquei surpreendido com o rumo que a conversa tomou, pois do mais simples possível, estamos a falar agora de modelos extremamente complexos de cabos. tocam-se os extremos.

relativamente à resistência, também me orgulho dessa tradição familiar!

por fim, as minhas opiniões acerca dos cabos IC que eu estou a construir e a testar ainda não estão completamente formadas, embora até ao momento sejam muito positivas. ainda não consigo ser objectivo o suficiente nas diferenças entre os meus IC's e outros mais caros que eu usava, nomeadamente da transparent, mas que has há, há! E são suficientes para me deixarem insatisfeito quando volto atrás.

MMCB
07-09-2007, 01:11

Desculpa, mas não concordo em absoluto com o que dizes, por uma unica razão.
O timbre é fiel a quê?
E o que é a realidade?
Vamos supor um mesmo instrumento tocado da mesma forma, pelo mesmo interprete em 2 salas diferentes, e pode soar de maneira diferente. O instrumento toca da mesma maneira, mas eu ouço de forma diversa.
Qual deles é a realidade e fiel ( como o bacalhau :eheheh:)?
A subjectividade está no ouvinte, não no instrumento e por isso existem diferentes interpretações da realidade.
Chiça, até pareço o Hegel a falar. :duh:

Abraço

A realidade é o que ficou gravado no disco, mesmo que nesse dia a cantora não tenha halls para a garganta........... ou até tenha gravado o disco na casa do Sérgio com má acústica :eheheh:(desculpa Sérgio, foi só um exemplo), mas isso deve ser reproduzido dessa forma e apenas dessa forma....................e no caso da gravação em duas salas diferentes, num bom sistema deveria ter duas reproduções diferentes :huum: e nunca iguais .......... :Yes:

Nafty
07-09-2007, 06:59
Senhore@s
O timbre é fiel a quê?
E o que é a realidade?

Timbre é fiel á realidade.
Realidade é o timbre inalterado. Quanto menos alterado, mais realidade.
Por isso quando electrónicamente se trata uma informação de audio frequencia há que ter muito cuidado porque esta informação pode perder popriedades TIMBRICAS. Reparem (de novo) que a unica diferença que pode haver entre dois amplificadores lineares e planos de 20 a 20 KHz, é uma diferença de TIMBRE.

Cordealmente.
Nafty

Cordealmente.
Nafty

sevencom
07-09-2007, 08:06
Senhore@s
O timbre é fiel a quê?
E o que é a realidade?

Realidade é o timbre inalterado. Quanto menos inalterado, mais realidade.
Por isso quando electrónicamente se trata uma informação de audio frequencia há que ter muito cuidado porque esta informação pode perder popriedades TIMBRICAS. Reparem (de novo) que a unica diferença que pode haver entre dois amplificadores lineares e planos de 20 a 20 KHz, é uma diferença de TIMBRE.

Cordealmente.
Nafty

Cordealmente.
Nafty

Senhor Nafty,

Não me leve a mal, mas penso que está a jogar com as palavras.
Obviamente que todos estamos aqui de acordo. O timbre deve ser fiel à realidade.
Mas a realidade varia de pessoa para pessoa. Se estivermos numa sala a ouvir tocar um violino e um piano, p ex., nós os dois lado a lado, a nossa percepção é diferente, mas o timbre é igual (a realidade está nos instrumentos ), a nossa "realidade" é que é diferente.
Por isso todos temos gostos diferentes, gostamos das coisas de maneira diferente.
A razão porque a "realidade" de cada um é diferente, é questão que tem razões diversas.
Mas obviamente que temos referencias ( criamo-las no nosso cerebro), e isso faz-nos distinguir o bom do mau ( mas na nossa "realidade"), pois o que é bom para mim poderá não o ser para outro.

Cumprimentos

Nafty
07-09-2007, 08:35
Senhore@s
O timbre é fiel a quê?
E o que é a realidade?

Realidade é o timbre inalterado. Quanto menos inalterado, mais realidade.

Cordealmente.
Nafty

Cordealmente.
Nafty

Senhor Nafty,

Não me leve a mal, mas penso que está a jogar com as palavras.
Obviamente que todos estamos aqui de acordo. O timbre deve ser fiel à realidade.
Mas a realidade varia de pessoa para pessoa. Se estivermos numa sala a ouvir tocar um violino e um piano, p ex., nós os dois lado a lado, a nossa percepção é diferente, mas o timbre é igual (a realidade está nos instrumentos ), a nossa "realidade" é que é diferente.
Por isso todos temos gostos diferentes, gostamos das coisas de maneira diferente.
A razão porque a "realidade" de cada um é diferente, é questão que tem razões diversas.
Mas obviamente que temos referencias ( criamo-las no nosso cerebro), e isso faz-nos distinguir o bom do mau ( mas na nossa "realidade"), pois o que é bom para mim poderá não o ser para outro.

Cumprimentos

Senhor Sevencom
Voçe se refere as diferenças de percepções Timbricas entre pessoas.
Eu me refiro á defenição de timbre e as suas propriedas.
Voçe tem razão e eu também mas, e aqui vem a pergunta retorica - o que que é que tem que ver o toucinho com a velocidade?
Não, senhor, eu não joguei com as palavras.
Falamos de coisas diferentes.
Cordealmente
Nafty

Nafty
07-09-2007, 08:51
Senhor RS, mais conhecido por ERREEEE ÉSE.
Recebeu a decomentação?
Cordealmente.
Nafty

SergioRZ
07-09-2007, 09:14
Uma coisa é certa.... para quem não percebeu ainda qual é o objectivo da reprodução de discos... tudo se torna muito mais complicado, cheio de ciência e questões complexas. É pena porque isso não só atrasa a "compreenção colectiva" da questão e o seu avanço para outros patamares de prazer musical como ainda tem o condão de lançar confusão sobre algo que é realmente muito simples...

:naosei:

Organizem-se! :eheheh:

RS
07-09-2007, 09:19
Senhor RS, mais conhecido por ERREEEE ÉSE.
Recebeu a decomentação?
Cordealmente.
Nafty

Caro Nafty,

Recebi, sim.

Não sei se (ou como) conseguirei tornar acessível esta informação a todos (cerca de 2 MB), mas desde já peço ajuda aos Admins/mods deste espaço para que tal aconteça.

Cumps

RS
07-09-2007, 09:33

Meu caro RS

Mas para que suceda uma melhoria terá que haver uma razão técnica para isso,e o adicionar uma carga de 260 Ohms ao amplificador apenas o vai fazer fornecer mais corrente .

Numa excursão de 35 Volts de pico terá que fornecer mais ~135 mA do que devia em função da carga da coluna sózinha , o que óbviamente vai aumentar a distorção.

Tens alguma razão técnica que defenda a sua inclusão?

Abraço

Jorge

PS: em relação à PM , apenas te posso dizer que estás redondamente enganado , e só posso simpatizar com alguém , que como tu , usa cabos de baixa capacidade... 8)

Caro Jorge,

Desde ontem que me vejo confrontado com uma dúvida que não consigo explicar.

Tendo lido noutro tópico a tua explicação para o débito de corrente que um amplificador está preparado para debitar sobre cargas de 8 Ohms e 4 Ohms (as quais duplicam a corrente), e estando o amplificador preparado para tal (significa que os níveis de distorção serão teoricamente dentro dos valores anunciados pelo fabricante), como é que um aumento marginal como este hipotético que referes (marginal porque nem se compara com a duplicação se ligássemos umas colunas de metade de impedância) provoca distorção audível ?

No limite, poder-se ia dizer que se tivéssemos umas colunas de 8 Ohm e ligássemos em paralelo uma resistência de 8 Ohm, o amplificador não "veria" umas colunas de 4 Ohm ? E que funcionaria dentro dos limites anunciados de distorção ?

Então qual é na realidade o efeito da adição desta resistência ?

O que é que me está a falhar ?

Obrigado

sevencom
07-09-2007, 09:38
Senhor Sevencom
Voçe se refere as diferenças de percepções Timbricas entre pessoas.
Eu me refiro á defenição de timbre e as suas propriedas.
Voçe tem razão e eu também mas, e aqui vem a pergunta retorica - o que que é que tem que ver o toucinho com a velocidade?
Não, senhor, eu não joguei com as palavras.
Falamos de coisas diferentes.
Cordealmente
Nafty

Esclarecido, Senhor Nafty.

Cumprimentos,

Nafty
07-09-2007, 09:51
Senhor Sevencom, :Yes: :Yes:
Senhor Erree ëse, se quiser, posso mandar os decomentos por power poin e assim o peso fica reduzido á metade.
Faço assim?
Cordealmente.
Nafy

RS
07-09-2007, 09:55
Senhor Erree ëse, se quiser, posso mandar os decomentos por power poin e assim o peso fica reduzido á metade.
Faço assim?

Caro Nafty,

Aguardemos pelo que dirão os admins/mods deste espaço, antes que tenha trabalho desnecessário.

Cumps

Pato
07-09-2007, 10:19
Faço assim?

Caro Nafty,

Aguardemos pelo que dirão os admins/mods deste espaço, antes que tenha trabalho desnecessário.

Cumps

O Sky já foi avisado, mas sabes como é o patronato. Quando é para dar ordens está sempre presente, para trabalhar é que já um pouco dificil encontrá-lo. :lalala:

RS
07-09-2007, 10:20
Obrigado, Pato :Yes:

Aguardemos então.

Cumps

Pato
07-09-2007, 10:30

E o que é isso de envelope dinâmico ?

Eu já sei que todos sabem, por isso ninguém perguntou, mas eu não sei :eheheh:

Cumps

Envelope dinâmico foi o termo utilizado pelo Vermeer para definir uma nota. Uma nota é composta pelo ataque (the leading edge), o corpo (a nota em si) e o decay.

IMHO, o corpo (a nota em si) e desde que não estejamos a falar de equipamentos completamente f******, garante alguma fidelidade visto que, e tendo em conta a definição generalista de timbre, permite identificar se é tocada por um guitarra ou uma arpa.

Agora, a reproduzir o ataque, aqui e novamente IMHO, é que se distingue os rapazes dos homens.

Aqui ao pé do Campo Pequeno há uma loja de instrumentos musicais. Façam uma visita e um pequeno teste, há um piano de cauda e toquem só numa tecla, é o que basta. Nem que borrem um pé todo algum dia vão ter um ataque daqueles num sistema em casa.

Daí que, a minha referência em termos de sistema tenha sido exactamente o Caracol no Audioshow. Muito perto andam os sistemas do O Ganho do Som, as Watt Puppy na nova sala da Imacustica e pasmem-se... o sistema do Tube Dude.

RS
07-09-2007, 10:52
Pato,

Percebido :Yes:

De resto, só posso concordar contigo no quão difícil é a reprodução do piano ... nos nossos sistemas em nossas casas :snif:

Cumps

SergioRZ
07-09-2007, 11:00
Bom, na verdade lembro-me bem de te ver em minha casa a ter um ataque quando ouviste o meu primeiro sistema pela primeira vez!!! Por isso revê lá as tuas referências :eheheh: :eheheh: :eheheh:

pjorgenunes
07-09-2007, 11:32
Aqui ao pé do Campo Pequeno há uma loja de instrumentos musicais. Façam uma visita e um pequeno teste, há um piano de cauda e toquem só numa tecla, é o que basta. Nem que borrem um pé todo algum dia vão ter um ataque daqueles num sistema em casa.

Se soubesse que podia ter isso em casa até borrava os dois pés... :eheheh: :eheheh: :eheheh:

Mellowship
07-09-2007, 11:43
Sempre se pode comprar um piano...

pjorgenunes
07-09-2007, 13:43
Sempre se pode comprar um piano...

Eu comprei um... Mas é eletrónico e barato. Neste momento um boa piano na aparelhagem parece mais piano que o que eu comprei... :MrGreen:

Tube_Dude
07-09-2007, 13:45
Tendo lido noutro tópico a tua explicação para o débito de corrente que um amplificador está preparado para debitar sobre cargas de 8 Ohms e 4 Ohms (as quais duplicam a corrente), e estando o amplificador preparado para tal (significa que os níveis de distorção serão teoricamente dentro dos valores anunciados pelo fabricante), como é que um aumento marginal como este hipotético que referes (marginal porque nem se compara com a duplicação se ligássemos umas colunas de metade de impedância) provoca distorção audível ?

Meu caro RS

Quando um fabricante anuncia a distorção de um amplificador em 8 ou 4 Ohms , anuncia a distorção máxima admissivel.

Se esse amplificador funcionasse com 16 Ohms ou mesmo sem carga , teria indices ainda mais baixos de distorção.

Logo , tudo que carregue INUTILMENTE a saída de um amplificador , vai-lhe aumentar a distorção.

Um exemplo escondido disso , é a capacidade parasita dos cabos , a qual também carrega INUTILMENTE a saída dos amplificadores.

Não digo que o efeito de uma resistencia de 260 Ohms ,seja dramático no aumento da distorção , mas como não está lá a fazer nada, tudo funcionará melhor sem ela.

Abraço

Jorge

RS
07-09-2007, 14:00
Caro Jorge,

Grato pela explicação :Yes:

Cumps

RS
07-09-2007, 15:42
Documentação do Nafty vendida ... perdão ... entregue ao Skywatcher.

Cumps

Skywatcher
07-09-2007, 15:43
O Sky já foi avisado, mas sabes como é o patronato. Quando é para dar ordens está sempre presente, para trabalhar é que já um pouco dificil encontrá-lo. :lalala:

De facto, está mesmo na altura de avançarmos para um "downsizing" nesta empresa, está está... :bastao:

Quanto ao importante, os pdf's estão disponíveis para download aqui http://forumhifi.com/imagens/download.jpg (http://forumhifi.com/nafty.zip)

Um abraço,

Pato
07-09-2007, 15:48