PDA

View Full Version : Será que o meu gira-discos tem cura?

cabb
21-05-2007, 14:28
Boas,

Talvez me possam ajudar: Em 1993/94 (ai esta memória :duh:) pude ter em minha casa, a primeira hi-fi a sério (tinha 17/18 anos)! :)

Amplificador da Rotel um 960; Colunas Bose 301 série 3; e uma das 4 fontes de sinal era o Technics SLBD22 - Deck e leitor de cd's da DENON série 500 (n me recordo exactamente os modelos) e rádio também DENON TU-280. Na altura, perguntei se aquele gira-discos, não me ia estragar os discos. O vendedor disse-me que não! O que é certo é que se coloco lá um disco, a fonte lê 1, 2, 3 e à 4ª vez já está o disco riscado (principalmente nas espiras mais internas - fica o som fanhoso e com ruído).

Haverá forma de contornar isto?

Falei com um DJ e ele disse-me que há células que não danificam os discos. Ainda não percebi se é problema da célula, do braço, do prato ou se o gira-discos é tão mau que a culpa é de tudo! :huum:

Deito o Tecnhics para o lixo?

Abraço,

Carlos Bento

P.S. A célula usada neste momento é mto má: custou-me 1000 e poucos escudos, mas até com a de origem ele estragava os discos que lia :'( .

cabb
21-05-2007, 14:34
O que mais me mete pena nisto tudo é que o Rotel tinha (e tem) um som um cadito agressivo e era na entrada do gira-discos que o som ficava mais doce! De referir que este amplificador admite células MM ou MC. :)

carlos_m
21-05-2007, 14:38
Ola cabb,

ha muitos anos atras o meu irmao teve um giradiscos (Silvano creio eu) que lhe fazia isso aos discos acabavam por ficar todos estragados tal e qual como tu referes mais tarde ele deu-mo e eu entao coloquei-lhe outro braco que ja vinha com uma cartridge melhor e agulha tambem para alem deste passar a tocar muito melhor nunca mais estragou os discos.

espero ter ajudado.

Um abraco

Sound

cabb
21-05-2007, 14:47
E este modelo aguenta com o upgrade (falo do braço)? Já agora quem fará isso aqui em lx? :huum:

carlos_m
21-05-2007, 15:05
Olha cabb,

estive agora mesmo o gira discos que referes e penso que sera melhor comprares outro se presas o teu vinil (desculpa a franqueza).

Um gira discos razoavel toca bem, nao te estragara os discos e nao e muito caro.

O preco de um braco razoavel mais a mao de obra talvez sejam o preco de um Pro-ject debut 3 que eu pessoalmente consideraria como minimo para te tocar bem o vinil e sem o estragar ou entao se puderes compra um Pro-ject xpression mk2 ou um Rega P3 pois estes ja te permitem ouvires o teu vinil muito bem (na minha opiniao e claro).

carlos_m
21-05-2007, 15:29
Pro-ject debut 3

http://www.superfi.co.uk/index.cfm/page/moreinfo.cfm/Product_ID/2016

Pro-ject xpression mk2

http://www.superfi.co.uk/index.cfm/page/moreinfo.cfm/Product_ID/2586

Rega P3

http://www.audioteam.pt/index_frame.html

cabb
21-05-2007, 15:55
Olha cabb,

estive agora mesmo o gira discos que referes e penso que sera melhor comprares outro se presas o teu vinil (desculpa a franqueza).

;D não tem mal nenhum SOUND! Apenas vieste sublinhar aquilo que eu já pensava dele: é uma bela.... :duh:

Pois... tb já desconfiava que teria que arranjar outro se queria OUVIR som. :Yes: