View Full Version : Solicita-se ajuda para realização de "circuito" de corrente para sist. Audio/vid
Caros Foristas, venho solicitar-vos ajuda para a realização de 2 circuitos de corrente exclusivos para alimentação de sistema Audio e Sist. Video, mas sobre o qual tenho diversas dúvidas, agradecendo desde já toda a ajuda que me possam prestar.
1º o meu sistema neste momento está ligado a 1 régua Supra e cabo de corrente Supra que por sua vez recebe correte de uma de 5 tomadas ligadas suponho que em paralelo , visto que quando desligo o disjuntor que lhes está atribuido, todas elas e apenas elas ficam sem corrente na sala.
Tendo em conta que apenas as tomadas estão ligadas a este disjuntôr, existirá um real beneficio se as isolar mais ainda criando uma linha de alimentação, com disjuntor para apenas 1 tomada?
2º ultrapassando esta duvida e prosseguindo no objectivo existem diversas hipoteses: 2 novos disjuntores 1 com 10A e outro de 16A (diferenciar a parte digital da analogica e ou som de imagem.
Quais os melhores condutores, sem entrar em exageros, me aconselham para tal realização? fios de cobre monofilares de 2,5mm? alguma marca especifica?cabo de corrente Supra ou outro com isolamento magnético e condutores multifilares?
Se optasse por cabos condutores monofilares, seria vantajoso mante-los separados uns dos outros 1cm (mesmo principio dos cabos de coluna) ou não? os dois sistemas de corrente irão terminar em fichas iec, que estarão ligadas a duas réguas Supra. Fico a aguardar com expectativa as vossas sugestões e criticas. Obrigado :luz: :??? :Yes:
Mas nimguem diz nada? :huum: :luz: :snif:
Tube_Dude
14-05-2007, 16:10
Caros Foristas, venho solicitar-vos ajuda para a realização de 2 circuitos de corrente exclusivos para alimentação de sistema Audio e Sist. Video, mas sobre o qual tenho diversas dúvidas, agradecendo desde já toda a ajuda que me possam prestar.
Meu caro Luz
Um preliminar! :-X
Algum componente do sistema AV vai fcar ligado por interconnects ao sistema de Audio ?
Abraço
Jorge
Caro Tube Dude2, grato pela sua atenção, pretendo fundamentalmente previligiar o sistema de som e a sua qualidade sonora, porêm apenas tenho um esboço mental teorico como o executar, mas com muita falha de informação técnica. Entretanto estive a consultar no motor de busca do fórum e aparece uma alusão à temática em novembro de 2006 no tópico "Disjuntores...o pessoal está maluco..." e em que o caro moderador Orpheus faz alusão a cabo Lapp unifilar com malha de protecção e fusiveis, "audiofilos" em vez dos disjuntores...? Quero fazer o melhor possivel, a sua experiencia de certeza será preciosa.
cumprimentos :luz: :)
Tube_Dude
14-05-2007, 16:46
Caro Tube Dude2, grato pela sua atenção, pretendo fundamentalmente previligiar o sistema de som e a sua qualidade sonora, porêm apenas tenho um esboço mental teorico como o executar, mas com muita falha de informação técnica. Entretanto estive a consultar no motor de busca do fórum e aparece uma alusão à temática em novembro de 2006 no tópico "Disjuntores...o pessoal está maluco..." e em que o caro moderador Orpheus faz alusão a cabo Lapp unifilar com malha de protecção e fusiveis, "audiofilos" em vez dos disjuntores...? Quero fazer o melhor possivel, a sua experiencia de certeza será preciosa.
cumprimentos :luz: :)
Tudo bem!
Mas não respondeste à minha pergunta... :)
Efectivamente faltou a resposta...a questão é que o sistema av ainda tem forma rudimentar, visto que se trata do retorno do som proveniente, do dvd que atraves de saida audio do crt, entra numa entrada aux do amp. stereo.
portanto a ligação via rca existente entre sist. audio e video é esta. No futuro exitirá um upgrade da área exclusivamente de imagem, mas não estou muito convencido a abdicar de um sistema de stereo equilibrado ao meu gosto, em prole de um 5.1. A opção seria a introdução de 1 integrado av, que apenas amplificaria os canais traseiros e central ficando os principais a cargo do amp. Stereo, no entanto a duvida mantem-se sobre a opção de investir no stereo que com o auxilio do sub já me fornece a maior parte da adrenalina que pretendo ao visionar filmes.
Tube_Dude
14-05-2007, 17:08
Nesse caso , visto que o sistema de Audio vai ficar ligado ao de AV ,convém que tanto um como o outro sejam ligados à mesma régua que por sua vez deverá ligar à mesma tomada na parede...
Se por outro lado o sistema de AV não estiver ligado ao sistema de Audio, o ideal será uma régua para cada um e cada uma delas ligada à sua tomada.
É simples... 8)
Abraço
Jorge
M Figueiredo
14-05-2007, 17:12
Ora bom. Talvez um pouco de ordem nas ideias:
1º - O sistema de som só tem a ganhar se estiver isolado num circuito dedicado, isto é: No quadro de electricidade de casa, deve haver um circuito, de potência, logo com um disjuntor de 16 A e condutores normais de 2,5 mm2, (se for um sistema muuuuuuuuito potente, talvez condutores de 4 mm2), com condutor de terra da mesma secção até à tomada onde vais ligar o sistema. Uma boa terra é importante.
2º - Este circuito, bem como todos os outros existentes deverá ser embutido na parede. Os condutores enfiados em tubos apropriados, até à tomada, que deverá ser de boa qualidade. Não estou a ver qualquer vantagem em separar condutores. Então e a montante da casa? Como vamos fazer até ao posto de transformação da EDP que nos fornece a energia?
3º - Muito cuidado com mexidas no quadro eléctrico. Morre-se com os choques. Talvez um profissional fosse aconselhavel para este trabalho.
4º - Depois do circuito da casa, embutido (ou não) na parede, podes então pensar em réguas, filtros e outras técnicas que deixo para outro forista que queira ajudar. Há cá muito boa gente e com prazer te ajudarão.
Cumprimentos e qualquer dúvida é só dizeres. Ajudarei no que me for possível.
M Figueiredo
Entretanto vieram outras ajudas que não chocam com esta. Continua válida.
Tube_Dude
14-05-2007, 17:16
M Figueiredo
Entretanto vieram outras ajudas que não chocam com esta. Continua válida.
Sem dúvida meu caro MFigueiredo...
A tudo o que disseste eu assino por baixo... :)
Jorge
Uau, isto já está a começar a mexer...(obrigado pela vossa ajuda)a parte eléctrica do quadro, tenho um amigo que é electricista que trata dela a minha questão neste momento já é maioritáriamente relativa à qualidade e tipologia de material a usar fios, marcas e onde os adquirir? unifilar, multifilar, com isolamento? disjuntores? fusiveis? no caso dos segundos podem ser compatibilizados, com um quadro onde já existem disjuntores? Li no topico que os disjuntores devido ao enrolamento diminuem a velocidade do som e portanto fusiveis de qualidade seriam superiores? a montagem será executada em calha técnica por ex: legrand ou outra visto que pretendo manter o circuito de tomadas existente para outros fins que não o sistema e não passar pelo doloroso" processo de andar a esventrar a parede.
Tube_Dude
14-05-2007, 17:48
unifilar, multifilar,
Unifilar , se fizeres uma puxada especial do quadro até ao sistema.
Multifilar , da tomada para a régua ...pois aí vai ser mexido e o unifilar tem tendência a partir.
[[ com isolamento? ]]
Claro que com isolamento!... A não ser que gostes de emoções fortes! :o
[[ disjuntores? fusiveis? no caso dos segundos podem ser compatibilizados, com um quadro onde já existem disjuntores? ]]
Claro que podes manter apenas os fusiveis já existentes no quadro , visto que , os aparelhos já vêm equipados com um fusível de fábrica.
[[ Li no topico que os disjuntores devido ao enrolamento diminuem a velocidade do som e portanto fusiveis de qualidade seriam superiores?]]
Não acredites em tudo o que lês! :)
Que velocidade?... No cabo de sector só passam 50 Hz ! 8)
Para terminar , atenção aos perigos da voltagem do sector , é LETAL.
Jorge
Depois dou a minha opinião (com mais tempo), no entanto Jorge posso-te garantir que assim na loucura, mesmo na loucura :eheheh:, noto diferênças de um fusivel para um disjuntor, eu sei que é um pouco twilight zone, pronto já estão os dois pés lá dentro, mas garanto-te que oiço diferênças, e não foi do drunk:
Tube_Dude
14-05-2007, 18:19
mesmo na loucura :eheheh:, noto diferênças de um fusivel para um disjuntor,
Se dizes que notas diferênça , que posso dizer...
Tenho de aceitar que acreditas que as ouves e não te vou chamar mentiroso.
Mas diz-me, se eu na tua ausência trocasse o fusivel pelo disjuntor , tu chegarias a casa e dirias:
-Nah , o som já não está igual, alguém me mexeu aqui...
Jorge 8)
:huum:
Pois isso muito honestamente já éra mais dificil,até porque mesmo com diferênças maiores por vezes não damos logo com a falta, mas com o tempo e á medida que ia ouvindo coisas que conheço bem e que já sei como o som iria soar acredito que fosse notando que alguma coisa não estava bem, agora até saber do que éra...
Mas de qualquer das formas um fusivel é mais barato que um disjuntor, estamos a falar de um investimento de um euro ou dois, acho que é uma experiência barata e todos podem experimentar e tirar as suas próprias conclusões, e olha que eu nem sou muito crente (ou tenho mau ouvido) nas coisas da corrente porque simplesmente nunca ouvi diferênça alguma que justificasse o investimento de um powercord de 50€ sequer.
http://www.forumhifi.com/galeria/thumbnails.php?album=114
Ok. a vossa ajuda está a ser preciosa, vou tentar neste momento ser objectivo relativamente ao que neste momento pretendo fazer ( que já sofreu alguns ajustes) (tentando manter o circuito o mais simples possivel)
1º no quadro vou colocar 2 disjuntores ou 2fusiveis (no 2ºcaso necessitaria de um comutador que me permitisse ligar/desligar os 2 circuitos caso pretendesse)
2ºdo quadro saem duas linhas independentes, através de 1 calha técnica dupla, fio monofilar de 2,5 ou 4,0mm(quando me referi a isolamento era o de rfi ou magnetico tipo ex. no cabo da Supra)
3º os dois circuitos acabam no fim da calha em 2 fichas iec, que por sua vez ligam directamente a duas reguas supra, aplicadas na parede na continuação da calha ( assim evito a necessidade de duas fichas shuko suplementares e como as duas linhas de corrente só servirão para o fim em causa se necessário desligo-as nos disjuntores/fusiveis do quadro geral)
Objectivo . simplicidade do circuito de alimentação sem percas devido a contactos e ligeira poupança em fichas) as duas réguas ficam por detrás do movel do sistema, ao nivel do lambril e uma das "puxadas terá desde o quadro o comprimento de 7mt e a outra de 8mt. Mais considerações ou "correcções" vossas serão bem vindas, já agora caro Orpheus aonde é que eu poderia encontrar na zona de lisboa/almada o tipo de fusivel por si utilizado? caso fossem disjuntores, quais os de melhor qualidade caro Jorge? caro Astra obrigado pelo seu ex: ilustrativo mas não estava a pensar ir tão longe...
Só mais uma achega sem de modo algum pretender dizer que quem afirma que as diferenças dos cabos de alimentação, são inaudiveis, não tenha uma sensibilidade auditiva muito apurada,garanto-vos e não me considero "um orelhas de ouro"que oiço de forma acentuada as diferenças nos cabos de alimentação, talvez se deva á transparencia do sistema...? Tive num curto espaço de tempo em minha casa para audição Supra, Vincent, VanDenHull,Qed Conduit...todos são diferentes, uns mais do que outros...aonde é que eu já ouvi isto...'
Saudações a todos os que estão a contribuir para este topico e claro extensivas a todos os outros foristas
Tube_Dude
15-05-2007, 17:00
caso fossem disjuntores, quais os de melhor qualidade caro Jorge?
Aqui já não te posso ser útil , meu caro Luz.
Em minha casa uso os disjuntores vulgares , que são os originais da casa , dos quais nunca me preocupei sequer em saber a marca...
Essa é uma área da qual confesso ,não ser "crente".
Se calhar por isso, é que o meu som também não é nada de especial... 8)
Abraço
Jorge
estás muito bem acompanhado Luz, neste momento tenho tudo unifilar até ao jupiter e ao mf a300 e gosto assim!!!!
sem ser de marca!!!
Boas, estive a lêr este post e não resisti a escrever o seguinte.
Cuidado que em termos de segurança pessoal, segurança dos materiais (casa e recheio), e mesmo em termos legais os disjuntores são as peças projectadas para nos protegerem. Os fusiveis já pertencem ao século passado e o seguro morreu de velho, e por falar em seguro, uma casa com seguro e com um problema de incendio e se for detectado que os circuitos de proteção da casa foram alterados, kaput, é como bater sem carta e sem culpa no acidente.
Penso ser uma matéria muito melindrosa estar a trocar disjuntores por fusiveis, e acho que o acrescentar/retirar um simples tapete ou uma cortina produz um efeito muito mais pálpavel em termos sonoros e não é nada perigoso.
Já agora se vai optar por calhas da Legrand porque não usar cabo unifilar 3x1,5 ou 2 com bainha metálica para proteger não propagar as radiações electromagnéticas.
Cumprimentos.
Os fusiveis são só para os circuitos do sistema como é obvio.
Um fusivel quando bem calculado protege melhor que um disjuntor normal, só não dá para rearmar :luz: e tem de ser substituido.
Não dá para rearmar e de cada vez que tenha que o rearmar tem de desligar o geral da casa, ou então passa na mesma por um disjuntor, e tudo por causa de um pequeno enrolamento, e o enrolamento do contador da EDP, este não se pode anular!
Para calcular a espessura de um fusível e o tipo de material (prata em geral) de maneira que ele entre em fusão ou corte a energia naquele pico não é assim tão fácil de calcular, o U=RI penso que a maioria dos comuns deve saber, e o fusível é sempre comprado já feito e é aí que pode dar problemas.
Cumpts
o fusivel não projege melhor que um disjuntor se falamos em corrente alterna...........................se falamos em corrente continua tudo bem! Os milesegundos de queima "fusão" do fusivel são terriveis versos o disparo de um disjuntor unipolar, ja agora melgor se for bipolar (corte imediato de neutro e fase de forma a não existir retorno........................................... isto é chato par burro...........................senhores comprem uma boa UPS on line de preferencia c/ protecção dupla e tem o mehor dos dois mundos.................................um filtro de frequencias, um recticadoe de frequencia e tenção, e a protecção para quando cai a luz a alimentação do amp não fica no vazio..................................e ainda a diferença da filtragem de frequencias parasitas........ja vou embora!
Orpheus
Um fusivel quando bem calculado protege melhor ...............
Em valongo a uns bons anos atras a corrente electrica era pessima.......................ate a UTA parava de trabalhar........e tinha PT proprio................como e agora ?
Ok, caros foristas vão ser 2 disjuntores da melhor qualidade que encontrar
( se souberem quais os melhores?), quanto ao fio irá ser unifilar de 2,5mm e de preferência com isolamento mágnetico. ( haverá diferença na qualidade do cobre em termos de pureza e condutividade nos cabos vulgarmente comercializadas nas lojas de material eléctrico? que marcas me aconselham?)
Locais de comercialização na área de Lisboa/Almada? Meus caros amigos, no final espero poder dizer-vos, "foi barato, a diferença qualitativa é audivel e significativa, vale a pena fazerem a mesma opção.
M Figueiredo
16-05-2007, 10:22
Covém não esquecer que os fusíveis, se esta for a opção, têm a montante o disjuntor limitador de potência da EDP. Portanto, o disjuntor está sempre lá. O nosso, ou o da rede. Eu optava por disjuntores de qualquer marca de qualidade reconhecida.
Por outro lado, parece-me que estas questões são tão insignificantes, comparadas com outras relativas à qualidade das fontes de energia que equipam os diversos componentes. Estas sim têm a obrigação de filtrar devidamente os eventuais problemas que a rede pública de energia lhes leva.
Ok, mais uma pequena alteração irá ser unifilar de 4mm, quanto ao caro forista MFigueiredo e à sua contribuição que tem sido de grande utilidade, às vezes é mais facil e "economico" cameçar pelo mais básico e resolvida esta parte preparar os "bolsos"para salto mais empreendedor. A avaliação de uma melhoria na minha opinião,deve ser executada caso a caso, para não se correr o risco de já não se perceber claramente onde está verdadeiramente a sua origem, excepção feita à construção sinergética total de um novo sistema. Claro que o que não existe na fonte, seguramente não será acrescentado pelos elementos subsequentes, no entanto podem assegurar o colocar no "ponto" digamos que o tempero certo para a base inicial em concordancia com a subjectividade individual da apeciação e degustaçãode cada um de nós.(epá isto já parece um curso de culinária...) ou pior ainda...cump.
Não dá para rearmar e de cada vez que tenha que o rearmar tem de desligar o geral da casa, ou então passa na mesma por um disjuntor, e tudo por causa de um pequeno enrolamento, e o enrolamento do contador da EDP, este não se pode anular!
Bolas, isto está complicado, eu até nem vendo fusiveis e já estou realmente arrependido de ter comentado uma experiência minha que me trouxe melhorias, por isso as restantes alterações que fiz nos circuitos de alimentação do meu sistema ficam cá comigo, pronto, e para quem cá vem sempre pode ver in loco oque facilita de sobremaneira.
De resto podes ter um corte de corrente sem ser um disjuntor, que pelo facto não tem o enrolamento interno e na opinião dos meus ouvidos é uma melhoria audivel.
Orpheus
Um fusivel quando bem calculado protege melhor ...............
Em valongo a uns bons anos atras a corrente electrica era pessima.......................ate a UTA parava de trabalhar........e tinha PT proprio................como e agora ?
A corrente por aqui não é má (sem que seja muito boa) em qualidade pois nesta zona não há muitas fábricas que costumam ser as que enchem a rede de ruido mas mal venha uma minima trovoada já sei que vêm problemas e por isso não ligo o sistema, nessas alturas a corrente vai e vem em segundos gerando picos enormes e já não é a primeira vez que há pessoas lesadas. :duh:
De qualquer das formas tive que colocar uma correcção do factor potência e melhorei substanciamente o rendimento dos aparelhos elétricos, nota-se substancialmente nos consumos dos compressores dos ar condicionado e na factura mensal claro, e já que estava a mexer optei por colocar também filtragem de RFI logo á entrada do quadro principal, os aparelhos elétronicos também agradecem a limpeza. :Yes:
orpheus........................compra uma boa UPS...............on line e liga la tudo..................1000VA minimo...........................2000VA........... .............perfeito............................. viva valongo...............las chicas...................e os relampagos...........ui faiscas..................!
:Yes: :eheheh:
Tens um modo de escrever simplesmente delicioso, viva las chicas...http://forums.torrentspy.com/images/smilies/spliff.gif
Tenho uma UPS de 1500VA da MG, online com a recriação da onde sinusoidal perfeita e não aquelas ondas quadradas tipicas das UPS dos PC, como protecção é excelente, como resultado sonoro obtido não gosto. :naosei:
não conheço MG a nivel sonoro.................no entanto tenho-me dado bem com uma Fortress ...................era ex de um AS400............................................. ja sei que alguem vai preguntar que raio de amp e esse...................não é um amp.............................sei tambem que necessario que a ups tenha uma protecção especial......galvanica ou coisa que o valha..............................deixa-me ver os dat sheets.........e gente fala...................Ok
Também já experimentei ligar um amp á minha mustek de 1000 e acho que o som não é tratado, parece que fica opaco penso ser dos circuitos e rectificação das correntes.
Também já tive um AS/400 durante alguns anos mas aí o som era de teclas e RPG da IBM.
Cumpts,
Orpheus, tambêm as tuas "dicas"tem sido lidas e relidas com grande interesse, no entanto face à simplicidade de intervenção que pretendo declinei a escolha dos "fusiveis". Se alguma vez me aventurar a reformular o "quadro eléctrico todo" de certeza que te vou "bater à porta", virtual ou não. Há uns anos atrás vi numa revista inglesa da especialidade, uma reportagem, que ainda hoje me coloca os "neurónios" na maior agitação; um "audiofilo" japonês, numa sala dedicada, mas minuscula, tinha como fonte de alimentação eléctrica um incontavel numero de baterias, mais de uma centena que alimentava um sistema que tinha no final uma colunas de painel, que pelo sorriso do referido proprietário deviam tocar muito bem
Pois aqui parece que há milhões de opiniões ::)
Os princípios a considerar e que são universais são:
1 - menor impedancia possivel
2 - menor quantidade de harmonicos e outro lixo possivel.
Os harmonicos e lixos tratam-se com filtros, filtros aumentam a impedancia. No entanto quando a linha tem baixa impedancia é dificil adicionar lixo e harmonicos. Como os sistemas de corte e protecção também podem aumentar a impedancia, temos de ver o que fazer:
disjuntores: há vários tipos, sendo que o de tipo térmico (ou magneto-térmico) aumentam de forma significativa a impedancia. Os do tipo exclusivamente magnético são raros e não prevêm defeitos permanentes mas que não atinjam a valor de corrente do sistema magnético. A melhor solução será sempre a protecção indirecta (contactor com circuito de comando por TI e linha dedicada com 4mm2).
Filtro: usar apenas de acordo com o lixo que têm na rede.
As UPS podem ser uma boa solução, com a salvaguarda que a grande maioria tem uma impedancia maior que a rede directa e os sistemas de comutação (semicondutores) provocam muito lixo....
Tube_Dude
17-05-2007, 14:16
um "audiofilo" japonês, numa sala dedicada, mas minuscula, tinha como fonte de alimentação eléctrica um incontavel numero de baterias, mais de uma centena que alimentava um sistema
Meu caro Luz
Neste caso estou completamente de acordo, uma alimentação DC de baterias aporta dividendos sónicos.
[[ que pelo sorriso do referido proprietário deviam tocar muito bem]]
Sorriso esse , apenas igualável ao do dono da loja que lhe vendeu as baterias... 8)
Jorge
Tube_Dude
17-05-2007, 14:20
Pois aqui parece que há milhões de opiniões ::)
Os princípios a considerar e que são universais são:
2 - menor quantidade de harmonicos e outro lixo possivel.
Precisamente! Completamente de acordo.
Podemos mesmo chamar-lhe os Dois Mandamentos! 8)
Jorge
Daí eu ter optado por cablagem de 4mm com malha que fica ligada á terra do lado da alimentação,
2 - menor quantidade de harmonicos e outro lixo possivel
Cablagem essa em fio rigido pois é menos propicio á "condução" dos harmonicos da rede e após medição da qualidade da corrente ter optado pela bateria de condensadores quer de correcção do coseno de fi quer para filtragem de RFI/EMI.
Daí eu ter optado por cablagem de 4mm com malha que fica ligada á terra do lado da alimentação,
2 - menor quantidade de harmonicos e outro lixo possivel
Cablagem essa em fio rigido pois é menos propicio á "condução" dos harmonicos da rede e após medição da qualidade da corrente ter optado pela bateria de condensadores quer de correcção do coseno de fi quer para filtragem de RFI/EMI.
A história da bateria de condensadores é boa ideia, mas sugiro que seja aplicada não na extremidade da alimentação para os aparelhos de audio, mas sim junto ao quadro de entrada. Assim se evita a circulação de corrente (leia-se formação de campo electromagnético) relativa aos harmonicos e lixo HF que são "filtrados" pelos caps.
É lá que ela está logo á saida do diferêncial da EDP, até porque o que me motivou a fazer a correcção da energia reactiva foi desde logo o interesse em poupar esforço aos equipamentos de Ar Condicionado/máquinas de lavar/secar etc... e com o facto baixar a factura mensal, e funcionou de tal maneira que consigo estar um escalão abaixo do que tinha previsto no contrato com a EDP.
Claro que o sistema "comeu por tabela", como eu tinha previsto. :Yes:
Orpheus,
As baterias de condensadores entram e saiem automáticamente da rede ou estão sempre ligadas? é que a ser assim haverá momentos em que estarás a injectar energia reactiva capacitiva na rede. Por outro lado, com os condensadores instalados junto ao Q.G. quem beneficia é a EDP, porque lhe estás a melhorar o factor de potência da rede, a não ser, claro, que tenhas um contador de energia reactiva.
Não está sempre ligado, tem um relé (acho que se chama varimétrico) que vai atracando contactores á medida que for necessário a correcção.
Para não ter os condensadores logo á entrada de corrente teria de os ter independentes para cada circuito o que dava mais trabalho. :huum:
Como achas que deviam estar? :huum:
Não está sempre ligado, tem um relé (acho que se chama varimétrico) que vai atracando contactores á medida que for necessário a correcção.
Para não ter os condensadores logo á entrada de corrente teria de os ter independentes para cada circuito o que dava mais trabalho. :huum:
Como achas que deviam estar? :huum:
Bem, no sítio onde eles estão instalados beneficiam a eficiência (menores perdas) da rede eléctrica a montante e, portanto, a EDP.
Eu sou um mãos largas... :eheheh:
Olha , ajudo então também os vizinhos a terem uma corrente em melhores condições, quem não queria ter um vizinho como eu? :eheheh:
e se ha uma soblecarga nos condensadores............................ja sei ......................é sao joao em valongo.................ou sao martinho.........a ideia é optima o pior são os picos realmente picos......................de corrente
Os condensadores para além de estarem ligados a disjuntores tripolares têm protecção interna que abre o circuito em caso de sobrecarga ou sobreaquecimento.
Estes sistemas já estão inventados á muito, eu infelizmente não inventei nada...
orpheus ...................não sei nada disso.........................acho que ha temas muito importantes sobre filtragem electrica............mas chega a um ponto que..............................não sei! aprecio mais outras coisas que para meu ouvido surdo....................afectam mais a qualidade sonora....mas ja agora como funciona a tal bateria de condensadores............quem fez...........onde comprar-te................irra pa, que o gajo e mesmo curioso