View Full Version : Bases para apoiar gira discos ou outros acessorios
carlos_m
02-05-2007, 10:27
Ola amigos,
Gostava de apoiar o melhor possivel o meu gira discos para que este fique o mais estavel possivel pois pelo que me tenho apercebido a estabilidade e o equilibrio sao fundamentais especialmente neste tipo de aparelhos.
Sei que ha quem ponha bases em pedra, placas de mdf, vibrapods e ate bolas de squash cortadas ao meio.
Posso estar enganado mas penso que todos eles para alem de establisarem o gira discos terao directamente alguma influencia na forma como o som sera apresentado.
Gostava muito de ter o vossa opiniao neste assunto.
Desde ja agradeco as vossas opinioes :Yes:
cumps
Sound
gorogoro
02-05-2007, 10:33
Mete sobre um tampo de madeira
carlos_m
02-05-2007, 12:47
gorogoro,
Estas a referir-te a madeira pura ou MDF?
shade_of_pale
02-05-2007, 13:18
Se não quiseres investir numa plataforma de isolamento, apoia o gdiscos numa base em madeira ai de uns 5cm espessura.
Testa tambem pondo por baixo dessa base uns isoclear ou vibrapods e ve se preferes assim, melhor isolamento possivel.
gorogoro
02-05-2007, 16:39
gorogoro,
Estas a referir-te a madeira pura ou MDF?
pura... Pinho, carvalho, whatever...
astronauta
02-05-2007, 22:05
Já agora...vai por mim.
Não uses "isolantes" só no gira discos.
Usa em tudo, inclusivé no amplificador :Yes:
shade_of_pale
03-05-2007, 09:37
Completamente de acordo :Yes:
carlos_m
03-05-2007, 10:29
Agradeco a todos as sugestoes que teem estado aqui a dar :Yes:
No entanto gostaria de conhecer tambem a vossa opiniao acerca de outras aplicacoes para apoiar os gira discos.
Quem ja utilizou varios tipos de racks para colocar os gira discos em cima encontrou melhores resultados com os de metal e vidro ( tipo Atacama equinox) ou em madeira ( tipo Quadraspire)?
http://www.atacama-audio.co.uk/equinox.htm
http://www.quadraspire.co.uk/product_range/q4/page1/index.html
Cumps
Sound
artofnoise
03-05-2007, 15:33
Tanto podes usar uma base maciça com grande massa como optares por isolamento
No 1º caso arranja uma base em granito,no segundo uma placa de vidro isolada por suburtanos.Eu tenho o vidro com os suburtanos
highlander
03-05-2007, 15:51
Ou uma base de acrilico. É um material bastante inerte.
Estimados senhores:
Uma caixa de areia. Areia da mais fina possivel.
Todas as vibrações se dividirão pelo numero de grãos de areia.
Assim que uma caixa de areia e um revestimento encima.
Adeus vibrações.
Respeitosamente.
Nafty
carlos_m
05-05-2007, 14:23
Pessoal, estive experimentei uma tabua em madeira prensada debaixo do gira discos mas os resultados nao foram animadores, o som ficou estranho :huum: agora vou experimentar as bolas de squash cortadas ao meio.
No 1º caso arranja uma base em granito,no segundo uma placa de vidro isolada por suburtanos.Eu tenho o vidro com os suburtanos
artofnoise,
Suponho que os dois sistemas que referes fazem o gira discos soar de maneira diferente.
Em qual dos dois o som te soa mais macio?
Um abraco
Sound
vinilsuporter
05-05-2007, 23:35
caro nafty
a sua ideia parece ser interessante. é capaz de fazer o favor de concretizar melhor ?
- material para a caixa de madeira (que tipo de madeira ?)
- revestimento superior da caixa (que material utilizar nesse revestimento ?).
cumps
jose mario
gostava de saber o que pensa o Sr Rui Borges......ja esse sabe mesmo de gira discos......não pelos que modifica...."artilha" mas pelos que constroi
RuiRocha
06-05-2007, 08:56
Amigo jose mario
Lê isto:
http://www.tnt-audio.com/clinica/sandblaster_e.html
Cumprimentos
RuiRocha
Estimado Vinyl:
É simples:
Faça uma caixa de madeira bem sólida com as medidas de base do gira discos.
Uma altura de 7cm seria suficiente.
Encha de areia fina e prviamente lavada.
Alize e ponha uma tela de algodão ou linho a cobrir a parte superior.
Assente o giradisco e egualize com uma dessas coisas que tem uma bolha de ar.
Como se chama em Português?
A areia , fina de acordo ao peso do giradiscos, que e a caixa seija solida nas esquinas para aguentar a pressão da areia. Meter uma cunha por exemplo que mude o angulo de 90º en 2 angulos de 45º; sabe o que digo??
Creio que se entende o que escrevo, Em fim, espero que sim.
Cordealmente.
Nafty
Nafty
vinilsuporter
06-05-2007, 16:36
caro nafty
não percebi a da cunha de 45º peço desculpa. é capaz de ser mais específico ?
mas a minha dúvida é mais na tampa superior da caixa: deverá ser em madeira igualmente ou noutro material mais pesado (granito, mármore, etc) ?
se me tiver a amabilidade de elucidar, agradeço. eu tenho um thorens TD-160 que foi modificado totalmente com a adição de fichas rca, revisão dos componentes internos, montagem de um braço RB-300, substituição de célula para uma Ortofon Salsa MC e ficou uma obra de arte. confesso que ainda não o pude testar convenientemente por motivos que não vêm ao caso e só me falta definir onde o colocar e esta ideia que me deu da caixa de madeira com areia dentro atiçou-me a curiosidade e o custo do investimento é baixíssimo por comparação com a aquisição de plataformas isoladoras comerciais.
cumps
jose mario
Estimado Senhor Vinil:
Não, sem tampa. Só uma tela de tecido grosso colado nas bordas da caixa para que a areia não se espalhe pela casa. O gira discos fica apoiado directamente sobre a areia; quer diser, com o tecido no meio. Desculpe voçê pelo meu Portinhol. Os angulos que que falo, é como um pedasso de madeita nos cantos da caixa.
Alguém adivinha o que digo e pode ajudar?
Sirva-se de um nivel com bolha de água para nivelar o gira discos uma vez assente na areia.
Cordealmente.
Nafty
highlander
06-05-2007, 17:01
O site TNT Audio, na secção DIY, tem uma caixa desse tipo:
http://www.tnt-audio.com/clinica/sandblaster_e.html
RuiRocha
06-05-2007, 17:11
se tivessem lido o topico todo teriam visto que ja tinha da-do esse link
:duh: :duh:
Ora bem, aí está uma aplicação da areia como absorvente de vibrações.
O que eu estava descrevento era sem tampa de madeira.
Se a tampa toca nos laterais, o efeito de absorção, se vê projedicado.
Cordealmente.
Nafty
vinilsuporter
06-05-2007, 19:59
caro highlander
obrigado pela dica, por isso é que eu coloquei o problema da tampa. o da tnt tem tampa, o nafty aconselha "sem tampa".
caro nafty
é capaz de ser uma ideia engenhosa pois apoia directamente na tela que está sobre a areia. vou testar a coisa quando tiver disponibilidade para tal e depois darei noticias.
cumps
jose mario
:Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes: :Yes:
artofnoise
07-05-2007, 10:25
Pessoal, estive experimentei uma tabua em madeira prensada debaixo do gira discos mas os resultados nao foram animadores, o som ficou estranho :huum: agora vou experimentar as bolas de squash cortadas ao meio.
artofnoise,
Suponho que os dois sistemas que referes fazem o gira discos soar de maneira diferente.
Em qual dos dois o som te soa mais macio?
Um abraco
Sound
Eu tenho um sony dos anos 80 que já é bastante inerte ,pode-se percutir na caixa que ele não se chateia e tem muito pouco feedback ,é feito de um composto epoxi com metal,por essa razão uso o vidro com suburtanos.
Respondendo directamente á pergunta,depende do tipo de caixa do prato e da mesa de apoio.Eu preferi assim embora a diferença fosse minima se é que houve!
Acredito que em pratos assentes em madeira tipo tabua,CXs de madeira ou plastico os resultados possam ser melhores.Num bom prato os efeitos serão sempre minimos
Abraço
gorogoro
08-05-2007, 12:11
Hummm..
Cortiça! Esse produto tipico portugues que até vai ao espaço em naves russas! :luz:
Vou forrar a mesa onde tenho gira gira com cortiça!
O q é nacional é bom.....
carlos_m
09-05-2007, 10:26
Hummm..
Cortiça! Esse produto tipico portugues que até vai ao espaço em naves russas! :luz:
Vou forrar a mesa onde tenho gira gira com cortiça!
O q é nacional é bom.....
gorogoro,
Depois partilha aqui com a malta os resultados sobre o uso da cortica :Yes:
shade_of_pale
19-05-2007, 12:12
Uma foto da minha Neuance
http://i63.photobucket.com/albums/h142/jacobis_2006/ginsio021.jpg
JL, tá mesmo a pedir um BASIS 2200 ai em cima :eheheh:
shade_of_pale
20-05-2007, 13:29
Ai Basis ai, gostei muito do 2500 com upgrade 2800 na sala da G&P no HIFISHOW.
carlos_m
23-05-2007, 15:10
Bom pessoal decidi experimentar as bolas de squash cortadas ao meio por baixo do meu gira discos e o que posso dizer e que isto resulta :Yes:
gorogoro
25-05-2007, 08:30
Boas!!
Tou a forrar a minha mesa de madeira com cortiça!
Já pus duas camadas de 2mm, mas como me soubrou alguma acho que ainda vou por mais 2 camadas. Penso que quantas mais melhor certo? Só nao pus mais porque fiquei sem cola :duh:.. LOL
Depois conto-vos o resultado e tento por fotos ;D
A AVID tem umas bases muito conceituadas na imprensa britânica. O isolamento é conseguido com uns pés reguláveis à base de sorbutano. Algém tem alguma experiência com estas bases?
Cumps
Johnny
shade_of_pale
25-05-2007, 13:48
nop