View Full Version : O Vinyl soa mesmo bem
carlos_m
24-04-2007, 22:20
Pessoal ja estava ha dez anos sem gira discos ca em casa e eis que em conversa com o meu hifi dealer este diz-me que tem um Pro-ject 1 expression novo para venda mas por menos de metade do preco em novo, comprei-o logo. 8)
Bom dez anos so ouvir cds e muito tempo e quando comecei a ouvir o vinyl que tinha la em casa confesso que ate fiquei baralhado pois tudo soa de maneira diferente mas ao mesmo tempo e mais agradavel ao ouvido pois soa-me mais natural.
Os cds soam-me com mais detalhe mas parece que o som destes e agressivo, menos natural e mecanico quando comparado com o som do vinyl especialmente na gama media e tambem notei o mesmo em relacao aos agudos.
O timing, pace e ritmo sao mais tres pontos a favor do som dos giradiscos pois tambem aqui notei melhorias.
Nao sei se isto acontece com toda a gente mas enquanto me estava a deliciar com a musica que saia deste deck ao mesmo tempo senti uma grande nostalgia.
Bom como a experiencia foi boa ja comecei a pensar que com uma cartridge um pouco melhor isto ainda vai ser mais agradavel. :eheheh:
Sound
e discos, que é que vais comprar?
carlos_m
24-04-2007, 23:27
Discos e o que nao falta por aqui Mike. :Yes:
Novos e usados 8)
shade_of_pale
25-04-2007, 06:38
E vai mais um. A lista esta a engrossar. :Yes:
carlos_m
25-04-2007, 09:37
Shade, a lista de facto esta a engrossar :Yes:sou frequentador de varios forums de audio e quase todos os dias tenho conhecimento de mais pessoas que que se iniciam no vinyl e muitas delas ate sao jovens.
Nao acredito que o vinyl se torne outra vez um mercado de massas mas penso que o seu numero de utilizadores e capaz de duplicar.
Pelo que me tenho apercebido quem procura o vinyl procura som natural e com mais emocao.
Entretanto vou retirar o que disse aqui ao principio em relacao ao detalhe sonico do vinyl. Penso que que a cartridge ainda nao estava a 100% no seu rendimento pois ainda so tem 3 horas de uso e a qualidade do som esta a aumentar ainda mais e o detalhe tambem.
Entretanto so agora reparei que nao tinha feito a decoplagem do motor do gira discos (este ainda estava preso com os parafusos em vez de estar suspenso pelos elasticos) coisas de novato :eheheh:
Sound
gorogoro
25-04-2007, 13:00
Shade, a lista de facto esta a engrossar :Yes:sou frequentador de varios forums de audio e quase todos os dias tenho conhecimento de mais pessoas que que se iniciam no vinyl e muitas delas ate sao jovens.
Nao acredito que o vinyl se torne outra vez um mercado de massas mas penso que o seu numero de utilizadores e capaz de duplicar.
Pelo que me tenho apercebido quem procura o vinyl procura som natural e com mais emocao.
Entretanto vou retirar o que disse aqui ao principio em relacao ao detalhe sonico do vinyl. Penso que que a cartridge ainda nao estava a 100% no seu rendimento pois ainda so tem 3 horas de uso e a qualidade do som esta a aumentar ainda mais e o detalhe tambem.
Entretanto so agora reparei que nao tinha feito a decoplagem do motor do gira discos (este ainda estava preso com os parafusos em vez de estar suspenso pelos elasticos) coisas de novato :eheheh:
Sound
:Yes: vinil RULLEZZZZZZZZZZZZZ
RuiRocha
25-04-2007, 13:03
Nao podia estar mais de acordo
:worship: :worship: :worship:
Sound
:Yes: vinil RULLEZZZZZZZZZZZZZ
shade_of_pale
25-04-2007, 15:50
Parece-me também que não á ninguém que ouça num sistema com satisfatoria qualidade, um disco de vinil que goste ou conheça e não fique e imediato rendido ao som. E claro vai desejar ter um giradiscos tambem, 1º dos baratinhos porque não sabe muito bem como as coisas vão evoluir etc. entretanto com o tempo vai dar o salto, e ta lançado.
Outra coisa que é evidente é também a infuência que os amigos e ou conhecidos acabam por ter, se tivermos alguem amigo ou conhecido que nos ponha a ouvir vinil, estamos também lançados.
Os foruns, tal como este tambem nos influenciam.
Por fim julgo que o vinil vai regressando a pouco e pouco, embora sempre num nicho de audiofilos, ou os que para la caminham, para as massas esses que se lembram reconhecem a qualidade do vinil mas não vao comprar, e os que não cxonhecem bem para esses o vinil é uma palavra nova, falem de CD. mp3, mp4, consolas, etc. etc.
Agora que o vinil tem vindo a crescer paulatinamente isso é indismentivel.
Vinyl appears
Tape substitute the vinyl
CD kill the tape and vinyl
Mp3 kill the CD
VINYL kill the Mp3.......................kill them all
Fernando Santos
25-04-2007, 19:35
Prezado Sound!
Felicito pela experiência que está a desfrutar, recordando e descobrindo registos em formato Long Play (LP). Quanto a células para o seu Pro-Ject, tendo em conta que não necessita de dispender de avultados "euricos" para usufruir da sua fonte, em ambas as tipologias (MM e MC), recomendo as seguintes:
- MM: Audio-Technica AT-110E ou Shure M97xE;
- MC: Denon DL-103 ou 110.
Com melhores cumprimentos,
Ghost4u
aemarques
25-04-2007, 20:14
Os meus 2 cêntimos sobre células:
MM: Goldring série 1000 (vantagem: podemos começar pela mais barata e ir trocando de agulha até chegar à fabulosa 1042).
MC: Subscrevo a recomendação da Denon DL103, que é a que tenho de momento e é MESMO muito boa - e custa pouco mais de 100 euros. :Yes:
carlos_m
25-04-2007, 21:34
Sound
Depois de ter tirado os tais parafusos o som ficou melhor. :eheheh:
Ja agora sabem quantas horas leva uma agulha a fazer a rodagem?
O som nao esta mau mas penso este podera melhorar ainda bastante com uma cartridge melhor.
Parece-me que este prato conseguira de facto tirar partido de uma cartridge melhor e agradeco todas as sugestoes que aqui foram dadas.
Ja agora se gorogoro puder tambem dar algumas sugestoes era bom e tambem importante pois penso que ele tal como eu tem o PRO-JECT 1 XPRESSION :Yes
Em relacao as cartridges MM e MC segundo ouvi dizer estas ultimas (MC) teem mais qualidade sonora mas em contrapartida tocam mais baixo e isto verdade?
Parece-me também que não á ninguém que ouça num sistema com satisfatoria qualidade, um disco de vinil que goste ou conheça e não fique e imediato rendido ao som. E claro vai desejar ter um giradiscos tambem, 1º dos baratinhos porque não sabe muito bem como as coisas vão evoluir etc. entretanto com o tempo vai dar o salto, e ta lançado.
Outra coisa que é evidente é também a infuência que os amigos e ou conhecidos acabam por ter, se tivermos alguem amigo ou conhecido que nos ponha a ouvir vinil, estamos também lançados.
Os foruns, tal como este tambem nos influenciam.
Por fim julgo que o vinil vai regressando a pouco e pouco, embora sempre num nicho de audiofilos, ou os que para la caminham, para as massas esses que se lembram reconhecem a qualidade do vinil mas não vao comprar, e os que não cxonhecem bem para esses o vinil é uma palavra nova, falem de CD. mp3, mp4, consolas, etc. etc.
Agora que o vinil tem vindo a crescer paulatinamente isso é indismentivel.
Vinyl appears
Tape substitute the vinyl
CD kill the tape and vinyl
Mp3 kill the CD
VINYL kill the Mp3.......................kill them all
E isso mesmo SHADE :Yes:
Obrigado a todos pelas sugestoes :Yes:
Sound
highlander
25-04-2007, 22:31
Sound,
As células MC têm um melhor som que as MM's. O seu espectro de frequências pode ir até aos 45kHz enquanto as MM vão até aos 20 kHz.
Por outro lado o seu nível de saída é bem mais baixo que o das MM o que obriga a que o prévio de phono permita seleccionar entre MM e MC.
Mas há modelos de MC's com um nível mais elevado de sinal (high output) que funcionam bem com prévios de phono só MM.
Um senão das cabeças MC é que quando chega a hora de trocar a agulha tem que se comprar a cabeça completa, ao contrário das MM em que se pode trocar só mesmo a agulha, o que acaba por ser um pouco mais caro. Mas há lojas que têm um esquema de crédito em que oferecem um X pela MC usada na compra de uma nova.
Agora a escolha entre MM e MC depende não do gira-discos em si mas essencialmente do braço. Normalmente a opção por uma MC só compensa em termos sonoros face a uma MM quando o braço já tem alguma qualidade (tipo SME's, RB300). Se for um braço digamos normal, considero que uma MM é capaz de se revelar uma melhor escolha.
E a série 1000 da Goldring é uma boa compra.
carlos_m
26-04-2007, 13:54
Pessoal,
Agradeco todas as sugestoes e informacoes que teem estado aqui a por :Yes:
O som esta a ficar mesmo muito bom (melhor ate do que eu esperava) de forma que o upgrade a cartridge ainda vai esperar mais uns bons meses mas de qualquer forma foi bom ter recebido as v/sugestoes.
Valeu apena ter esperado pela "rodagem" do material.
Nunca a musica foi tao boa ca em casa 8)
Bom depois de tudo isto estou a pensar o que e que vou fazer com o meu leitor de cds :MrGreen:
Citacao de Shade
>Ainda não vejo a luz ao fundo do tunel.
Estou numa cruzada em levantar a fonte gira-discos ao maximo. Por isso o cd tera de esperar. Acho que esta quase a chegar a ASR.
Shade,
Agora ja compreendo perfeitamente o significado destas palavras :Yes:
Um grande abraco para todos
Sound
gorogoro
27-04-2007, 14:16
Yep!
Tenho um gira gira igual ao teu..
MAs nao sei que ajuda te posso dar :naosei:
Tipo não percebo nada daquilo, afinar e coisas é mt complicated para mim.
Troquei a cabeça, por uma goldring 1006 e de facto o som ficou bem melhor, no entanto penso que tenho aquilo tudo desafinado.. :(.
O pré de phono tb é mt importante. Dantes usava o da Rega, mas depois mudei para um externo fraquinho mas com melhor som que o da rega. Entretanto tive la um audion emprestado durante uns tempos e o som bombou mt bem..
Se descobrires truques ou qq coisa que melhore o sonoro disso vai avisando :Yes:
aemarques
27-04-2007, 14:44
Troquei a cabeça, por uma goldring 1006 e de facto o som ficou bem melhor, no entanto penso que tenho aquilo tudo desafinado.. :(.
Boa! Folgo em ver que ainda há quem ligue alguma coisa às minhas dicas! :eheheh: