PDA

View Full Version : Ajuda a novato

COIA
12-03-2007, 14:12
O velhote tem uma colecção de discos enorme e pediu-me para comprar um novo sistema mas que não me esticasse... :eheheh:

Tenho andado a ver preços e surgiram-me algumas duvidas:

Qual a diferença entre um pré de phono e um aplificador de phono? Um implica o outro ou bastacomprar um para ligar ao prato?

O que querem dizer a siglas MM e MC?

Já agora alguém pode dizer marcas de entrada de gama para pratos ou usados?

Um abraço.

FReis
12-03-2007, 14:29
Pré de Phono e Amplificador de Phono são abreviaturas para a mesma coisa ou seja Pré-Amplificador de Phono.
Eventualmente se comprares um amplificador que já tenha entrada de phono, podes dispensar o Pré.
MM significa "Moving Magnet", e MC "Moving Coil".
As MC normalmente têm um ganho muito baixo, e não permitem a substituição da agulha, tem que ser a cabeça completa.
As MM têm um ganho mais alto, e permitem normalmente a substituição da agulhas.
No que diz respeito à qualidade sonora, penso que normalmente são preferidas as MC, mas mesmo as de entrada de gamas já começam em valores bem mais altos que as MM.
Há Pré's de Phono que apenas permitem a ligação de um tipo, outros que têm uma comutação para um ou para outro.
Em termos de marcas, habitualmente fala-se da Project e Rega como pratos de entrada com uma boa relação qualidade preço.
Espero ter ajudado.
Cumps

gorogoro
12-03-2007, 14:31
Pré de Phono e Amplificador de Phono são abreviaturas para a mesma coisa ou seja Pré-Amplificador de Phono.
Eventualmente se comprares um amplificador que já tenha entrada de phono, podes dispensar o Pré.
MM significa "Moving Magnet", e MC "Moving Coil".
As MC normalmente têm um ganho muito baixo, e não permitem a substituição da agulha, tem que ser a cabeça completa.
As MM têm um ganho mais alto, e permitem normalmente a substituição da agulhas.
No que diz respeito à qualidade sonora, penso que normalmente são preferidas as MC, mas mesmo as de entrada de gamas já começam em valores bem mais altos que as MM.
Há Pré's de Phono que apenas permitem a ligação de um tipo, outros que têm uma comutação para um ou para outro.
Em termos de marcas, habitualmente fala-se da Project e Rega como pratos de entrada com uma boa relação qualidade preço.
Espero ter ajudado.
Cumps

Já agora, MM e MC é o tipo de cabeça (agulha) que o prato tem... A agulha pode ser MM ou MC :eheheh:

FReis
12-03-2007, 14:38
Já agora, MM e MC é o tipo de cabeça (agulha) que o prato tem... A agulha pode ser MM ou MC

Não percebi :huum:
Não é a agulha que é MM ou MC, mas sim a cabeça ou célula.

vinilsuporter
12-03-2007, 18:47
caro coia

em primeiro lugar deverias ver no amplificador que vais usar se o mesmo possui alguma entrada de phono e sem assim for qual o tipo de sinal que o mesmo aceita (MM ou MC). há alguns amplificadores que possuem as duas em simultâneo, bastando depois fazer a selecção em função da célula que se vai utilizar no gira discos, outros apenas possuem MM que é por assim dizer a mais corrente.
depois verás se essas entrada tem qualidade suficiente para te proporcionar um som decente. se o som for "fracote" poderás então pensar na aquisição de uma unidade phono dedicada (existem bastantes no mercado, desde 50 euros até centenas de euros).

no caso de o amplificador ser um "de linha", não terá entrada phono e aí terás mesmo de comprar a tal unidade dedicada. normalmente essas unidades possuem ambas as possibilidades (mm/MC).

se vais comprar um gira discos, será preferível comprares um no mercado de usados ou de retomas dos distribuidores, pois ficam mais em conta. em geral, os modelos de entrada são bastante fracos pelo que no mercado de usados és capaz de comprar um modelo intermédio pelo preço aproximado de um novo (de entrada).

não sei qual o teu grau de exigência sonora nem a tua capacidade económica, daí a dificuldade da escolha.

já agora podias dizer qual o amplificador e as colunas que usas. não sei de que terra és, mas se fores do grande porto posso dar-te alguma ajuda desinteressada.