PDA

View Full Version : Guerra.. HD.... Blu-ray / HD-DVD

Páginas : 1 2 [3]

aemarques
18-02-2008, 16:27
Estás redondamente enganado... :nao:

Pato
18-02-2008, 16:33
Err... sorry. Deves conhecer muita gente então. :-\

aemarques
18-02-2008, 16:36
Não, Luis. Conheço pessoas "normais", if you catch my drift. Pessoas que sendo poucas são uma amostra representativa do mercado. NÓS NÃO SOMOS uma amostra representativa do mercado. Ou ainda não tinhas descoberto isso? Duh...

Xavier
18-02-2008, 16:43
Conheço dois exemplos de proprietários de PS3 que apenas compraram um filme para satisfazer a curiosidade. De resto não utilizam a PS3 para jogos. Um deles até tem um Sanyo Z5.

Nesta fase concordo com o António. O preço dos filmes deve ser o principal responsável.
Com a massificação e a respectiva redução de preços poderá tornar-se mais apelativo para o banal consumidor. Para já não.

Maverick
18-02-2008, 22:46
Não acho que tenha a ver com o preço alto dos filmes nem acho que haja parque instalado (muito, muito longe disso). Os filmes em HD até podiam ter o dobro da resolução que têm agora que continuariam a ter a mesma 'saída'. Tem a mesma forma, os mesmos canais de som, o mesmo aspecto. A maior parte compra porque quer ver filmes e porque tem um leitor de DVD em casa. Se ao lado está outro igual mas mais caro, que tem o mesmo efeito prático e para o qual ainda por cima precisa de um leitor novo, why bother?

Se o HD tiver sucesso será por substituição forçada e muito mais lentamente que o DVD. Terá sucesso como nicho de mercado (quem gosta valoriza as vantagens).

Mav

JoaoPaulo
18-02-2008, 23:25
Conheço pessoas "normais", if you catch my drift. Pessoas que sendo poucas são uma amostra representativa do mercado. NÓS NÃO SOMOS uma amostra representativa do mercado. Ou ainda não tinhas descoberto isso? Duh...

A realidade é mesmo esta... :Yes: tenho de admitir que só se fala em blu-ray em foruns especializados, como este... no Portugal real (e não só) para alguns o blu-ray ainda é um ilustre desconhecido... ;)

basta entrar nas lojas de grande distribuição para perceber isso... os leitores de blu-ray são poucos, caros e os titulos disponiveis ainda menos...

o blu-ray é ainda um produto para os "early-adopters" e está muito longe de ser considerado uma alternativa ao DVD... e aqui meus caros, o mercado ainda tem uma palavra a dizer... :Yes:

o DVD ainda está para as curvas, e certamente para durar mais algum tempo... a ver vamos.

Cumps, JP

JoaoPaulo
18-02-2008, 23:35
Se o HD tiver sucesso será por substituição forçada e muito mais lentamente que o DVD. Terá sucesso como nicho de mercado (quem gosta valoriza as vantagens).

Mav

Nem mais... as revistas da especialidade são unanimes, as diferenças são marginais em certos displays... sobretudo em ecrâns com menos de 32 Pol., dizem os entendidos que as diferenças só se justificam em displays de grande diagonal... ::)

como sabemos, a maioria dos consumidores tem ecrâns inferiores a 32 Pol... :-X

mas sim a industria vai através de acções de marketing mais ou menos credivel levar (ou pelo menos tentar) o consumidor a pensar que o salto qualitativo é grande... ::)

agora pergunto eu aos mais entendidos, o HDMI é assim tão melhor que os componentes ? ou a industria teve necessidade de inventar algo "fresco e novo"... ;) é assim a vida é assim a evolução, por vezes confundimos (ou somos levados a isso) evolução com revolução...

Cumps, JP

MikeF
18-02-2008, 23:50

Não duvido muito que os estudios forcem isso... afinal de contas, escolheram o blu-ray para terem protecções anticópia, e o dvd já não oferece quase nenhumas. Nem é preciso deixar de editar em dvd, mas basta que as edições em blu-ray comecem a saír com um mês de antecedência...

JoaoPaulo
19-02-2008, 00:04

Não duvido muito que os estudios forcem isso... afinal de contas, escolheram o blu-ray para terem protecções anticópia, e o dvd já não oferece quase nenhumas. Nem é preciso deixar de editar em dvd, mas basta que as edições em blu-ray comecem a saír com um mês de antecedência...

Concordo, pelo menos em parte...

é também necessário que os leitores blu-ray baixem de preço... só vamos falar de blu-ray a sério quando existirem leitores abaixo de 200 € (ou coisa do género)... até lá, duvido que o formato tenha condições de massificação.

Cumps, JP

Pato
19-02-2008, 08:51
Não, Luis. Conheço pessoas "normais", if you catch my drift. Pessoas que sendo poucas são uma amostra representativa do mercado. NÓS NÃO SOMOS uma amostra representativa do mercado. Ou ainda não tinhas descoberto isso? Duh...

Ninguém disse o contrário.

O que eu disse e repito, é que o universo de pessoas que eventualmente possas conhecer representam ZERO estatisticamente falando.

Lá que extrapoles seja o que for do teu universo de conhecimentos é uma coisa. Validade estatistica = ZERO.

Sobre as restantes abordagens, é só recuar 9/10 anos e ver o que se dizia na altura sobre o DVD.

Se o BD vai ter a mesma saída que o DVD? IMHO será muito difícil, em parte concordo que as pessoas têm pouca percepção das mais valias, não é tão palpável como a alteração de um suporte fisico. Mas a realidade é que os displays HD Ready/FHD vendem-se como a uva mijona e assim que as pessoas tiverem contacto com emissões HD, vão continuar a ver os filmes em SD? Think not.

Maverick
19-02-2008, 08:52
E acho que as protecções anti-cópia são uma ilusão...por isso não tenho tanta certeza que foi esse o motivo principal no apoio dos estúdios.

Mav

Pato
19-02-2008, 08:54
E acho que as protecções anti-cópia são uma ilusão...por isso não tenho tanta certeza que foi esse o motivo principal no apoio dos estúdios.

Mav

Jura? Então como é que a Sony vão escoar os seus gravadores de BD mais os respectivos discos? Já estou com pena deles. :lalala:

aemarques
19-02-2008, 08:56
Porquê? Os leitores de DVD e os discos DVD não se vendem...? Apesar dos primeiros terem protecção de Região e os últimos terem protecção anti-cópia - em ambos os casos facilmente crackável?

JoaoPaulo
19-02-2008, 09:17
Sobre as restantes abordagens, é só recuar 9/10 anos e ver o que se dizia na altura sobre o DVD.

Se o BD vai ter a mesma saída que o DVD? IMHO será muito difícil, em parte concordo que as pessoas têm pouca percepção das mais valias, não é tão palpável como a alteração de um suporte fisico.

Pato,

a alteração de VHS para DVD como bem sabes não foi de "apenas" mudar o suporte fisico... as diferenças de qualidade e facilidade de utilização (e conteudos) foram da noite para o dia... ::)

para qualquer pessoa era extremamente fácil constatar as diferenças de qualidade... e surpresa das surpresas, nem era necessário rebobinar no final... :eheheh:

ainda assim, o grande factor de sucesso do DVD foi a queda brutal nos preços... com leitores de DVD a 30 €...quem podia resistir ?

é por isso que eu tenho sérias duvidas em relação ao blu-ray... enquanto os leitores não baixarem de preço... no blu-ray :nao:

Cumps, JP

Maverick
19-02-2008, 09:26

O que é que se dizia?

Mas a realidade é que os displays HD Ready/FHD vendem-se como a uva mijona e assim que as pessoas tiverem contacto com emissões HD, vão continuar a ver os filmes em SD? Think not.

E as pessoas conseguem facilmente comprar outra coisa que não seja HD ready ou Full HD?
Olha para o lineup actual da Panasonic:

-Televisores
- TV Plasma Full HD
- TV LCD Full HD
- TV Plasma HD Ready
- TV LCD HD Ready
- Accesorios Plasma

Pela experiência que cada um terá com o seu display de 32", 37" ou 42", entre DVD e BD, a diferença é pequena e facilmente negligenciável, principalmente para um leigo.

Mav

Maverick
19-02-2008, 09:32
IMHO os preços tanto do SW como do HW actual em HD são perfeitamente normais. Estão em linha com o que existia nos tempos do DVD. O que não vejo é capacidade por parte da indústria em motivar o consumidor a aderir a este formato.

Muito mais fácil será, IMHO, o fornecimento de HD através de outros media, associado a outro tipo de conteúdos. MEO e afins, por exemplo. E essa será uma forma concorrente ao BD que, a existir, eliminará qualquer hipótese de sucesso do BD.

Mav

movie_fan
19-02-2008, 09:36
IMHO os preços tanto do SW como do HW actual em HD são perfeitamente normais. Estão em linha com o que existia nos tempos do DVD. O que não vejo é capacidade por parte da indústria em motivar o consumidor a aderir a este formato.

IMHO o caminho será deixar de editar em DVD, ou editar cada vez menos. Depois, atacar o mercado ainda mais agressivamente, como a Sony fez na altura do DVD com o seu pack leitor + 30 filmes.

Pato
19-02-2008, 09:51

Se o BD vai ter a mesma saída que o DVD? IMHO será muito difícil, em parte concordo que as pessoas têm pouca percepção das mais valias, não é tão palpável como a alteração de um suporte fisico.

Pato,

a alteração de VHS para DVD como bem sabes não foi de "apenas" mudar o suporte fisico... as diferenças de qualidade e facilidade de utilização (e conteudos) foram da noite para o dia... ::)

para qualquer pessoa era extremamente fácil constatar as diferenças de qualidade... e surpresa das surpresas, nem era necessário rebobinar no final... :eheheh:

ainda assim, o grande factor de sucesso do DVD foi a queda brutal nos preços... com leitores de DVD a 30 €...quem podia resistir ?

é por isso que eu tenho sérias duvidas em relação ao blu-ray... enquanto os leitores não baixarem de preço... no blu-ray :nao:

Cumps, JP

Err... as diferenças de qualidade em ecrãns 4:3 com ligações por composto para VHS não eram abissais (já para não dizer nulas). :-X

Sobre a facilidade de utilização, de acordo.

Queda brutal nos preços? Mas tens leitores a 30€ há quanto tempo? A massificação deu-se ainda os leitores estavam bem acima disso. Se calhar a PS2 até teve algo a ver com isso. :luz:

Mas já se esqueceram quanto custava um filme em DVD, ou ainda custa?

Pato
19-02-2008, 09:56

O que é que se dizia?

Mas a realidade é que os displays HD Ready/FHD vendem-se como a uva mijona e assim que as pessoas tiverem contacto com emissões HD, vão continuar a ver os filmes em SD? Think not.

E as pessoas conseguem facilmente comprar outra coisa que não seja HD ready ou Full HD?
Olha para o lineup actual da Panasonic:

-Televisores
- TV Plasma Full HD
- TV LCD Full HD
- TV Plasma HD Ready
- TV LCD HD Ready
- Accesorios Plasma

Pela experiência que cada um terá com o seu display de 32", 37" ou 42", entre DVD e BD, a diferença é pequena e facilmente negligenciável, principalmente para um leigo.

Mav

Exactamente o que se escreve aqui... os mesmos receios, as mesmas extrapolações... até somos os mesmos early adopters. :MrGreen:

Obrigado pela ajuda a explicar que o parque está instalado. 8)

Pato
19-02-2008, 10:00

Muito mais fácil será, IMHO, o fornecimento de HD através de outros media, associado a outro tipo de conteúdos. MEO e afins, por exemplo. E essa será uma forma concorrente ao BD que, a existir, eliminará qualquer hipótese de sucesso do BD.

Mav

Totalmente de acordo com excepção do bold. Eu vejo isso como uma alavanca para o BD. Agora, e penso que estaremos todos de acordo, cabe à Sony & Co. aproveitar. Estará à altura? :naosei:

O facto de a RTP passar filmes aos domingos, nunca impediu o sucesso do DVD.

Maverick
19-02-2008, 10:30
Exactamente o que se escreve aqui... os mesmos receios, as mesmas extrapolações... até somos os mesmos early adopters.

Errado. Desde que acompanho o formato (em finais de 1996) que não conheci nenhum outro produto que tenha gerado tanta expectativa em todos os pólos do mercado. Early adopters há sempre mas o DVD sempre foi altamente impulsionado pelo consumidor (talvez o principal responsável pela derrota do DivX). Houve abaixo assinados para a distituição do DivX, para a inclusão do DD em detrimento do MPEG na Europa, para a saída da saga Star Wars, etc....
Não me recordo nunca do consumidor pressionar tanto a indústria como aqui. Vês isso com o BD (ou HD em geral)? I think not.

Num aspecto concordo contigo: acho que foi muito antes dos leitores a 30 € (mas não acho que a PS2 tenha alguma coisa a ver com isso).

Quanto à tua provocação sobre parque instalado, tu focaste a questão da PS3 (que sendo fonte é peça essencial para ver BD), ao contrátio dos displays, que não precisam de ser HD para ver filmes, quer em BD quer em DVD... Não há parque instalado para BD (e não vamos voltar outra vez à hitória da PS3...).

Totalmente de acordo com excepção do bold. Eu vejo isso como uma alavanca para o BD. Agora, e penso que estaremos todos de acordo, cabe à Sony & Co. aproveitar. Estará à altura?

O facto de a RTP passar filmes aos domingos, nunca impediu o sucesso do DVD.

Não percebeste. O que importa não é a forma mas o conteúdo. A indústria está cada vez mais movida pelos serviços e menos pelo produto. O que o consumidor quer baseia-se na comodidade. Tu até és um exemplo disso, pelo que espanta-me que não vejas assim. O que é que é mais prático, comprar um filme da treta por 5€ ou carregar no botão do MEO para o ver?

Não sabia que aos Domingos a RTP transmitia filmes com 576 linhas de resolução activa, 6 canais de som, com a possibilidade de parar e afins...

Mav

Pato
19-02-2008, 10:53
A PS2 foi o 1º leitor de DVD de muito boa gente... 8)

Eu estava a falar do que se escreveu noutros foruns na altura (este não existia). Até eramos os mesmos, as prateleiras ocupadas pelo DVD eram as mesmas que o BD ocupa agora nos Blockbuster.

Sobre o que se passa lá fora, now and then, desconfio que seja a mesma coisa. http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=petition+blu+ray&meta=

Não foi provocação nenhuma. Se fores a comparar lançamento de DVD vs BD, parece-me a mim que para o mesmo tempo de vida, o HW necessário para usufruir da tecnologia, está bastante mais dissiminado agora do que na altura do lançamento do DVD. Na minha opinião, a questão é: será a Sony & Co. capaz de aproveitar isso?

Tu até és um exemplo disso, pelo que espanta-me que não vejas assim.

Pois mas ao contrário ali do António eu não acho que a amostra seja representativa. Nem o meu circulo de conhecidos. Daí não extrapolar nada com base no comportamento de algumas pessoas.

Não sabia que aos Domingos a RTP transmitia filmes com 576 linhas de resolução activa, 6 canais de som, com a possibilidade de parar e afins...

No entanto há quem tenha o filme no armário sem o ver e se passa na TV... ;)

Como vês há exemplos para tudo. No meu caso, até tenho canais com mais resolução e posso parar e afins... mas lá está, eu não sou exemplo. 8)

JoaoPaulo
19-02-2008, 10:56
Err... as diferenças de qualidade em ecrãns 4:3 com ligações por composto para VHS não eram abissais (já para não dizer nulas). :-X

Eu aqui não concordo... para mim as diferenças são perceptiveis até num televisor de 37 cm (14 Pol)... :)

Queda brutal nos preços? Mas tens leitores a 30€ há quanto tempo? A massificação deu-se ainda os leitores estavam bem acima disso. Se calhar a PS2 até teve algo a ver com isso. :luz:

Mas já se esqueceram quanto custava um filme em DVD, ou ainda custa?

Sim concordo em parte... o sucesso do DVD já estava consolidado antes dos leitores de 30 €... mas o formato só começou a vender a sério quando os leitores desceram abaixo dos 200 €... ainda me recordo de ter ido a "correr" comprar o Mustek V300 a 39.990 esc...(o primeiro leitor <200 €) uau ! que pechinha... :-X a maioria dos leitores custava acima de 70 a 80 contos (400 €)...bem uma coisa é certa... o leitor ainda funciona... :eheheh:

quando me refiro aos leitores de 30 €, estou a falar de verdadeira massificação, de vender paletes (literalmente) de leitores de DVD... o leitor de DVD saiu da sala, passou a estar nos quartos, nas cozinhas, nos wcs, e em quase todas as divisões da casa... quantos leitores passaram a existir em cada casa ? eu por exemplo tenho 4... sem contar com a PS2, que IMHO não contribuiu nada para o sucesso do formato.... são poucas as pessoas que a utilizam para esse fim, ao contrário da PS3 (julgo eu) a PS2 não é grande leitor...não pela imagem que é razoável, mas pela relativa sensibilidade a discos riscados, compatibilidades, etc...

Cumps, JP

Pato
19-02-2008, 11:06
Eu aqui não concordo... para mim as diferenças são perceptiveis até num televisor de 37 cm (14 Pol)... :)

Se estiveres a falar das K7 VHS que tinhamos em casa, re-re-re-re-re-re-gravadas com o filme que dava à tarde na RTP com recepção por antena, o o filme que iamos buscar ao videoclube com mais km que um carro de praça... ok, estamos de acordo. E sim, esta era a realidade.

Agora, quantos VHS originais, a estrear, te passaram pelas mãos? Vá? Diz-lá? Compradinhos ali mesmo, embrulhados ainda? 8)

Maverick
19-02-2008, 11:08
A PS2 foi o 1º leitor de DVD de muito boa gente...

Not to my knowledge. Serve para as estatísticas, pelo que, se servisse cafés, poder-se-ia dizer que a Sony era a empresa com o maior parque de máquinas de café instalado, independentemente dos utilizadores a usarem para tirar bicas ou não.

Sobre o que se passa lá fora, now and then, desconfio que seja a mesma coisa. http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=petition+blu+ray&meta=

Não foi provocação nenhuma. Se fores a comparar lançamento de DVD vs BD, parece-me a mim que para o mesmo tempo de vida, o HW necessário para usufruir da tecnologia, está bastante mais dissiminado agora do que na altura do lançamento do DVD. Na minha opinião, a questão é: será a Sony & Co. capaz de aproveitar isso?

Quanto ao HW, concordo, embora ache que o DVD tinha bastante mais adesão (à terceira geração já havia marcas de high-end, por ex. Agora ainda não há em BD).
Acho que vai ser um formato que obviamente vai crescer mas não tem rigorosamente nada a ver com o que aconteceu com o DVD. O Digital Bits tinha umas estatísticas sobre isso. Acredito mais numa de "Live fast, die young".

No entanto há quem tenha o filme no armário sem o ver e se passa na TV...

Lá está: ganha a comodidade e serviço vs media...

Mav

Pato
19-02-2008, 11:22
Not to my knowledge. Serve para as estatísticas, pelo que, se servisse cafés, poder-se-ia dizer que a Sony era a empresa com o maior parque de máquinas de café instalado, independentemente dos utilizadores a usarem para tirar bicas ou não.

Pois, mas não serve. 8) Mas lê DVDs.

Quanto ao HW, concordo, embora ache que o DVD tinha bastante mais adesão (à terceira geração já havia marcas de high-end, por ex. Agora ainda não há em BD).
Acho que vai ser um formato que obviamente vai crescer mas não tem rigorosamente nada a ver com o que aconteceu com o DVD. O Digital Bits tinha umas estatísticas sobre isso. Acredito mais numa de "Live fast, die young".

E vamos a ver se a curta vida é com algum elãn ou se será mais um SACD.

Lá está: ganha a comodidade e serviço vs media...

Mas o filme está prateleira, as in, foi comprado. 8)

Maverick
19-02-2008, 11:31
Pois, mas não serve. 8) Mas lê DVDs.

Tenho uma há uns anos. Sabes quantos DVD&#39;s por lá passaram?

E vamos a ver se a curta vida é com algum elãn ou se será mais um SACD.

Acho que vai ter mais sucesso que o SACD (mas eu sou suspeito :)).

Mas o filme está prateleira, as in, foi comprado. 8)

Só é comprado se não tiver passado no MEO e afins... Com conteúdos pagos on demand o timing DVD/TV pode passar a ser simultâneo e até favorável à TV.

Mav

Pato
19-02-2008, 12:54
Tenho uma há uns anos. Sabes quantos DVD&#39;s por lá passaram?

Again, não é por isso que a PS2 deixou de ser o 1º leitor de muita gente. We are freaks. :MrGreen:

Só é comprado se não tiver passado no MEO e afins... Com conteúdos pagos on demand o timing DVD/TV pode passar a ser simultâneo e até favorável à TV.

Mas o sentimento de posse é grande. Uma caixa com O filme lá dentro ainda faz maravilhas. Ainda mais se o suporte fisico for mais facilmente pirateado que o conteudo on demand. ;)

Lembras-te do que te disse quando se apresentaram as armas de ambos os lados? A industria de HW mais ligada a PCs toda do lado do BD? Há muito gravador para ser vendido... :luz:

MikeF
19-02-2008, 13:12
Se a mudança para blu-ray interessa aos estudios que editam, e aos clubes de video que alugam (se aqui estes têm uma postura resignada, já se viu como também conseguiram dar machadadas valentes nos EUA), o pobre consumidor tem mais é que comprar, mesmo que os players estejam a bem mais de 200€. Aliás, quantos de nós compramos o primeiro leitor de dvd por beeem mais que isso?

Senão... se quermos comprar dvds no supermercado e as novidades só existirem em blu-ray... se formos ao videoclube e for a mesma coisa... ah, vamos comprar blu-ray, podem crer...

A não ser que... a distribuição electrónica comece a ser viável.

Pato
19-02-2008, 13:15
Gosto do "pobre consumidor" como se estivessemos a falar da problemática do aumento do pão... :MrGreen:

MikeF
19-02-2008, 13:17
Food for the mind... :eheheh:
O slogan da FNAC em França era, há uns anos atrás, l&#39;oxygène de la tête...

JoaoPaulo
19-02-2008, 14:06
mesmo que os players estejam a bem mais de 200€. Aliás, quantos de nós compramos o primeiro leitor de dvd por beeem mais que isso?

Em termos de "mercado" devem ter sido relativamente poucos... claro que existem ainda leitores de DVD bem mais caros que os de blu-ray... a qualidade paga-se.

Mas não é isso que está aqui em causa, mas sim se o formato tem ou não condições de vingar em relação ao DVD :Yes: e para vingar é preciso baixar... ;D

Senão... se quermos comprar dvds no supermercado e as novidades só existirem em blu-ray... se formos ao videoclube e for a mesma coisa... ah, vamos comprar blu-ray, podem crer...

Isto é um circulo vicioso, uma coisa leva à outra...

os grandes fabricantes obviamente pretendem "encharcar" o mercado com outra novidade... seria mais uma lufada de ar fresco, tal como foi o DVD...tudo isso é perfeitamente natural...

no caso do blu-ray não existe muita margem de manobra...é obrigatório que os preços dos leitores baixem rapidamente, acompanhados de uma evolução positiva no SW... filmes em quantidade e a bom preço...caso contrário temos mais um SACD...

A guerra está decidida, a ver vamos como diz o Pato, o que faz a Sony & Co...

Cumps, JP

aemarques
20-02-2008, 08:36
Interessante:
http://www.betanews.com/article/For_13_million_HD_DVD_customers_whats_next/1203445412

It&#39;s one thing when a technology quickly becomes obsolete for something superior. But in this case, HD DVD was the better technology in a number of respects: it offered backward compatibility with standard DVD players through its Combo discs, no region coding, and advanced features such as Internet connectivity from the start.

Although Blu-ray discs can store more data and support higher encoding rates for video and audio, they use the exact same codecs as HD DVD and side-by-side comparisons of movies have showed no real differences in quality. In addition, the Blu-ray specification is still being finalized, and Profile 2.0 players with Internet connections aren&#39;t expected to hit shelves until later this year.

In turn, there&#39;s no reason to re-purchase any movies in Blu-ray. In fact, it&#39;s likely that many titles currently available in both formats offer better features on HD DVD. For example, 300 in HD DVD lets viewers watch how the movie was made using Picture-in-Picture, while the Blu-ray version does not.

aemarques
20-02-2008, 08:41
http://www.news.com/8301-10784_3-9874317-7.html

Forget about customer satisfaction or superiority of image quality. The real issue in the war between Blu-ray and HD DVD was about royalties.

PJ
20-02-2008, 08:45
funboys há e sempre haverá em todos os campos tecnológicos. Mas valerá a pena continuar a dar-lhe tempo de antena, mesmo depois de uma decisão já consumada ::)

Vale a pena colocar aqui dezenas de comentários abonatórios a respeito da superioridade do BD sobre o HD-DVD ? Francamente não entendo o porquê destes quotes sobre tecnologias defuntas, tenham sido elas boas ou más.

O mercado assim o decidiu. Bem ou mal, só o tempo o dirá.

aemarques
20-02-2008, 08:47
Tens razão! Para quê discutir estas coisas num FÓRUM DE DISCUSSÃO? Não faz sentido nenhum... :eheheh:

PJ
20-02-2008, 08:53
Para mim faz sentido discutir actualidade. Discutir um formato morto e enterrado, é discutir o sexo dos anjos.
Aliás, nem é discutir, é simplesmente meter quotes atrás de quotes de uma qualquer opinião de um qualquer artista. Mas ok. Seja. Encha-se a base de dados do forum de quotes atrás de quotes a evidenciar uma "eventual" vantagem de um formato que o mercado já matou e enterrou.

Alguém acha que por muito que diga que ele era melhor, ele irá ressuscitar ? :eheheh:

aemarques
20-02-2008, 09:04
É da análise da História que se retiram ilações para o futuro. ;)

MikeF
20-02-2008, 09:07
Vale a pena colocar aqui dezenas de comentários abonatórios a respeito da superioridade do BD sobre o HD-DVD ?

Mas quem fez isso? Todos temos dito que o HD-DVD era superior... E que não foi o mercado que o matou.

PJ
20-02-2008, 10:01
Por isso mesmo. Tem-se colocado inumeras opiniões sobre a superioridade do HD-DVD sobre o BD. Valerá a pena encher o forum com opiniões sobre a superioridade do BD sobre o HD-DVD ?
É que eu posso-o fazer. Só que acho que não vale a pena.
O BD já ganhou. Vamos agora discutir esse formato e a melhor forma de obter o máximo dele.
Para quê continuar a discutir um formato morto ? Continuo sem entender.

aemarques, que ilações ? As mesmas que se tiraram aquando da guerra do beta/vhs ? Acreditas mesmo nisso ?

MikeF, foi o mercado que o matou. Não foram os consumidores, foi o mercado da Alta Definição.

E só como complemento, por acaso eu sou da opinião que o BD era um melhor formato que o HD-DVD, que mais não fosse pela muito maior possibilidade de evolução que o HD-DVD permitia.

MikeF
20-02-2008, 10:10
Bom, então começa-nos lá a elucidar com o que ganhamos com as vantagens do blu-ray...

Por enquanto estou aborrecido por não ver no mercado nenhum vislumbre dum transporte que leia blu-ray e sacd e que me permita passar sacd por hdmi, ou será que só a PS3 faz isso?

movie_fan
20-02-2008, 10:26
Isso o quê... SACD por HDMI?

PJ
20-02-2008, 10:34
Bom, se o BD é considerado pior por vocês porque ainda nenhum transporte faz streaming de SACD por HDMI ::)

Para mim uma das grandes vantagens do BD é a sua muito maior capacidade de espaço fisico que o HD-DVD, o que permite no futuro uma muito maior expansão de caracteristicas e possibilidade de melhor qualidade. Se o mercado o vai aproveitar ou não é que vamos ver.
O resto das features superiores do HD-DVD, também o BD está a caminhar para lá.

MikeF
20-02-2008, 11:04
Ah, para lá caminha... e blu-ray dual layer, vai haver?

movie, sim, era isso o "isso" :eheheh:

movie_fan
20-02-2008, 11:54

Tens leitores DVD que já o fazem.

pjorgenunes
20-02-2008, 12:46

Tens leitores DVD que já o fazem.

Por HDMI? O meu faz mas é por Denon Link III

movie_fan
20-02-2008, 12:49
Sim, os Oppo.

Entretanto, parece que a Samsung já não vai lançar o leitor híbrido na Europa.

PJ
20-02-2008, 13:47
e blu-ray dual layer, vai haver?

Não entendi :huum:

O blu-ray vai nas 4 layers e 100Gb ::)

movie_fan
20-02-2008, 14:40
... E por falar em Oppo: http://www.engadgethd.com/2008/02/20/oppo-next-to-create-a-new-blu-ray-player/

Este ano vai ser giro. 8)

aemarques
20-02-2008, 16:27
e blu-ray dual layer, vai haver?

Não entendi :huum:

O blu-ray vai nas 4 layers e 100Gb ::)

Não sei é para quê... Para editar filmes não deve ser concerteza, pela amostra que tem sido coisas como a edição do "300" em BD e em HD-DVD em que esta última tinha mais extras e funcionalidades que a edição em BD... Isto, claro, apesar de ser "inferior"... :o

PJ
20-02-2008, 16:52
aemarques, pelo menos permite. Se o mercado o vai utilizar ou não é outra coisa. Mas o HD-DVD já estava limitado, o BD ainda não.

aemarques
20-02-2008, 17:11
PJ,
longe de mim entrar em polémicas (afinal, isto é apenas um Fórum de discussão...), mas lembro-lhe que do ponto de vista da edição de filmes a capacidade do HD-DVD (45 GB em tripla camada) não coloca qualquer problema. Excepto, claro, de quem tenta justificar o facto de ter "ganho" o formato que menos favorece o consumidor. *

Problema colocou (e coloca) o Blu-ray ao chegar ao mercado em versão beta (ainda está - talvez já tenho chegado à "release candidate"...) levando assim a que os desgraçados early adopters que compraram os leitores com Profile 1 e 1.1 (sem que ninguém lhes tivesse dito o que é isso do "profile") não possam beneficiar de todas as funcionalidades dos discos a editar no futuro.

Edit: Para que tudo fique clarinho, gostaria apenas de acrescentar uma coisa: estou-me borrifando para quem "ganhe" a guerra dos formatos. Não tenho televisor HD (como se pode observar pelo meu equipamento na galeria) e, na verdade, possuo uma unidade de leitura e gravação de DVD e Blu-ray da Philips no meu PC. Contudo, e na minha qualidade de jornalista que tem acompanhado o mercado da informática e da electrónica de consumo muito de perto desde 1994, não posso deixar de registar que, uma vez mais (não foi a primeira vez, nem será a última) não foi necessariamente o consumidor que saíu beneficiado com o que "o mercado" decidiu.

Mais: fui também daqueles - de alguma forma contra a maré - que sempre escreveu aqui no fórum que haveria toda a vantagem em termos só um formato e que quanto mais rapidamente o mercado se clarificasse, melhor. Mais ainda: foi dos poucos que, numa revista da especialidade, escreveu contra o aparecimento dos leitores híbridos que, quanto a mim, só iriam contribuir para prolongar uma situação de dois formatos. Querem mais? Há dois anos fui convidado para o lançamento em Portugal do primeiro Toshiba Qosmio com leitor de HD-DVD onde, perante o entusiasmo dos responsáveis da Toshiba presentes, expliquei calmamente que o mais provável seria a vitória rápida do Blu-ray devido a uma coisa, de que eles ainda não tinham ouvido falar, chamada PlayStation 3.

Contudo, a minha convicção de sempre de que o Blu-ray sairia vencedor devido, sobretudo ao "efeito PS3" (o facto de a Sony ser dona de um poderoso estúdio cinematográfico também ajuda), não me tolha o raciocínio. Uma coisa é o que "eu acho" que vai acontecer; a outra, muito diferente (nem sempre, mas quase) é o que "eu gostaria que acontecesse"... ;)

O resto são picardias que (também) eu gosto de alimentar, sobretudo aqui. Porque, afinal, é da :blah: que nasce a :luz:.
______

* Na verdade, não é só o consumidor que sai prejudicado. Como já tive oportunidade de explicar anteriormente, noutros tópicos, ao contrário do que acontece com o HD-DVD, a duplicação industrial de BD requer investimentos elevadíssimos por parte da indústria.

MikeF
20-02-2008, 17:30
* Na verdade, não é só o consumidor que sai prejudicado. Como já tive oportunidade de explicar anteriormente, noutros tópicos, ao contrário do que acontece com o HD-DVD, a duplicação industrial de BD requer investimentos elevadíssimos por parte da indústria.

E quem vende essa tecnologia e sai beneficiado?

Mas já há blu-ray dual layer comercializado? tinha a impressão que estavam a ter problemas a conseguir implementar isso na prática.

aemarques
20-02-2008, 17:36
Poisé Mike, há sempre alguém beneficiado. Mas há muitas empresas de duplicação por esse mundo (as prejudicadas) e fornecedores da tecnologia são apenas aqueles que nós já sabemos... :-X

Skywatcher
20-02-2008, 17:45
Mas já há blu-ray dual layer comercializado? tinha a impressão que estavam a ter problemas a conseguir implementar isso na prática.

Já há bastante tempo. Existiram de facto uns bugzitos a início em termos de produção em massa, mas que foram ultrapassados. Assim de cabeça em BD50 lembro-me do Black Hawk Down p.ex.

aemarques
20-02-2008, 18:14
Tanto quanto me lembro (mas admito estar errado) a razão para usar um disco de dupla camada é que esse filme foi editado em... MPEG2! :duh:

Skywatcher
20-02-2008, 18:32
Não faço ideia.
Mas a pergunta do Mike era: já se lançam filmes em BD50?

Edit: Já agora, em BD50: Gattaca (4Março), The Assassination of Jesse James by the coward Robert Ford (12 Mar.) e, desconfio que também sejam, mas não tenho confrirmação: Superbad, Erin Brockovich e The Tudors.

aemarques
20-02-2008, 18:37
A resposta rápida é: sim.
A pergunta certa é: porquê? ;)

Tojal City
20-02-2008, 20:02
... E por falar em Oppo: http://www.engadgethd.com/2008/02/20/oppo-next-to-create-a-new-blu-ray-player/

Este ano vai ser giro. 8)

Isto para mim é que é uma excelente notícia.

movie_fan
20-02-2008, 20:36
A resposta rápida é: sim.
A pergunta certa é: porquê? ;)

Não me vais dizer que foi por culpa do formato, pois não? ::)

aemarques
20-02-2008, 23:22
Mas eu já disse porquê: por causa da utilização do codec MPEG2.

serrano
21-02-2008, 21:26
na revista visao desta semana, vem um pequeno artigo que refere a desistencia da toshiba no hddvd, dando assim a vitória ao bray... será verdade?

Pato
21-02-2008, 21:34
:MrGreen:

É verdade é... http://forumhifi.com/board/index.php/topic,7317.msg130905.html#msg130905

JoaoPaulo
22-02-2008, 10:36
Este ano de 2008 vai ser interessante...

8)

http://images.macnn.com/esta/content/0802/sigmateksbr1000-lg.jpg

http://www.electronista.com/articles/08/02/14/sigmatek.blu.ray.player/

Cumps, JP

movie_fan
22-02-2008, 10:44
E ainda dizem que o Blu-Ray não ia vingar. 8)

PJ
22-02-2008, 10:47
E ainda dizem que o Blu-Ray não ia vingar. 8)

Eram as más linguas ;D

movie_fan
22-02-2008, 10:48
Adivinha-se um "efeito Mustek"... :hihihi:

MikeF
22-02-2008, 11:55
Mas a verdade é que estamos todos mortinhos para... :eheheh:

JoaoPaulo
22-02-2008, 18:34
Adivinha-se um "efeito Mustek"... :hihihi:

Não brinquem com coisas sérias...eu já fui vitima desse "efeito"... :snif:

mas neste caso, quando (se) avançar para o Blu-Ray desconfio que será uma PS3.... ;)

Cumps, JP

Tojal City
22-02-2008, 19:30
E os preços norte-americanos dos novos Sony também são muito competitivos.

Sony BDP-S350 $ 349.99
Sony BDP-S550 $ 449.99

Se tivermos em conta, que por norma não há conversão para Euros :-/, muda o cifrão, os preços são bons, especialmente sabendo que o 550 descodifica todos os novos audios.

aemarques
22-02-2008, 21:04
Só é pena serem Profile 1.0... :nao:

Skywatcher
22-02-2008, 21:49
Estarás porventura a confundir com o BD500.
O 550 é BDLive (2.0)

Tojal City
22-02-2008, 22:24
Os modelos que falei são os que vão sair este ano, o primeiro em Julho e o 2º em Agosto, isto nos EUA, vamos ver a Europa.
Parece haver ainda duvidas quanto ao facto de serem ambos 2.0 ou 1.1, seja como for, e tendo em conta que conteúdos online é algo que não interessa a grande maioria da população, o preço é muito atractivo.

Sony BDP-S350 - novos audios só por bitstream
Sony BDP-S550 - descodifica internamente todos os aúdios.

Se houver alterações de preços, será sempre para baixo. Por exemplo a Samsung anunciou no Ces o seu novo Blue-Ray a $ 400, mas com os anúncios do preços dos modelos da Sony a este preço e marcas como Oppo e Sigmatek a anunciarem os seus modelos, tenho a certeza que baixará o seu preço entretanto.

Não tenho dúvidas que este ano já seja possível comprar um leitor por 250 a 400 euros de várias marcas de qualidade. Ainda estamos provavelmente a dois, três anos de podermos comprar um Pioneer ou um Denon, mas em HD, as diferenças devem se notar menos, que no caso do DVD.

Costa
24-02-2008, 08:29
Pois é, morreu o HD DVD mas há o HD VMD!
http://www.nmeinc.com/index.aspx
Com leitores e filmes muito mais bataros e sem o conceito de região. Mas pouco difundido e com poucos títulos disponíveis.
Será que se pode considerar uma alternativa!?

MikeF
24-02-2008, 10:38
E sem nenhum avanço em termos de som, embora se usarem sempre dts a full rate a qualidade seja bem boa.
Mas duvido que pegue... isso só é económico em termos de produção, mas duvido que daqui a pouco tempo não tenhamos blu-ray a esses preços ou ainda menos. E essa era a vantagem do HD-DVD, não obrigar a grandes investimentos na produção de discos...

Alguém quer vender equipamento novo para as fábricas...

Skywatcher
24-02-2008, 12:20
Com uma marca que ninguém conhece a fazer os únicos leitores. Com "meia dúzia" de filmes, à venda na loja... da própria marca.

Já vi negócios com perspectivas mais risonhas ;D

movie_fan
24-02-2008, 12:29
Pessoal.... war is over!!

MikeF
24-02-2008, 13:04
Yup!

Mas a Sony ainda deve andar no repouso do guerreiro, pq parece que a notícia do fim da guerra ainda não desencadeou nenhuma movimentação rápida... tipo edições em blu-ray em barda.
Ou será que nós queremos tudo muito rápido?

aemarques
24-02-2008, 13:43
http://gamerscoreblog.com/team/archive/2008/02/23/HDDVDSupport.aspx

As a result of recent decisions made by Toshiba, Hollywood studios, and retailers, Microsoft plans to withdraw from HD DVD.

Daffyduck
25-02-2008, 08:49
:MrGreen: Planeia? Qual era a alternativa? :MrGreen:

movie_fan
25-02-2008, 09:15
Foi gira, foi gira... :eheheh: :eheheh:

Miguel Linhares
25-02-2008, 10:11
Talvez se a Microsoft tivesse incluído de série uma drive HD-DVD, o resultado poderia eventualmente ter sido diferente.

movie_fan
25-02-2008, 10:13
Acho que não. Seria o espalhanço total.

Os estúdios é que decidiram.

Miguel Linhares
25-02-2008, 10:16
Penso que as vendas de PS3 foram um factor decisivo, e a Xbox de série não lê HD-DVD

movie_fan
25-02-2008, 10:19
"Olhe que não, olhe que não".

nmtavares
25-02-2008, 13:24
Os estúdios é que decidiram.

Nem mais nem menos.
Foram eles quem decidiram pelos consumidores, isto independentemente de qual fosse o melhor formato para o utilizador final.

rneiva
25-02-2008, 18:53
Vejam aqui:

http://hosted.ap.org/dynamic/stories/M/MICROSOFT_HD_DVD?SITE=WIRE&SECTION=HOME&TEMPLATE=DEFAULT&CTIME=2008-02-24-13-33-28

aemarques
27-02-2008, 17:05
E no entanto, ele move-se... :eheheh:
http://www.betanews.com/article/DreamWorks_not_yet_ready_to_support_Bluray/1204131812

movie_fan
27-02-2008, 17:10
Mas... vão vendê-los a quem? :eheheh:

JoaoPaulo
27-02-2008, 21:08
E no entanto, ele move-se... :eheheh:
http://www.betanews.com/article/DreamWorks_not_yet_ready_to_support_Bluray/1204131812

(...)DreamWorks CEO Jeffrey Katzenberg told Reuters that the studio was "poised either way to jump into the marketplace when the conditions are right to do so."

The problem all of Hollywood now faces is deciding how much support to give Blu-ray, especially considering consumer adoption of both high-definition formats has been miniscule thus far. DreamWorks may miss the opportunity for a simultaneous release of Bee Movie on Blu-ray, but when 99 percent of sales will be on standard DVD anyway, any concern is likely minor.(...)

:-X

Cumps, JP

Pato
28-02-2008, 13:12
Bom... afinal não sou só eu que acha que o efeito PS3 fez mossa... :eheheh:

http://www.engadgethd.com/2008/02/20/two-years-of-battle-between-hd-dvd-and-blu-ray-a-retrospective/

Artigo interessante onde destaco esta passagem:

(...)In retrospect, it was the PS3 and its owners who won the war for Blu-ray. Despite what many believed, PS3 owners were buying Blu-ray movies and although it was a small fraction, it was enough to convince the studios Blu-ray had the most potential to be the next physical format -- that and because the BDA was willing to offer a few anti-consumer features like BD+ and region coding.(...)

aemarques
28-02-2008, 13:21
A parte mais relevante, como deves compreender, não é a da PS3 ("small fraction") mas sim esta: "because the BDA was willing to offer a few anti-consumer features like BD+ and region coding". ;)

pjorgenunes
28-02-2008, 13:23
Bem,

IMHO sem duvida que os detentores de PS3 ganharam pois, independentemente do que os levou à sua compra, ficaram com o leitor HD escolhido pela industria, o BR.

Eu, por exemplo, só equacionei pensar comprar a PS3 após esta decisão pois só como consola não compraria. Um leitor BR standalone também não nos próximos 2/3 anos. Assim,... já me parece.

Consiga eu resolver as minhas dificuldades de ligação a Media Server e vão ver...

Ainda por cima já sei como é que se troca o Hard Disk da PS3 por um maior (neste momento 2.5" já existem de 250GB)... E não é nenhuma artimanha... é mesmo troca (talvez se perca a garantia mas nem isso me parece).

http://www.youtube.com/watch?v=ef5GKOZUZv0

Pato
28-02-2008, 13:29
A parte mais relevante, como deves compreender, não é a da PS3 ("small fraction") mas sim esta: "because the BDA was willing to offer a few anti-consumer features like BD+ and region coding". ;)

Tu para defenderes o OJ Simpsom era uma maravilha... :-X

Leva lá a bicla.

aemarques
28-02-2008, 14:09

Tu para defenderes o OJ Simpsom era uma maravilha... :-X

Leva lá a bicla.

:MrGreen:

aemarques
28-02-2008, 14:13
Off-topic: toma lá, Pato, para não dizeres que nunca falo da Sony:
http://forumhifi.com/board/index.php/topic,7409.0.html

movie_fan
06-05-2008, 11:57
Eles negam, eles negam...... :devil:
http://www.pocket-lint.co.uk/news/news.phtml/14425/15449/microsoft-xbox-360-blu-ray-drive.phtml

barratana
14-05-2008, 21:43
Bom,

Agora que a guerra acabou, e que estou com ideias de aquisição da PS3, porque será, que em todas as demos que vi o HD tinha melhor qualidade que o Blue ray?

Seria do HW ou do SW ( qualidade de gravação dos primeiros filmes em HD era melhor que as do BR? )

Eu para aquirir a PS3 primeiro tenho que me certificar que a imagem é pelo menos da mesma qualidade das que vi com o formato HD, pq continuo com duvidas....

aemarques
14-05-2008, 22:12
O que queres dizer com "o HD tinha melhor qualidade que o Blue ray"?

RS
14-05-2008, 22:15
Penso que se estava a referir ao HD-DVD.

A propósito ... é "Blu Ray" ... sem o tal "e" :MrGreen:

Aemarques, eu sei que tu sabes e esta não é para ti.

barratana
14-05-2008, 22:31
Correcto HD-DVD em comparação com Blu-ray :Yes: corrigida a indelicadeza :eheheh:

Os filmes em que pode observar a qualidade era superior em HD-DVD.
Fiquei sem saber se era dos leitores ou das gravações iniciais em HD-DVD serem superiores ás primeiras gravações Blu ray ( acertei outra vez! ).

RS
14-05-2008, 22:33
barratana,

Também não era só para ti ... é que ultimamente vi demasiados tópicos com essa referência e lá me resolvi a chamar a atenção para esse facto.

No hard feelings, i hope :)

barratana
14-05-2008, 22:53
Claro que não RS!

No harm taken! ;)

Corrigiste algo que não me tinha dado conta.... :Yes:

já que parece ser este o formato a que vamos ter de nos habituar que chamemos o sujeito pelo nome correcto 8)

movie_fan
14-05-2008, 22:56
Barratana, já agora: no harm taken.

Ninguém quer levar o braço de ninguém. :eheheh:

RS
14-05-2008, 22:58
:eheheh: :eheheh: :eheheh:

sorry ... mas não me contive :MrGreen:

movie_fan
14-05-2008, 23:12
Em relação à qualidade do HD-DVD vs. Blu-Ray, acho que inicialmente o Blu-Ray não utilizava o codec mais avançado, e algumas edições ressentiram-se disso. Penso que foi isto.

barratana
14-05-2008, 23:21
Barratana, já agora: no harm taken.

Ninguém quer levar o braço de ninguém. :eheheh:

Corrigido ;D

o:)

RS
14-05-2008, 23:25
Acho que há boas e más noticias ...

As boas é que a tecnologia Blu-Ray ainda tem muito mais para dar ::)

As más ... é que se demorar o tempo que demorou na tecnologia DVD, só daqui a uns pares de anos é que temos Filmes em Blu-Ray com a qualidade mais próxima do máximo potencial dos novos codecs.

Basta pensar na qualidade da grande maioria dos DVDs à uns 2 - 3 anos e ver agora as excelentes codificações que aparecem nos filmes mais recentes :drool2:

barratana
14-05-2008, 23:27
Em relação à qualidade do HD-DVD vs. Blu-Ray, acho que inicialmente o Blu-Ray não utilizava o codec mais avançado, e algumas edições ressentiram-se disso. Penso que foi isto.

Pode ser, faz sentido.... no entanto demonstra o poder da sony ao impôr-se mesmo que nas demos houvesse diferença ( melhor para o outro formato ), nesta altura em que o BLU RAY ( Q tal RS... 8) ) ainda está em desenvolvimento e evolução...

barratana
14-05-2008, 23:31
Acho que há boas e más noticias ...

As boas é que a tecnologia Blu-Ray ainda tem muito mais para dar ::)

As más ... é que se demorar o tempo que demorou na tecnologia DVD, só daqui a uns pares de anos é que temos Filmes em Blu-Ray com a qualidade mais próxima do máximo potencial dos novos codecs.

Basta pensar na qualidade da grande maioria dos DVDs à uns 2 - 3 anos e ver agora as excelentes codificações que aparecem nos filmes mais recentes :drool2:

E na evolução dos leitores... basta comparar o meus Sony DVP 7700 e Denon 3910, ambos leitores de topo na altura em que foram lançados para ver as diferenças... Alias o denon está a obrigar-me a rever alguns filmes.... á promenores a nivel de imagem que me tinham passado ao lado....

RS
14-05-2008, 23:32
barratana,

Estás a evoluir à velocidade da luz ... qual raio azul :MrGreen:

:)

barratana
14-05-2008, 23:34
barratana,

Estás a evoluir à velocidade da luz ... qual raio azul :MrGreen:

:)

correcção :

Para ser raio azul teria de se chamar Blue ray... :-P o:)

RS
14-05-2008, 23:37
Sim, de acordo. A evolução dos leitores de DVD também foi notória.

RS
14-05-2008, 23:37
:eheheh:

barratana
14-05-2008, 23:42
Vocês convenceram-me!

Acho que em Junho lá irei comprar a PS3.... com Blu ray.... não vou resistir.... a evolução é demasiadamente lenta para a minha vontade.... 2 anos :duh: .... hum..... nem pensar

Depois lá comprarei o denon 3990 ou o arcam DV369

aemarques
15-05-2008, 08:51
A propósito ... é "Blu Ray" ... sem o tal "e" :MrGreen:

Aemarques, eu sei que tu sabes e esta não é para ti.

Limitei-me a citar a fonte...! ;)