View Full Version : Brubeck "Time Out" - Qual a melhor edição?
SergioRZ
18-07-2006, 19:44
Não sei se aqui alguém já passou por esta pesquisa...
Quero comprar uma boa edição do Dave Brubeck Quartet - Time Out
A que tenho é, possivelmente, uma das primeiras (ou mesmo a primeira) editada em CD.
Gostava de ter uma versão remasterizada com as últimas tecnologias, desde que, claro, isso se traduza numa melhoria de qualidade. O que, parece, não é pacífico pelo que li em algumas reviews de utilizadores na Amazon etc...
Alguém que tenha perdido mais tempo do que eu sobre este assunto descobriu qua é afinal a melhor edição?
SergioRZ
19-07-2006, 13:57
A minha edição nem diz o ano .... em lado nenhum, nem na capa, nem no CD, nem na literatura... nada... mas foi comprada há muitos anos.
Na Fnac está à venda, e por um preço muito razoável, uma edição de 1997, definitivamente mais moderna (até no aspecto da capa e caixa), mas que não diz nada sobre ser remastered ... é Columbia Legacy, sendo que tecnicamente não sei se ser uma edição Legacy tem algum significado.
Pelo menos é barata... será remasterizada?
jordanopeth
19-07-2006, 14:07
Tem cuidado com os remasters !
Nessa área deve ser um pouco diferente, mas a maior parte das vezes os remasters só estragam ...
Vê a thread do "Pump up the volume" nas Reviews para teres uma ideia!
A minha edição nem diz o ano .... em lado nenhum, nem na capa, nem no CD, nem na literatura... nada... mas foi comprada há muitos anos.
Na Fnac está à venda, e por um preço muito razoável, uma edição de 1997, definitivamente mais moderna (até no aspecto da capa e caixa), mas que não diz nada sobre ser remastered ... é Columbia Legacy, sendo que tecnicamente não sei se ser uma edição Legacy tem algum significado.
Pelo menos é barata... será remasterizada?
É a minha, essa de 97. No livreto interior indica "digitally mastered" por um engenheiro da Sony...
FMoreira
19-07-2006, 19:52
[É a minha, essa de 97. No livreto interior indica "digitally mastered" por um engenheiro da Sony...
Ainda hoje estive com ele na mão... mas ficou para outra vez...
E que tal? agrada-te?
[É a minha, essa de 97. No livreto interior indica "digitally mastered" por um engenheiro da Sony...
Ainda hoje estive com ele na mão... mas ficou para outra vez...
E que tal? agrada-te?
O Album? Fabuloso! Mas não é gravação audiófila. Eu gosto muito e recomendo. :Yes:
SergioRZ
19-07-2006, 20:49
Também estive com ele na mão hoje hehehehhe mas acabei por não comprar... decidi investigar melhor... Creio que a edição é boa... E só encontrei uma edição mais "xpto", um SACD hibrido... mas li de algumas pessoas que criticam essa edição e dizem que é pior do que a "normal", por isso é que fiquei baralhado :???
shade_of_pale
26-07-2006, 23:56
Ora bem a minha edição é esta:
Colectors Edition - Master sound -
20 Bit digital transfers using sony's "SBM" Process
SBM - Super Bit Mapping
Special 24 - Karat Gold Disc
Sony Music
Master sound edition
Reissue producer - Amy herot
remixed and remastered by mark wilder
sony music studios, New york
Folheto interior com:
uma pintura de um lado
Notas de Steve Race do outro lado q inclui com descrição da banda.
É muto bom e com um som excelente.
sorenson
27-07-2006, 08:18
Eu tenho o "Wish You Were Here" dos Pink Floyd em SBM e está brutal, havendo o "Time Out" no mesmo processo eu não hesitava (alias vou ver se encontro essa edição para comprar para mim tb!)
SergioRZ
27-07-2006, 09:16
shade_of_pale, essa edição é de que ano?
Tens os números de séreie/catálogo, normalmente visiveis na contracapa ou na lombada do CD?
Não encontro nada de parecido com isso em lado nenhum, provavelmente já terá sido descontinuado. Se alguém encontrar avisem ehhehehehehe
Eu entretanto acabei por comprar a edição Columbia/Legacy que está à venda na Fnac hoje em dia... e o som é excelente, muito melhor do que na edição antiga que já tinha.
SergioRZ
27-07-2006, 09:50
Encontrei esta edição japonesa Sony Mastersound Edition (SME)... não sei se é Gold... se calhar todas as SME são Gold...
Mas acho que vou ter calma com a "coisa", porque afinal de contas, a edição remasterizada actual já é tão boa, especialmente se comparada com a edição de CD antiga... possivelmente a partir desse nível de qualidade já se está a tratr de pormenores demasiado pequenos e de difícil percepção... digo eu :D
http://www.amazon.com/gp/product/B000056C6D/104-6319365-1003153?v=glance&n=5174
shade_of_pale
27-07-2006, 12:30
shade_of_pale, essa edição é de que ano?
Tens os números de séreie/catálogo, normalmente visiveis na contracapa ou na lombada do CD?
Não encontro nada de parecido com isso em lado nenhum, provavelmente já terá sido descontinuado. Se alguém encontrar avisem ehhehehehehe
Eu entretanto acabei por comprar a edição Columbia/Legacy que está à venda na Fnac hoje em dia... e o som é excelente, muito melhor do que na edição antiga que já tinha.
Pois o ano não diz, quer na capa em cartão branco, com letras douradas, quer na cx plastica do cd verso, quer ainda no folheto interior , ou no proprio cd, a edição é feita no Japão pela sony,
o numero de serie : COL 480412 2.
Que é bom é , comprei esta edição na Fnac colombo ai a uns 4 anos. Lembro-me que na altura comprei 2 exemplares e ofereci um a um colega. O preço ronou os 19, 20€, ate achei barato porque tenho uma outra edição de ouro de Paul Desmond - Pure Desmond da mesma coleção nº zk 64767 disco de 1975, e quando a comprei numa loja na rua do carmo á mais anos ja me tinha custado cerca de 7, 8 contos.
Qualquer um dos dois é muito bom.
SergioRZ
27-07-2006, 13:22
Não tenho a mínima dúvida de que é bom :) A minha questão tem apenas a ver com a racionalidade de eu, que comprei ainda agora uma versão remasterizada, e até tenho também a antiga lá em casa.... comprar uma terceira, por muito boa que seja ehhehehehehhe Tem de haver aqui algum equilibrio... se não tivesse nenhuma, nem pensava duas vezes, comprava esta SME que está na Amazon... mas como estou satisfeito com a remaster que já tenho acho que não vale a pena.
E pensava eu que o mercado dos DVD's era mau, com 5 edições diferentes para o mesmo filme, versão do realizador, versão anamorfica, versão com DTS, versão extended, versão xpto... afinal os discos de música também chulam :eheheh:
SergioRZ
27-07-2006, 19:24
Pois, estive a verificar, e de facto esta edição actual, também é remasterizada pelo "Mark Wilder
sony music studios, New york"... ou melhor, é com certeza a mesma remasterização (não obrigaram o homem a fazer duas remasterizações heheheheheh), pelo que as diferenças para a edição SME estarão apenas na qualidade do "media". Digo eu... isto merece comparativo :eheheh:
sorenson
27-07-2006, 20:37
Aqui estão varias edições:
http://www.brubeck.info/discog/cbs-timeout.html
SergioRZ
27-07-2006, 21:29
Já tinha visto... mas não estão aí todas. Não está a edição actual (a que está na Fnac) por exemplo...
shade_of_pale
28-07-2006, 08:27
Se gostas do Time out, entao mantem a que tens, e a comprar compra o Paul DEsmond-Pure Desmond que para mim consegue ser ainda melhor , e um disco fabuloso.Ontem ouvi os 2 de seguida e realmente se so pudesse ter um dos dois , ficava com Paul Desmond.
SergioRZ
28-07-2006, 09:13
Vou explorar isso... já tinha lido algumas reviews de utilizadores que apontam o Desmond como o grande responsável pelo sucesso do Time Out, e que o Brubeck sem ele não teria grande sucesso... não sei se será muito justo ou verdadeiro... mas merece umas audições.
Creio que existe na Fnac uma edição boa desse disco que recomendas. Este fds não falha :)
SergioRZ
28-07-2006, 13:36
Foi já hoje.... estive a ouvir o Pure Desmond na Fnac, tem lá a edição CTI master XPTO hhehehehe por 11 ou 10 euros...
Apesar de achar que é um bom trabalho, não é muito para mim. Aquele tipo de sonoridade que ele saca do sax, para mim, adequa-se mais a bossa-jazzada... como o tema Wave do Jobim que ele toca neste disco (infelizmente o único do género).
Para um estilo mais puro de jazz parece-me um pouco frio demais.
No Time Out, é diferente... não só ele toca com maior agressividade, mais "chama".. mas principalmente, as composições dos temas são geniais... ficamos presos ao tempo original, e isso forma um conjunto em que não nos concentramos apenas no sax (nem nada que se pareça) mas provavelmente até mais na secção rítmica genial.
Enfim... não podemos gostar todos do mesmo hehehhee :Yes:
shade_of_pale
28-07-2006, 23:40
Claro que sim, compreendo, eu gosto muito desse disco, gostava que lhe desses uma oportunidade, ouve com calma relaxado, e vais descobrir coisdas interessantes.
A guitarra traz uma nova dimensão á sonoridade do grupo, e os temas embora simples são lindos e cheios de sentimento.
Eu julgo que este Pure Desmond é tipo um best of.
Tenho um outro disco do PDesmond mas que já acho menos conseguido é o Glad to be Unhappy, embora tenha o Jim Hall na guitarra e o eugene wright no baixo
Outro disco que recomendo pelo conteudo e pela excelente gravação é o:
The Dave Brubeck quartet at carnegie hall, uma edição remasterizada digitalmente a 24 bit, que tem claro o take five, blue rondo a la turk, it´s a rangy waltz, columbia c2k 61455 é de 2001, o original de 1963 gravado ao vivo nessa mitica sala de espectaculos, e é duplo. Uma maravilha ouve vais gostar.
A banda:
Dave brubeck
paul desmond
eugene wright
joe morello
Começa com o St . Louis Blues
Acaba o 2º disco com o Take Five
SergioRZ
25-09-2006, 20:18
E porque o que é Nacional é bom...
Uma das melhores versões do Take Five alguma vez gravada... pertence ao Quinteto Maria João no disco "Cem Caminhos" de 1991 :Yes: