PDA

View Full Version : Escolha de leitor de DVDs para ligar ao Hitachi PJ TX-200

Secutor
22-11-2005, 12:07
Com a recente encomenda de um projector hitachi PJ TX-200, preciso de melhorar a qualidade do leitor de DVDs.

Para mim o importante a ter um sistema equilibrado de Home cinema. Raramente paro para ouvir música. E por melhor que este leitor fosse em sacd e DVD-a o meu receptor A/V é um Yamaha 595 com colunas B&W o que acabava por não retirar muito partido de uma qualidade de áudio acima do bom.

Estou com algumas dúvidas, por um lado tenho ouvido falar da excelente relação qualidade/preço do Denon DVD-1920 que em fóruns estrangeiros muitos proprietários consideram a nível de vídeo (HDMI) "outstanding" embora o considerem mediano/bom em som. Já li "reviews" em várias revistas de cá e estrangeiras que o confirmam o melhor na sua categoria e que a nível de vídeo tem uma qualidade qiue vai muito além da categoria onde se insere.

Eu tive a oportunidade de ver este mesmo leitor na fnac ligado por hdmi a um Pioneer de 50" (modelo de topo, XDE) e gostei bastante a nível de vídeo e foi notória o aumento de qualidade com os 720p , no entanto não o pude comparar no mesmo plasma com outros aparelhos, nomeadamente, denon dvd-2910, pioneer 868avi (989avi), que são os aparelhos que inicialmente tinha considerado.

Como para mim em termos de imagem um plasma não produz a mesma imagem de um Pj não será errado testar os aparelhos, mesmo que seja num bom plasma, e depois extrapolar os resultados para os projectores?

Têm conhecimento de algum local onde eu possa ver este aparelho a funcionar com um projector de qualidade semelhante ou superior ao hitachi PJ TX-200?

Será que com o meu projector só deva considerar leitores inseridos na categoria a cima, ou seja na ordem dos 1000€, isto para quem vai usar ligações digitais e onde o sacd ou dvd-a tem uma importância quase nula?
Para além destes modelos, Denon DVD-2910 (o 3910 vai para além do que pretendo gastar) e Pio 868avi ou o novo 989avi qual ou quais deverei considerar para testes?

Desde já agradeço as vossas opiniões.

Secutor

Malick
22-11-2005, 12:14
Penso que o Hitachi deverá merecer o 2910! Outra das hipóteses será o Yamaha s2500 que nunca é referido mas que tenho curiosidade em ver como se porta. É estranho nunca se falar dele pois deve ser bem bom!

Pato
22-11-2005, 13:19
Mas a loja onde compraste o PJ não te facilita uma demo com alguns modelos, nomeadamente Denon, Pioneer ou até o novo Sony? :huum:

miguelbarroso
22-11-2005, 13:19
Já que tens o Yamaha DSP-A595a (eu tenho um igual no 2º sistema) sugeria-te também o yamaha S2500 para leitor de DVD... as especificações parecem promissoras, e o que tenho lido sobre o mesmo tem sido muito positivo. O preço é também convidativo face a outras opções com as mesmas características.

M.

Secutor
22-11-2005, 14:28
Mas a loja onde compraste o PJ não te facilita uma demo com alguns modelos, nomeadamente Denon, Pioneer ou até o novo Sony? :huum:

Sim, vou poder testar o pioneer 989avi (100% de certeza). O denon DVD-1920 é mais complicado embora exista essa possibilidade.

Eu depois de ter visto o PJ TX-200 ligado a um denon dvd-3910 do evento do fórum e a um arcam na loja(fora de questão devido ao preço) fiquei com uma ideia de qualidade que excedeu os padrões de qualidade que eu conhecia, tanto o denon como o arcam me agradaram muito. Lembro que os meus padrões de qualidade para TV de grandes diagonais se baseavam em plasmas.

O aparelho que aconselham na loja (e que poderei testar em casa) é o pio 989avi com um preço a rondar os 1100€.

A minha ideia era a seguinte, caso o denon DVD-1920 tivesse uma qualidade quanto baste, ou seja, que em video(HDMI) se aproxima-se do denon da gama a cima, compraria este modelo que custa menos de 400€ e com a diferença de preço para o pio 989avi ou mesmo o 868avi, melhorava o meu receptor A/V, pois acho que não é mt adequado para as minhas colunas B&W 603 S3 da frente. Para comprar um denon que não o 1920 escolheria o 2910 pois tem um preço mt mais acessível do que o 3910.

A minha questão é a seguinte, valerá a pena apostar num leitor com preço a rondar os 1000€? O HD para DVD não irá aparecer mais ano menos ano, ou quando aparecer custará (aparelhos de boa qualidade) os olhos da cara?

Secutor
22-11-2005, 14:38
Já que tens o Yamaha DSP-A595a (eu tenho um igual no 2º sistema) sugeria-te também o yamaha S2500 para leitor de DVD... as especificações parecem promissoras, e o que tenho lido sobre o mesmo tem sido muito positivo. O preço é também convidativo face a outras opções com as mesmas características.

M.

Vou também ter em conta este modelo, gostava de facto de fazer o teste com o projector. Pois tenho o denon 3910 como referênciade de qualidade. E vou jogar com a relação qualidade/preço tendo em conta um nível mínimo de exigência, para garantir o investimento no PJ.
Obrigado pela sugestão.

Secutor

NFCDS
22-11-2005, 14:49
E que tal estes "bichanos" da Marantz:

http://www.marantz.com/new/index.cfm?fuseaction=Products.Product&cont=eu&bus=hf&prod_id=3514

http://www.marantz.com/new/index.cfm?fuseaction=Products.Product&cont=eu&bus=hf&prod_id=3234

Cumps.

Maverick
22-11-2005, 15:24
Se tens o 3910 como referência e dás prioridade à imagem então vai ser difícil conviveres quer com o 868 quer com o 1920. Ambos são inferiores em termos de deinterlacing, IMHO. As versões antigas dos Marantz x500 não se davam muito bem com o deinterlacing de sinais PAL e sofriam de Chroma Bug, por isso recomendo alguma prudência com as novas versões. Se estas questões estiverem resolvidas, então são leitores a considerar.

Mav

Pato
22-11-2005, 15:28
Penso que os novos Marantz assim como o Denon 1920 ainda utilizam o FLI2301... :naosei:

Maverick
22-11-2005, 15:49
Penso que os novos Marantz assim como o Denon 1920 ainda utilizam o FLI2301... :naosei:

Então é o mesmo do 1910, e tem os mesmos problemas com PAL. Mas globalmente é um bom deinterlacer.

Mav

Secutor
22-11-2005, 19:12

O novo sony é o DVP-NS92V ou é outro que ainda não se encontra disponível no site da sony?

lsalvador
22-11-2005, 20:32
Mais uma ideia, que tal um HTPC ?
Bem equipado não passara muito os 1100€. Ai poderas usar filmes com resolução nativa de 1280x720 e ficaras espantado. Ainda na sexta testei o meu pc com um Z3 e fiquei :o :o :o

Equaciona isso, caso estejas para ai virado, caso contrário esqueçe a ideia o:)

Fica bem e boas escolhas.

MikeF
22-11-2005, 21:01
o novo sony deve ser o 9100es.
já vi uma critica na hifichoice e achavam um pouco decepcionante em termos de audio (sobretudo sacd). em video diziam que não batia os com deinterlacing da silicon optix.

luis, um htpc... não sei:
1º se não passa dos 1100€... mete um athlon dual core, uma nvidia 7800 ou duas ati x850 em crossfire... (o ideal... :drool:) mas ainda não há à venda... ou já há? e a ati já lançou o gpu novo, o 5xx?
2º para akilo trabalhar bem acho que só com ffdshow bem afinado (é um pavor mexer nakilo, tentei uma vez, mas tb não tenho processador para tentar) e para isso só com um athlon bem rápido, não basta a gpu; e por isso com configurações baratas não me parece que se consiga grande resultado.

e depois as caixas... aquela caixinha com tft touchscreen ainda me está atravessada... mas só essa era uma fortuna. e arrefecimento a água... e dois discos, uns samsung de 400G que são silenciosos... ou um samsung e um raptor de 70g mas de 10000rpm...
não há-de sair mto barato se for "topo de gama"
já agora, alguem é expert em ffdshow?

lsalvador
22-11-2005, 21:07
Ola MikeF,

Tive hoje a fazer uma maquina, e coloquei um AMD Atlhon 64 3700 com FSB1000 e 1 Mb de cache, com 1 Gb de memoria, Grafica ATI X800GTO com 256 Mb DDR3, Gravador DVD, Caixa da Silverstoneteck (não aquela que uma vez falamos), Disco de 160gb (samsung não SFF), so me falta um teclado da Microsoft.

http://bink.nu/photos/news_article_images/images/10366/original.aspx

Pato
22-11-2005, 21:44
O novo sony é o DVP-NS92V ou é outro que ainda não se encontra disponível no site da sony?

Acho que é esse, já tem HDMI né? :huum:

O MikeF só conhece aparelhos que custam o cu e 2 tostões... seu capitalista! :-*

Secutor
23-11-2005, 00:15

Acho que é esse, já tem HDMI né? :huum:

O MikeF só conhece aparelhos que custam o cu e 2 tostões... seu capitalista! :-*

Já tem Hdmi.

http://www.sony.pt/view/ShowProduct.action?product=DVP-NS92V&site=odw_pt_PT&pageType=Features&category=DVD+Player

Para mim a questão do audio a nível de sacd ou DVD-A não tem importância. O que eu pretendo é um leitor com boa relação qualidade/preço em termos de imagem e com um som bom para cinema.

Posso dizer e apesar da qualidade de imagem estar longe do denon 3910 e sobretudo do arcam DV-97 gostei bastante do pio 668 ligado por componentes ao PJ TX-200.

Eu preferia gastar 1100€ de um modelo de topo da pio ou denon, em 2 aparelhos, um leitor com uma boa relação qualidade/preço e num receptor A/V para melhorar o meu sistema 5.1 e tirar melhor partido das colunas B&W 603 S3.

MikeF
23-11-2005, 10:36
luis:
discos da samsung não? pq? eram dos mais silenciosos dum teste que vi há pouco, e para um htpc isso dava jeito.

movie_fan
23-11-2005, 10:52
luis:
discos da samsung não? pq? eram dos mais silenciosos dum teste que vi há pouco, e para um htpc isso dava jeito.

Bom, não sei como andam agora os discos da Samsung, mas há uns valentes anos atrás eram uma bela treta.... era vê-los a dar erros!!!

Secutor
23-11-2005, 20:05
Se tens o 3910 como referência e dás prioridade à imagem então vai ser difícil conviveres quer com o 868 quer com o 1920. Ambos são inferiores em termos de deinterlacing, IMHO. As versões antigas dos Marantz x500 não se davam muito bem com o deinterlacing de sinais PAL e sofriam de Chroma Bug, por isso recomendo alguma prudência com as novas versões. Se estas questões estiverem resolvidas, então são leitores a considerar.

Mav

Desculpa lá a minha ignorãncia, e a falta de tempo para procurar.

Vou considerar o 6600 da Marantz até porque tenho hipótese de o testar. Tenho de saber detactar os tais problemas antigos caso ainda existam.

O que é o Chroma Bug?

Não se davam bem no deinterlacing de sinais PAL em que sentido?

Secutor

Maverick
23-11-2005, 22:05

Mav

Desculpa lá a minha ignorãncia, e a falta de tempo para procurar.

Vou considerar o 6600 da Marantz até porque tenho hipótese de o testar. Tenho de saber detactar os tais problemas antigos caso ainda existam.

O que é o Chroma Bug?

Não se davam bem no deinterlacing de sinais PAL em que sentido?

Secutor

Não tens de pedir desculpa por nada. O fórum existe mesmo é para partilhar informação.

Sobre o Chroma Bug (ou CUE) e as questões do deinterlacing para PAL (neste caso 2:2 pulldown) podes consultar esta página que tem algumas imagens explicativas: http://www.hometheaterhifi.com/volume_7_4/dvd-benchmark-part-5-progressive-10-2000.html.

Resumidamente no CUE trata-se de um erro nos descodificadores MPEG de alguns leitores de DVD que resulta numa deturpação da imagem. Se em CRT's não é muito visível, já em PJ's poderá ser importante. 2:2 pulldown tem a ver com a forma com que o algoritmo de deinterlacing processa uma dada cadência e as ultimas versões dos Marantz tinham dificuldades em detectar este tipo de cadência resultando em artefactos na imagem.

Mav

Secutor
24-11-2005, 01:45
Mav Obrigado pela explicação e pelo link com as imagens.

Em princípio vou poder fazer um teste ao DV6600. Quais ligações, configurações deverei adoptar para realizar os testes?

Secutor

Secutor
24-11-2005, 02:01

Nas especificações não indicam o chip FLI2301 embora telha lido por aí que o chip é da faroudja.

http://www.marantz.com/pdfs/e_dv6600.pdf

Procurei por referências do chip e modelo e nada.

Secutor

miguelbarroso
24-11-2005, 06:51
Creio que valerá bastante a pena o salto do 6600 para o 7600 - são máquinas bastante distintas.

Nos estados unidos têm tido bastante mais penetração de mercado do que na europa, pelo que és talvez capaz de encontrar mais info no www.avsforum.com

M.

Pato
24-11-2005, 09:01
Secutor,

Quando utilizam o FLI2310 fazem menção disso. Geralmente a omissão de qual é sinónimo do 2301. ;)

Secutor
25-11-2005, 01:07
Creio que valerá bastante a pena o salto do 6600 para o 7600 - são máquinas bastante distintas.

Nos estados unidos têm tido bastante mais penetração de mercado do que na europa, pelo que és talvez capaz de encontrar mais info no www.avsforum.com

M.

Do pouco que li sobre o 7600 (não tenho tido tempo) parece que é muito superior ao 6600.
Vou estudar o 7600 e depois verifico se valerá a pena considerar tendo em conta a relação preço/qualidade.

Secutor

Secutor
25-11-2005, 01:14
Secutor,

Quando utilizam o FLI2310 fazem menção disso. Geralmente a omissão de qual é sinónimo do 2301.* ;)

Pois, também já pensei nisso :duh: . Com o outro chip o denon 1920 leva vantagem pelo preço bem mais baixo. Daí não indicar a referência.

De qualquer forma vou, caso tenha possibilidade, testá-lo. Prefiro dar mais umas coroas e ficar com um aparelho com garantias, sobretudo ao nível da imagem e da compatibilidade com os vários formatos. Se não fosse a minha Maria, não tinha tantas dúvidas* ;).

Secutor