PDA

View Full Version : Largura de tela

cochinada
26-10-2005, 12:27
Imagino que o tema seja recorrente pelo que peço desculpa mas a realidade é que fiz por aqui uma pesquisa e não encontrei nada :naosei:

Pretendia apenas que me indicassem o tamanho ideal de uma tela 16:9 para uma distância de visualização entre 2,5 e 3m.

Tks :Yes:

Daffyduck
26-10-2005, 12:53
A pergunta é recorrente.

A resposta também.

A THX tem certificado o método para cálculo ideal:

http://www.myhometheater.homestead.com/viewingdistancemetric.html

cochinada
26-10-2005, 13:01

Pato
26-10-2005, 13:37
Calma, o THX não é o único a ter, a SMPTE também. Costuma-se dizer que "no meio está a virtude"... :Yes:

www.smpte.org (http://www.smpte.org)

Maverick
26-10-2005, 14:38
Assumindo que os conteúdos que vais ver são na sua maioria a partir de DVD e que o SDE com o PJ em causa é um "non issue" a essa distância, eu apostava numa tela com cerca de 130x73 para 2,5m ou 160x90 para 3m (áreas visíveis).

Mav

cochinada
26-10-2005, 14:41
e o que é o SDE :-[ :huum:?

Maverick
26-10-2005, 14:54
Sorry :-[.

Screen Door Effect. Basicamente a questão que eu coloco é se à distância a que estás e tendo em conta o PJ em causa, quanto maior for a imagem, mais facilmente destingues os pixeis que fazem a imagem. A ideia é não os ver para a imagem ter um aspecto mais "cinemático".

Mav

cochinada
26-10-2005, 15:01
Ok agora entendi-te :Yes:.

Quanto ao pj está ainda longe de estar escolhido ::). Em princípio estava inclinado para o BenQ Pe-7700 MAS acontece que a resolução nativa de 720 aparentemente não é a mais indicada para o meu leitor que só consegue 576p :duh:. Isto segundo o que depreendi de um tópico no outro fórum pois o scaler interno do BenQ não é nada de estraordinário ao que parece. Assim sendo das duas uma: ou me borrifo para este facto ou procuro apenas pj com resolução nativa 1024x576 que não são assim tantos como isso :-\.

Daffyduck
26-10-2005, 15:01
Calma, o THX não é o único a ter, a SMPTE também. Costuma-se dizer que "no meio está a virtude"... :Yes:

www.smpte.org (http://www.smpte.org)

Pois, ó baiolas, mas o meu link calcula segundo os dois métodos...

:P

Não dá é para tar aqui a explicar tudo que é preciso trabalhar em vez de comer queijo e beber cabeça de qualquer coisa :duh: o:)

Maverick
26-10-2005, 15:18
A 2,5m de distância és capaz de ver o SDE (pelo menos em imagens claras) num PJ com 1024x576, por isso, segundo esta premissa, eu optaria por um PJ com 1280x720.

Se fores para os 3m ou optares por uma imagem mais pequena (e o PJ for maioritariamente para DVD's no seu estado actual), então 1024x576 poderá servir. Se estiveres a pensar em investir em HD (que ainda é um futuro cinzento), então é mais prudente o PJ com 1280x720.

A questão do scaler podes sempre mais tarde resolver com outro leitor (da Arcam que entretanto saia ou de outra marca (Pioneer ou Denon, por ex.).

Mav

Pato
26-10-2005, 15:29
Pois, ó baiolas, mas o meu link calcula segundo os dois métodos...

:P

Não dá é para tar aqui a explicar tudo que é preciso trabalhar em vez de comer queijo e beber cabeça de qualquer coisa :duh: o:)

Só falaste em THX e como tens uns gostos assim esquisitos, assumi erradamente que só contemplava o método THX.

As minhas sinceras desculpas, Pioneer lover. :puke:

Quanto à questão do Cochinada, porque não experimentas o Sony HS50? (nada óbvia a minha sugestão) :lalala:

cochinada
26-10-2005, 16:04
...
Quanto à questão do Cochinada, porque não experimentas o Sony HS50? (nada óbvia a minha sugestão) :lalala:

Realmente estava longe de supor que irias sugerir um Çony :eheheh: . Ainda por cima descontinuado :o.

Pato
26-10-2005, 16:10
Pois... mas sabes, o HS20 também é descontinuado mas o scaler e o deinterlacer funcionam bem, ao contrário de outros acabadinhos de sair. :devil:

Continuando na temática dos descontinuados, o Strata III imho é mais competente que o V. Nem sempre o que é mais recente é melhor... o:)

cochinada
26-10-2005, 16:13
Pois...até poderás ter muita razão sim Sr. mas para mim é uma questão quiçá visceral saber que estou a comprar algo que já não se fabrica :nao:. Ainda se fosse um quadro de Van Gogh ::)...

De qualquer maneira agradeço a sugestão!

Pato
26-10-2005, 16:17
Xiii... o pessoal da TAG vai-te comer vivo. :lalala:

Pronto eu reformulo, experimenta um HS60. :-*

cochinada
26-10-2005, 16:18
A 2,5m de distância és capaz de ver o SDE (pelo menos em imagens claras) num PJ com 1024x576, por isso, segundo esta premissa, eu optaria por um PJ com 1280x720.

Se fores para os 3m ou optares por uma imagem mais pequena (e o PJ for maioritariamente para DVD's no seu estado actual), então 1024x576 poderá servir. Se estiveres a pensar em investir em HD (que ainda é um futuro cinzento), então é mais prudente o PJ com 1280x720.

A questão do scaler podes sempre mais tarde resolver com outro leitor (da Arcam que entretanto saia ou de outra marca (Pioneer ou Denon, por ex.).

Mav

Seguindo o teu conselho volto-me nova e alegremente para o BenQ. Ah que satisfação! Que alegria imensa :poing:

cochinada
26-10-2005, 16:19
Xiii... o pessoal da TAG vai-te comer vivo. :lalala:

Pronto eu reformulo, experimenta um HS60. :-*

:huum: :huum: :naosei:

Olha lá ó Pato, esse HS60 já tem alguma review? Alguma informação? Quelque chose? How much? :huum:

cochinada
26-10-2005, 16:24
Já agora, além das famosas projecta que marcas jeitosas temos de telas?

Pato
26-10-2005, 16:29
O Sr. Co(n)chinada não sabe que pode editar os seus posts??? Depois tenho de levar com o pato estranjeiro a dizer que a moderação é baiola. :duh:

Bom, sobre o HS60 lamento mas não procurei ainda, acho que também não há reviews porque ainda não saiu. É questão de estares atento.

Há aqui alguma coisa para os poliglotas http://forumhifi.com/board/index.php/topic,392.0.html

Sobre as telas tens:

Draper
Projecta
SMS
Stewart
A do Mav que não me lembro do nome
e mais umas quantas que agora não me recordo mas que alguém há-de postar.. o:)

E suporte de tecto não vais precisar? Os B-Tech são porreiros, full tilt e robustos qb (200€). :Yes:

cochinada
26-10-2005, 16:43
Ilustre e excelso moderador competentíssimo Sr. Pato. (está bem assim? O Pato estrangeiro já não embirra?)

Sei, mas esqueci-me :MrGreen:.

Epah..tantas marcas....tanta investigação pela frente...Isso já me chega e sobra biggrin:. Ó como é árdua a vida de um videófilo iniciante :'( :-P

Suporte de tecto :huum:? E não há projectores com suportes próprios? €200 :o :o :duh:

P.S.
eu tinha ideia que era bOiola e não bAiola mas posso estar enganado pois não sou versado nesses assuntos :eheheh: :eheheh:

EDIT (lembrei-me):

http://www.dealtime.co.uk/xPF-Sony_VPL_HS60

Contrast Ratio de 10000:1 :luz:

POST EDIT (lembrei-me de novo):

Preço - €2360 :duh: :duh:

Pato
26-10-2005, 16:49
Projectores com suportes próprios? Err... como assim?* :huum:

P.S. Baiola, boiola who cares, é enfeminado e pronto. Não não sei se é enfeminado ou anfeminado ou enfiminado ou o craças. É lóló pronto.* :duh:

EDIT I: As specs são boas, mas daí a funcionar bem... :naosei: Parece-me é um pouco barulhento não? 33db? O meu faz 26db salvo erro...* :huum:

EDIT II: Lindo menino... :-*

EDIT III: O preço é interessante imho.

cochinada
26-10-2005, 16:53
Suportes da própria marca! Ou não?

P.S.
Escreve-se efeminado o:)

EDIT:

Aqui já diz que tem apenas 23dB :lalala::

http://www.sony.co.uk/view/ShowProduct.action?product=VPL-HS60&site=odw_en_GB&pageType=Features&category=TVP+Home+Cinema+Projector

Pato
26-10-2005, 16:57
Há. Mas o da Sony por ex. não era telescópico nem full tilt e custava o mesmo ou mais...* :duh:

Tens de pensar assim, se o vais colocar no tecto (mesmo colado ao tecto) e a tela ao nível da tua linha de visão, vais exigir do PJ muita correcção, o que não é muito aconselhável imho, mas é uma possibilidade a explorar. :naosei:

P.S. Mas lóló está bem escrito?* :-P

EDIT: Sacana estás a fazer de propósito... :eheheh:

EDIT II: 23db é nice. :Yes:

cochinada
26-10-2005, 16:59
Mas o tal lens shift ou o raio não serve para isso mesmo? :naosei:

EDIT: (ufa...)

lóló não faz parte do meu léxico :puke:

EDIT part II:

acho que as especificações do 1º link estão erradas. Basta ver o peso! :nao:

Pato
26-10-2005, 17:01
Sim, mas não penses que pôes o PJ 2mts acima da tela e o lens shift corrige. Para isso serve o keystone... i think...* :huum:

Mav, explica lá a ele sff...* :-[

EDIT: Pois devem estar, foi o pato estranjeiro que o arranjou... :lalala:

cochinada
26-10-2005, 17:06
:huum: E não há suportes de tecto tipo periscópio mas invertido no género do teu mas mais comprido :eheheh: :eheheh:?

Mas que dê para recolher atenção! Não quero andar às cabeçadas :nao:!

Pato
26-10-2005, 17:09
Epah o meu é telescópico e as dimensões chegam (sim eu percebi a farpa)... :lalala:

E não tinha de andar às cabeçadas. O recolher era engraçado (se fosse motorizado então :eheheh:) mas e os cabos? Andavam para cima e para baixo solidários com o PJ? Ainda se soltava algum ou se torcia... :nao:

cochinada
26-10-2005, 17:17
:MrGreen: :MrGreen: :MrGreen:

Pois não me tinha lembrado dessa dos cabos :snif:. Ora bolas :duh:. Mas tem de haver um sistema pensado para isso :naosei:

MikeF
26-10-2005, 18:54
eu não ia para um lcd...
e quanto a dlps, paineis nativos de menos de 1280x720 eram para esquecer.
já saíram os paineis de dlp de 1980x1080, por isso os de 720 devem baixar de preço rapidamente... e com isso tb aparecem os de 3 chips a preços bem em conta :)

não penses em usar keystone correction! uma boa instalação deve-te permitir corrigir tudo só com lens shift.
um pouquinho de trigonometria não faz mal. vês quanto faz o proj de lens shift, e multiplicas a tangente desse angulo pela distancia, logo te diz quanto para baixo do projector é que podes por o centro da imagem. depois é só fazeres contas ao tamanho da tela e a quanto consegues baixar o projector.

e 3m é curtinho, não deves precisar duma optica long throw, mas tens de ver a 3m se consegues o tamanho de imagem que queres. vai ao calculador do projectorcentral. instalar o mais longe possivel é sempre melhor para corrigir só com lens shift. e se instalares junto à parede traseira já não dás cabeçadas.

telas motorizadas são uma opção mais ao agrado da esposa, mas uma fixa fica superesticada, uma motorizada tem de ser tensionada ou daqui a um aninho começa a enrolar as bordas...
não compres nenhumas sem ver o preço das stewart, são provavelmente as melhores e podem não ser tão caras como se pensa. e podes passar uns tempos a ver projectado na parede, o resultado não é nada desastroso.

cochinada
26-10-2005, 19:18
Criei um novo tópico com os projectores que tenho em mente de momento e que se enquadram nas possibilidades da minha carteira aqui: ::)

http://forumhifi.com/board/index.php/topic,564.0.html

Também preferia um DLP acho...

A ideia de colocar o projector na parede oposta não é má não Sr.....evitava estes problemas todos como o SED, as cabeçadas e fazer buracos no tecto e, como a sala é pequena, seriam uns 5m, não mais que isso ::). Boa Mike! :MrGreen:

Além do mais evito fazer cálculos com tangentes biggrin: ;).

A tela vai ser um berbicacho porque não pode ficar encostada à parede uma vez que nessa tenho umas portadas de vidro que dão para a varanda. Só pode ficar mesmo pendurada mas tenho receio que depois balance :naosei:

Quanto ao WAF por enquanto não tenho esse problema uma vez que a minha namorada tem a casa dela pelo que há que aproveitar enquanto posso ;).

Irei então investigar essas Stewart. Já agora onde se compram por cá ou na net?

Skywatcher
26-10-2005, 19:24
Para ires investigando: www.stewartfilm.com

Mandaram-me um CD catálogo há cerca de 1 mês. Se o quiseres apita.

Um abraço,

cochinada
26-10-2005, 19:34
:Yes: Se não te fizer falta agradecia imenso :). E não querendo abusar, uma vez que vais ao Audioshow podias entregá-lo aos infiés que já vão receber uma ficha do kraal também para mim :MrGreen: o:)

É que eu só posso lá passar no domingo...

Mais uma vez gracias!

MikeF
27-10-2005, 23:52
e se o puseres a 5m vais querer uma tela de 1.5m??
é que pre isso precisas duma optica bem para o long throw... e isso não costuma ser mto barato

eu tenho a 5m, mas a tela é 2.20x135

cochinada
28-10-2005, 07:28
O meu problema é que estou limitado pela distância de visualização que não pode ir além de 3m no máximo.
Também já vi que essa do long throw de que falas elimina à partida o BenQ por exemplo.

FIFER
28-10-2005, 13:44
Eu não olhava para as Stewart nem ScreenResearch, as mais baratas custam mais de 3000Euros, e como o teu plafond para o projector é de apenas 2000, não me parece que estejas interessado nessas.

Vai para as Projecta ou Plusscreen, baratas e chegam perfeitamente.

Filipe

MikeF
28-10-2005, 14:11
fifer:
a minha stewart foi muito menos que isso (quase metade)

mas deves ter razão. a malta do #dvd da efnet usava muito projecta e carada.

no entanto uma tela pode durar bastante, e às tantas até troca de projector mais rapidamente que julga,mantendo a tela, por isso até pode valer um investimentozeco. e como não precisa de a comprar ao mesmo tempo - não faz mal nenhum andar a ver na parede por uns tempos até juntar mais uns trocados (que foi o que eu fiz, até pq quis o projector montado primeiro e as colunas à frente para ter a certeza do tamanho que queria) - na altura em que a comprar até pode achar que está disposto a gastar mais uns trocados.

adomingos
28-10-2005, 21:08
Tens ainda as Beamax representada pela Artaudio e a Lumene se não me engano pela Delaudio...

Já agora o que procuras, tela fixa, movel manual ou móvel electrica.

Alguém aqui não se lembrava do nome de uma marca, essa é a Othello e a gémea é a Screenline.

Em alternativa tens o caminho DIY que é o que tenho até decidir melhor como quero as coisas, já que a cor da minha parede não era mais indicada para projectar...

Espero que ajude. ;)

cochinada
28-10-2005, 22:58
Obrigado a todos pela vossa ajuda :Yes:.

A tela deverá ser móvel manual pois vai ter de ficar pendurada do tecto e eléctrica fica muito cara.

Não quero gastar mais do que €200 ou €300 no máximo.

saxo
29-10-2005, 07:53
Vê as projecta. Andam por esse preço...

Daffyduck
29-10-2005, 11:42
Sim projecta é o melhor em preço/qualidade...

Mas olha que a dica do Mikef é boa, eu também fiz assim. Primeiro veio o projector montei-o e depois é que confirmei o tamanho que queria...

Por uns tempos a parede chega e as projecta costumam ter entrega rápida ao contrário das draper...

cochinada
29-10-2005, 13:40
Mas eu não tenho parede! Como já disse tenho portas de vidro por detrás, logo necessito sempre de um ecran qualquer.

miguelbarroso
29-10-2005, 13:42
Então para desenrascar, podes fazer uma tela com tecido .. acho que no outro forum, muita gente fez uma com resultados bem aceitáveis (e custos mínimos...)

M.

saxo
29-10-2005, 15:11
As projecta demoram cerca de 3 semanas (foi o prazo que me deram)

Eu infelizmente tenho que comprar tudo ao mesmo temo. A tela vai ficar á frente dumas prateleiras, logo projectar nos livros não deve funcionar...

cochinada
29-10-2005, 16:10
Onde é que compras as Projecta?

saxo
30-10-2005, 14:09
www.multivisual.pt

Já troquei mails com eles e forma impecáveis.

cochinada
08-12-2005, 20:18
Os modelos que procuro (SlimCinema 16:9 Matte White ou ProCinema 16:9 Matte White na medida 117x200) não estão no site. Onde é que se vendem além daqui?

Daffyduck
09-12-2005, 12:09
Lá por não estarem no site não quer dizer que eles não vendam... Manda mail ou liga... :zzzz: :luz:

cochinada
09-12-2005, 12:18
Acabei por comprar uma Drapper Luma White Matt :Yes:.

P.S.
enviei-lhes email mas ainda não responderam. Agora já é tarde :eheheh:.

EDIT: responderam agora.

beckzito
09-12-2005, 12:21
Tive essa Draper durante ano e meio e só posso falar bem.Antes de a ter, a loja emprestou-me uma Projecta(não sei o modelo)e quando veio a Draper, o projector passou a valer o dobro do preço 8)

cochinada
09-12-2005, 12:24
Boa :Yes:. E já agora posso saber porque te desfizeste dela?

Daffyduck
09-12-2005, 14:22
Essa é a minha tela!

Muito boa tela, mas cara.

beckzito
09-12-2005, 14:33
Desfiz-me porque abandonei o mundo dos Pj´s(por enquanto, pelo menos).

cochinada
09-12-2005, 19:20
Essa é a minha tela!

Muito boa tela, mas cara.

Não achei cara ::). Tinham-me falado que uma projecta custava entre €200 e €300 e paguei dentro desses limites por esta Drapper.

saxo
12-12-2005, 09:33
Se não é indescrição, onde?

cochinada
12-12-2005, 10:31
Na in fidelidades em Almada. Fizeram-me desconto dado ser habitué o:) :-P.

Daffyduck
12-12-2005, 11:11
A minha ficou por 500€ (mais qualquer coisa) 204X114 com 5cm de borda preta dos lados e em baixo, 25cm em cima.

Descontozinho em vez de desconto no meu caso... :duh:

cochinada
12-12-2005, 12:03
:o Daffy, deves ter comprado há muito tempo ou então os preços baixaram substancialmente. Também perguntei o preço dessa e não me lembro ao certo mas acho que pouco passava dos €300 :huum:.