View Full Version : Scalers
Viva pessoal, ando a pensar em comprar um scaler. Normalmente só se vêem referências aos iScan da DVDO e aos Lumagen. Existe uma marca, a cinemateq, que parece não ser muito conhecida apesar de ter um, aparentemente, bom produto na área, que é o picture optimizer: http://www.cinemateq.de/index.php?content=e_2_1_3_0
Alguém conhece isto? Que recomendam?
movie_fan
29-09-2005, 22:59
Não é este que é fabricado cá no burgo?
Maverick
30-09-2005, 07:11
Quando houver Teranex ao preço dos Cinemateq ou iScan...
Mav
Daffyduck
30-09-2005, 08:48
Cinamateq são feitos cá....
Existem poucas reviews, o Iscan e Lumagem são mais falados, mas como é feito cá pode ser mais fácil testar no teu sistema para ver ser é o que precisas!
Ou então tenta falar com os ciganos do contrabando que pode ser que te arranjem um (ainda iam por o rosado a fazer a imitação para eles por 5€ :eheheh: :eheheh: :eheheh: :eheheh: )
adomingos
30-09-2005, 08:54
Só para alertar o pessoal que no Audioshow no dia 29 Outubro às 16h vai haver uma palestra sobre scalers. ;)
Miguel Linhares
01-10-2005, 12:15
Os Cinemateq são montados perto de Coimbra, salvo erro, em Poiares.
Comprei outro Iscan, espero que este desta vez chegue… depois dou notícias.
Esta solução (Cinemateq) permite converter a minha saida por componentes do Arcam DV27A para formato HDMI?
Será que o resultado justifica? E qual é o preço dele?
Estive a investigar um pouco na NET e encontrei um trecho de um artigo que confirmava a produção dos cinemateq ser em Portugal e estar entregue a esta empresa: http://www.hfa.pt/. Não sabia que os cinemateq eram feitos cá.
Quanto à questão do Xavier, actualmente a saída do cinemateq é DVI only, terias que arranjar um converter DVI => HDMI. De resto, sim, convertia-te o sinal de componentes em qq resolução standard que queiras, incluindo as HD: 720p 1080i e mesmo 1080p.
Mesmo os iscan tinham todos saídas DVI, acho que só o novo é que já tem HDMI, mas não tenho a certeza.
O preço do cinemateq PO-II deve rondar os 1500EUR tal como a unidade com que compete da DVDO, o iscan hd+.
Estava para comprar um destes, tinha alguma preferência pelo cinemateq mas por razões, erg... algo embaraçosas: é mais baixo (49 vs 55 mm, eu tenho 85mm de espaço para encher :-P) e é prateado (tem preto como opção) o que acompanha tudo o resto que tenho. Os iscan só vêm em preto, acho eu.
Tecnicamente, ainda não fiz um shootout completo aos dois, mas o iscan tem suporte de audio (lipsync) e o cinemateq não, de resto são parecidos.
Em relação à qualidade da imagem produzida, que é o mais importante, ainda não consegui ver nenhum em acção :-(
Como tenho um Arcam FMJ DV27A apenas com saídas analógicas, pareceu-me ser uma solução interessante, desde que o processo de conversão componentes-->digital trouxesse benefícos visíveis quando comparado com a ligação componentes.
Maverick
03-10-2005, 09:03
Em teoria não ganharias muito: o deinterlacing do DV27A é semelhante ao do iScan e não evitas duas conversões, uma no DVD e outra no deinterlacer. No teu caso faria mais sentido por uma saída SDI no Arcam e comprar o iScan com o módulo SDI. Não ficava barato, mas tecnicamente parece-me a melhor solução já que o MPEG decoder do Arcam DV27A é muito bom.
Houve um shootout entre o iScan, Cinemateq e Lumagen na HCC há algum tempo e o iScan foi considerado o melhor. Com o HQV da Teranex a começar a difundir-se no mercado de massas, brevemente a DVDO, Lumagen e afins vão começar a ter ofertas de ainda melhor qualidade (com o sem a ajuda da Teranex) para fazer face à performance do HQV. Isso provavelmente vai fazer baixar os preços da oferta actual.
Mav
Xavier:
a arcam não te faz um upgrade com uma saída hdmi? parece-me natural que faça... já perguntaste à esoterico (acho k são eles...)
Eu sei que existe um upgrade disponível em Inglaterra para SDI, mas não pela Arcam. Julgo tratar-se de uma casa de electrónica com experiência em mods.
Vou telefonar à Esotérico para ver se também existe qq coisa para HDMI.
Maverick
03-10-2005, 10:34
Não me parece que exista esse upgrade para HDMI...Nem cá nem no UK, a não ser se passares para o DV29 :eheheh: que em alguns casos é um downgrade..
Mav
Já agora achar que as versões SDI dos iScans justificam os 100EUR a mais em relação às não SDI? Não existem muitos equipamentos actualmente com saída SDI, é expectável que venham a haver mais no futuro? hmm...
O upgrade SDI pressupõem enviar o Arcam para UK e esperar um periodo longo pela mod, mas, pelos visto é o único upgrade que poderia fazer com esta fonte. É pena que este tipos não desenvolvam soluções modulares que permitam que os serviços técnicos do importador possam, de uma forma fácil, modificar.
Maverick
03-10-2005, 14:29
No AVForuns vi um tipo a falar sobre a sua implementação DYI da saída SDI num Arcam, bem como dos benefícios (com pics e tudo). Talvez não seja assim tão complicado...
Mav
O representante já n é a Esoterico :nao: infeliz/ , agora é o Vaquinhas :'(
DV29 :eheheh: que em alguns casos é um downgrade..
Mav
Tens a certeza disse pq já os viste ou está a falar de cor drunk:
cumps. ;)
Maverick
03-10-2005, 15:31
O representante já n é a Esoterico :nao: infeliz/ , agora é o Vaquinhas :'(
DV29 :eheheh: que em alguns casos é um downgrade..
Mav
Tens a certeza disse pq já os viste ou está a falar de cor drunk:
cumps. ;)
Pessoalmente só vi o DV27A a funcionar, mas o DV29 já não usa o Sil504 para deinterlacing (mas sim uma solução integrada da Vaddis) o que faz com que seja pior que o seu antecessor nesta área. Mesmo em termos de MPEG decoding, este novo modelo parece 'pecar' mais do que o anterior, apesar de usarem o mesmo chip.
IMHO um leitor de topo como é o DV29 deveria usar uma solução equivalente da DVDO, Faroudja ou mesmo Teranex, nunca a Vaddis. Talvez numa próxima versão...
Mav
Caro Ramos,
Dá uma vista de olhos aqui: http://www.hometheaterhifi.com/cgi-bin/shootout.cgi?function=search&articles=all&type=DVD+Player&manufacturer=16&maxprice=0&deInt=0&mpeg=0
Atenção que PJ com bons scalers, não são nenhuns daqueles que anseias... if you catch my drift. drunk:
Cumps ;)
Em testes de laboratório tenho UM VENCEDOR!!! :Yes:
Será só em laboratório??? Olhe que não Dr., olhe que não... :-*
no #dvd da efnet havia um tipo que tinha um denon 2900 com um upgrade com saída sdi para ligar ao scaler, mas nunca me pareceu que sdi fosse uma coisa que fosse pegar muito com o advento do hdmi.
quanto a scalers, para ver tv talvez valha a pena, mas se for para filmes, não sai muito mais em conta comprar um bom leitor com um bom scaler? eu não tenho razões de queixa do meu, e pra quem quer melhor há sempre o denon com o teranex... não acaba por sair mto mais barato que as duzs coisas?
quanto a resultado, eu fico com a sensação de que é sempre melhor fazer esses processamentos no leitor, antes do sinal sofrer transportes, não sei se por induzierm alguma coisa tipo jitter... dizem que não existe nos sinais de video, mas parece-me que alguma coisa no género existe.
por mim prefiro um sinal de 720p partido do leitor que usar o scaler do projector e um sinal de 576p
Mas já comparaste a capacidade dos 2 scalers, do Pioneer e do Sim2? Sendo equivalentes. é preferível enviares 576p do Pioneer e deixar o Sim2 fazer o resto. Do que li, muitas vezes os leitores não enviam os 720p certinhos, logo seria preferível deixar o scaler interno "trabalhar" o próprio display. :huum:
Maverick
04-10-2005, 15:26
Estas coisas carecem sempre de testes porque cada caso é um caso, não há verdades absolutas.
No entanto, em teoria, o scaler do projector fará um melhor trabalho do que o do leitor pois foi desenhado especificamente para aquele PJ. Isto só não será verdade se o scaler fora do PJ for de qualidade como o DVDO existente no Denon A1XV ou outros scalers independentes (tipo iScanHD).
Já no que toca ao deinterlacing já não será bem assim e, em muitos casos, as soluções existentes nos leitores (quando são bons) são melhores que os deinterlacers dos projectores. Isto não tem unicamente a ver com o deinterlacer propriamente dito mas também com o caminho que o sinal tem de percorrer no PJ quando é enviado ainda interlaçado (PAL/NTSC decoder, etc...). Esse caminho é, às vezes, mais tortuouso do que o existente na fonte.
Há outras coisas que não fazem sentido: nunca se deve obrigar o sinal a 2 scalings no processo, sob o prejuízo do sinal degradar-se desnecessariamente. Se a resolução do PJ é diferente da cedida pelo DVD depois de efectuado o scaling então é preferível enviar o sinal sem tratamento e deixar o scaling para o PJ.
Mav
amanhã logo vêm o que acham...
as diferenças não são abismais, serão antes marginais, mas prefiro como disse.
realmente quanto a deinterlacing, o projector tem um deint da faroudja, mas o do pioneer tem uma regulação de velocidade que faz mta diferença; numa tela grande por a velocidade no maximo melhora bastante a fluencia dos movimentos. penso que numa tela pequena a velocidade a meio dará melhor resultado.
Ignático
04-10-2005, 19:12
Atenção que não podem processar uma imagem já processada anteriormente. :nao:
Isto é, se temos uma saida interlaçada com 15.75 KHz, ao processar ficamos com progressivo, ou seja pelo menos 31.5 KHz de varrimento vertical. O que vai acontecer se injectarem um sinal já progressivo no projector, é:
O projector detecta o sinal progressivo e faz bypass ignorando o seu própio scaller.
O projector não detecta o sinal progressivo, a Colorweel dá ums bons saltos e passamos a ter duas imagems lado a lado no ecran.:hammer:
Maverick
04-10-2005, 21:46
O projector detecta o sinal progressivo e faz bypass ignorando o seu própio scaller.
Penso que o que ele ignora é apenas o deinterlacer, não o scaler. Independentemente do sinal ser progressivo ou interlaçado, o PJ só não fará scaling se ficar em modo 1:1 mapping.
Mav
Miguel Linhares
23-10-2005, 22:56
O Iscan já chegou, liguei-o brevemente, e quase nem deu para testar.
Ficou hoje em casa do Rosado, para ser testado por ele e pelo Pato.
Visita de médico, nem o vi... :lalala:
Qual foi o modelo que compraste afinal? O hd+ ? No comentários não chegaste a especificar.
Miguel Linhares
24-10-2005, 12:15
Penso ter referido, mas noutra thread.
Como é só para utilização com o plasma, é um teste, e depois de ter lido a opinião utilizadores no Avsforuns, optei pelo Ultra.
Recebi há dias o iscan hd+. Mandei vir isto do ebay onde estava muito barato (~1000, qd a unidade custa ~1600). O material não era novo de fábrica, mas parece ser tudo novo. Outra coisa que achei estranho foi, na parte de baixo do aparelho, não aparecer número de série preenchido no espaço destinado. :huum: De qq forma parece estar a tudo a funcionar bem.
Apanhei foi uma grande cachola com o plasma. Parece que a philips fez asneira da grossa aqui. Se o número de linhas do sinal de entrada for menor que 720, o scaler interno do plasma funciona e espalha a imagem pela resolução nativa 1365(sic)x768. Para números de linhas 720 ou 768, o scaler interno é desligado e o plasma faz um mapeamento 1:1 do sinal de entrada para os pixeis do painel. Ou seja, tanto o modo 720p (1280x720) como 1024x768 ou 1280x768 são todos vistos "in a box", i.e. uma imagem com bordas pretas por cima, baixo e lados até perfazer a resolução nativa. Sic bastards! Ainda por cima, e isto é que é o mais gritanto, não têm a decência sequer de aceitar a propria resolução nativa como input, mesmo fornecendo essa resolução na entrada, a TV ajusta ao modo mais alto que suporta (1280x768) e ignora o resto!
Tirei estas fotos hoje de manhã:
http://cgd.sdf-eu.org/ht/hd-576p.jpg OK. PAL de-interlaced.
http://cgd.sdf-eu.org/ht/hd-720p.jpg MAL. 1280x720 numa caixa 1366x768!
http://cgd.sdf-eu.org/ht/hd-1080i.jpg OK, 1080i = 540p (em linhas)
http://cgd.sdf-eu.org/ht/hd-1280x768.jpg MAL, 1280x786 numa caixa 1366x768. bordas pretas de lado
http://cgd.sdf-eu.org/ht/hd-1366x768.jpg MAL, igual a 1280x768, mesmo com o sinal de entrada com mais resolução. A TV simplesmente ignora o resto da resolução.