ForumHifi
Dezembro 04, 2008, 06:39:30 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Início   Galeria Ajuda Pesquisa Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1] 2 3  Todas   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ALIMENTAÇÃO ELÉCTRICA - FASE DE LIGAÇÃO. JUSTIFICAÇÃO TÉCNICA  (Lida 840 vezes)
M Figueiredo
No. de Negócios: (0)
Tweaker

« em: Junho 23, 2008, 13:32:44 »

Uma questão em que tenho pensado ultimamente é a de que razão ou razões haverá para que os equipamentos (alguns, pelo menos), tenham desempenhos diferentes conforme a posição em que a respectiva ficha de alimentação é colocada na tomada que os alimenta.

Numa abordagem teórica e de forma superficial, não há qualquer razão para que isso aconteça. Pelo menos até onde eu sei. Se a corrente é alternada, não há positivo e negativo, apenas fase e neutro. Neste caso a corrente que chega ao equipamento ora vem por um condutor ora pelo outro.

Senhores conhecedores, não querem participar neste "peditório"?

Registado
el_raton
Visitante
« Responder #1 em: Junho 23, 2008, 14:11:01 »

Se colocares um busca-polos na tomada apenas "furinho" um dá luminoso
Registado
J.Guilherme
Iniciado
**

« Responder #2 em: Junho 23, 2008, 14:27:45 »

A unica diferenca que eu vejo e' o potencial de cada um em relacao 'a terra. Nesse aspecto eles de facto nao sao sime'tricos. Um esta' ao potencial da terra (constante) e o outro e' que esta' a variar.

Agora porque e' que isto haveria de afectar o equipamento, isso e' que eu nao sei.

J.Guilherme
Registado
JRM
Iniciado
**

« Responder #3 em: Junho 23, 2008, 14:55:53 »

Pois eu também já ouvi uma diferença. Não consigo dizer se era melhor ou se foi até mera sugestão e desde esse momento que ando com essa dúvida: O que raio é que em corrente alterna que vai a seguir ser rectificada para contínua vai fazer uma diferença no funcionamento de um leitor de cd? Huh
É que se não há justificação técnica, foi mesmo sugestão...
Registado

Audio: Sony CDP-M34 + Sony PS46LX + CA 640p + Prima Luna Prologue Two + Visonik Revo 4; Cabos: DYI T100 e Cat5 conceito TD
Imagem: Philips Cineos 26PF9631 + Pioneer DV400
M Figueiredo
Tweaker

« Responder #4 em: Junho 23, 2008, 16:44:36 »

Don't Know
Registado
tt11
Curioso
*

« Responder #5 em: Junho 23, 2008, 16:50:59 »

O Porquê tb não sei agora existem amplificadores que até têm um led que indica se a ficha está ao contrário ou não.
Registado
nbaptista
No. de Negócios: (4)
Tweaker

« Responder #6 em: Junho 23, 2008, 22:03:33 »

O Porquê tb não sei agora existem amplificadores que até têm um led que indica se a ficha está ao contrário ou não.
O melhor mesmo é o busca-polos.Os meus equipamentos estão em fase!
Registado
Paulo SM Abreu
Iniciado
**

« Responder #7 em: Junho 23, 2008, 22:07:48 »

... Pelo menos até onde eu sei. Se a corrente é alternada, não há positivo e negativo, apenas fase e neutro. Neste caso a corrente que chega ao equipamento ora vem por um condutor ora pelo outro.

WHAT ???  parede  parede  parede
Registado

AMC CDM7 (Voodoo Reference 2), Pioneer DV989AVis (SACD), Vincent SA-31 (Voodoo Opus3), SP-331 (Analysis N Plus Black Oval 9), Usher BE718
el_raton
Visitante
« Responder #8 em: Junho 23, 2008, 22:16:08 »

Don't Know

Registado
S Figueiredo
Tweaker

« Responder #9 em: Junho 23, 2008, 22:21:15 »

sim, mas porque:

Um esta' ao potencial da terra (constante) e o outro e' que esta' a variar.

Ora, se só um é que varia... (sendo que a corrente permanece alternada)
Registado

"My dear Adso, we must not allow ourselves to be influenced by irrational rumors of the Antichrist, hmm? Let us instead exercise our brains and try to solve this tantalizing conundrum." William of Baskerville (Umberto Eco - O Nome da Rosa)
M Figueiredo
Tweaker

« Responder #10 em: Junho 24, 2008, 09:08:44 »

... Pelo menos até onde eu sei. Se a corrente é alternada, não há positivo e negativo, apenas fase e neutro. Neste caso a corrente que chega ao equipamento ora vem por um condutor ora pelo outro.

WHAT ???  parede  parede  parede

Vejamos...

A corrente eléctrica que chega à fonte de alimentação de, por ex. amplificador, tem 230 V e alguns amperes (ou miliamperes), alternados. Este circuito tem o seguinte percurso: Fase da tomada --> fio de fase do power chord --> entrada do enrolamento do transformador da alimentação --> fio de neutro do power chord --> borne de neutro da tomada. Isto na primeira metade do ciclo. Na segunda metade tem precisamente o sentido contrário. Por isso é alternada.

Ora se não há contacto físico entre os enrolamentos primário e secundário do transf da alimentação, então e numa visão simplista da "coisa", não deveria haver nada que alterasse os efeitos no secundário. Mas há.  parede

Conclusão: Há muito para aprender...

Registado
بطة كبيرة
HDMC, Lda.
Global Moderator
No. de Negócios: (29)
Guru

« Responder #11 em: Junho 24, 2008, 10:26:29 »

entrada do enrolamento do transformador da alimentação

Acho que é aqui que reside o "cherne" da questão...

TD explica. Cool
Registado

HDMC - We live our lives through our senses.
J.Guilherme
Iniciado
**

« Responder #12 em: Junho 24, 2008, 11:27:26 »

Sad

Felizmente, Google e' nosso amigo  Verde.

Esta' aqui uma explicacao plausivel para o assunto, assim como um me'todo de determinar a "polaridade" correcta do equipamento:

http://www.hifi-cables.com/English/E-Mains_voltage.htm

J.Guilherme
Registado
Tube_Dude
Consultor
No. de Negócios: (1)
Audiófilo

Aveiro

« Responder #13 em: Junho 25, 2008, 13:55:30 »

Senhores conhecedores, não querem participar neste "peditório"?

Apesar de não ser conhecedor, nunca deixo de colaborar nos "peditórios"... Smiley

Quanto à polaridade da ficha de alimentação, ela não teria nenhuma importância se o amplificador funcionasse sózinho ou apenas ligado a uma fonte alimentada a pilhas.

Nesse caso, o chassis teria algum potencial parasita, mas como a fonte era "flutuante" (pilhas ) não haveria nehuma corrente de massa (pelos interconects) a equalizar os potenciais dos chassis.

Como não é o caso e geralmente os aparelhos estão todos ligados ao sector, essa diferença de potenciais vai-se anular pela corrente de AC que cria nos interconects.

Ora, onde era suposto passar apenas sinal musical, passa-se  a ter-se-lhe sobreposta uma corrente parasita de AC, com todas as consequências desastrosas que isso implica para a qualidade de som.

Porque é que esse potencial e a corrente consequente variam com a polaridade da ficha?

Porque o enrolamento do primário terá forçosamente um extremo  que está mais perto do núcleo e portanto com mais capacidade para o chassis. Não esqueçamos que uma capacidade é um "fio" condutor para AC, isto implica que quando ligamos o lado do primário que tem mais capacidade para o chassis à fase, esta será a posição em que o chassis fica com mais tensão parasita.

Pensarão alguns, ligando à terra todas estas tensões desaparecem milagrosamente.
Correcto, mas à custa de maiores correntes nos interconects... Wink

Por último, geralmente os piores transformadores analisados pelo critério de maior capacidade parasita entre o primário, secundário e núcleo, são os toroidais...  Cool

Registado

Musica é Arte, Audio é Engenharia...
jotape49
Iniciado
**

« Responder #14 em: Junho 25, 2008, 14:31:53 »

Quem sabe sabe.
Obrigado a todos por este tópico.
Cumprimentos.
Registado
Páginas: [1] 2 3  Todas   Ir para o topo